PPGEM E DECOM PROMOVEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E DEMOCRACIA

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem, a partir desta quinta-feira (25), o I COMUNIC-AÇÃO: ensino, pesquisa e democracia. O evento, que conta com atividades propostas por discentes, docentes e técnicos, apresenta palestras, oficinas, mesas e minicursos até o dia 31 de julho e com inscrições abertas para toda a comunidade interessada. “A ideia do Comunic-Ação surgiu da necessidade de promover atividades complementares para os alunos e socializar uma série de pesquisas, atividades que estão sendo desenvolvidas por discentes, docentes, servidores do PPgEM e Decom”, afirma a professora Prof.ª Dra. Luciana Miranda Costa, coordenadora do PPgEM.

As atividades começam nesta quinta-feira, às 14h, com a palestra “Pesquisa Social com jovens: a importância de fugir dos rigores acadêmicos e rejuvenescer os métodos”, ministrada pelo mestrando Gunter Guedes. Logo, às 15h, se inicia a mesa redonda “Ciência e Comunicação: divulgação científica, jornalismo e a pandemia do coronavírus” com mediação da doutoranda Emily Gonzaga e participação das professoras doutoras Luciane Agnez (IESB/DF), Isaltina Gomes (PPgCOM/UFPE) e Kênia Maia (PPgEM/UFRN). A programação da semana se encerra na sexta-feira (26) com a palestra do mestre em Estudos da Mídia, Francisco Júnior, “Os Caminhos da reportagem na TV”. As atividades seguem na semana que vem com mesas e cursos sobre publicidade, representação dos corpos e midiatização.

De acordo com a professora Luciana, a iniciativa surge a partir do momento de instabilidade que o mundo está vivendo na saúde pública, com a pandemia do coronavírus. “É um momento que realmente tumultua nossas rotinas, projetos, nosso dia a dia e causa instabilidade emocional, como também problemas financeiros para muitas famílias. Enfim, atinge a todos de uma forma negativa”, aponta. Mas ressalta que apesar da situação caótica que a sociedade se encontra, se faz necessário desenvolver resiliência para enfrentar essa nova realidade, se adaptar às novas mudanças e continuar lutando pelo ensino, pesquisa e democracia, com otimismo, coragem e esperança.

Além disso, a programação se apresenta como uma forma de adaptação. “Participar das atividades do evento é importante para os alunos e as alunas irem se readaptando ao cenário do ensino remoto e, principalmente, se envolverem com discussões oportunas que ampliam o que vinha sendo desenvolvido em sala, presencialmente. Manter-se em atividade, em contato com esses debates, vale para manter foco e rotina de estudo, ainda que o momento atual seja difícil”, destaca a professora Dra. Lívia Cirne, chefe do Departamento de Comunicação (Decom). Ela diz que eventos dessa natureza, sem que haja uma pressão de avaliação ou trabalhos acadêmicos, por exemplo, são muito bem-vindos no atual contexto.

“Nesse momento, damos provas de que continuamos ativos, movimentando o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa é a nossa tríade e estamos mantendo-a com responsabilidade, com resistência, dentro das possibilidades que conseguimos ter acesso e na esperança de sermos mais inclusivos. Até porque, nunca a Comunicação foi tão elementar como agora”, avalia Lívia Cirne. A programação completa e links para inscrições podem ser encontradas no instagram @ppgem_ufrn.

Para mais informações é só acessar a página do evento: https://www.even3.com.br/comunic_acao/