PPGEM PROMOVE I PESQUISACOM PARA DEBATER PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA

A primeira edição do PESQUISACOM – Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste tem como objetivo desenvolver o debate sobre pós-graduação, ensino e democracia. É uma importante iniciativa para fomentar pesquisa, ensino e extensão nas duas regiões durante a pandemia do coronavírus. Esse evento vai acontecer virtualmente nos dias 18 e 19 de junho, reunindo professores, alunos, pesquisadores e profissionais para discutir a pesquisa na área da Comunicação, assim como o “novo normal” no ensino acadêmico.

A programação do I PesquisaCom vai contar com nomes importantes da comunicação nacional. No dia 18 de junho, às 9h, Edson Dalmonte, representante da área da Capes, palestra sobre ensino e pesquisa na Pós-Graduação em Comunicação para as regiões Norte e Nordeste. Já no dia 19, às 9h, Maurício Ribeiro, Presidente da Compós, traz para o debate a importância da Pós-graduação em Comunicação para o ensino e a democracia.

Nessa primeira edição o evento conta com 55 docentes inscritos, representando 11 instituições federais e a expectativa é ter cerca de 500 participantes que vão acompanhar as discussões nos dois dias consecutivos. Inicialmente serão apresentadas as pesquisas apenas de docentes, mas a intenção é que já na próxima edição grupos de pesquisa e pesquisas de discentes, tanto de Universidades estaduais, como privadas, também possam apresentar suas produções, além de outras propostas de conteúdo.

“A ideia é que cada professor apresente sucintamente para professores e alunos dos programas participantes, além da sociedade em geral, suas principais pesquisas e resultados, seu grupo de pesquisa, linhas de investigação e referenciais teóricos/ metodológicos com os quais vem trabalhando”, ressalta a professora Drª Luciana Miranda, coordenadora geral do evento.

Conforme Luciana, apesar desse período de instabilidade social com a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento social, também existe um forte desejo coletivo de aproximação e diálogo. “Por isso, nos propomos intensificar atividades que contribuam para socialização, intercâmbio de ideias e de conhecimentos entre os programas de Pós-graduação em Comunicação das regiões Norte e Nordeste, envolvendo professores e alunos”, explica.

As inscrições para os docentes que irão apresentar suas pesquisas estão encerradas, mas os ouvintes podem se inscrever até sexta-feira (19) através do site https://www.even3.com.br/pesquisacom/. Tanto expositores, como participantes ouvintes receberão certificados.

PROGRAMAÇÃO: Além das palestras de abertura, acontecerão sessões de apresentação das pesquisas nos dois dias do evento, no qual cada expositor terá até 20 minutos para falar sobre seu trabalho. Os horários das apresentações serão pela manhã de 9h às 12h e à tarde das 14h às 18h. Os links para as apresentações ainda serão disponibilizados por e-mail aos ouvintes, após a confirmação da inscrição. No total são 6 grupos de trabalho:

1) Convergência, transmidiação e jornalismo multiplataforma (18/06 – manhã);

2) Narrativas midiáticas e mídia audiovisual (18/06 – tarde);

3) Jornalismo, tecnologia e história da mídia (18/06 – tarde);

4) Ciência, movimentos sociais e meio ambiente (19/06 – manhã);

5) Publicidade, gênero e cultura (19/06 – tarde);

6) Comunicação, política e mídia comunitária (19/06 – tarde).

Para mais informações enviar e-mail: pesquisacomppgem@gmail.com ou acesse o Instagram @ppgem-ufrn.