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Apresentação

O Programa de Pós-graduação em Estudo da Mídia formaliza sua intenção em desenvolver atividades acadêmicas de estudos e pesquisas por meio do que propõe a sua área de concentração, a comunicação midiática abordada no contexto de suas práticas sociais e na esfera da sua produção de sentido. A comunicação midiática é, assim, tomada como objeto de estudo segundo duas perspectivas: uma delas enfoca a mídia como dispositivo de organização e articulação de práticas dos campos sociais; a outra considera a comunicação midiática como instância de produção de sentido a partir de manifestações de natureza técnico-discursiva. Os fundamentos teóricos e metodológicos sobre os quais se apóia a proposta vinculam-se a referências das ciências sociais e dos estudos da linguagem naquilo que essas ciências respondem a tensionamentos produzidos por fenômenos midiáticos.

Do ponto de vista da iimplementação dessa área de concentração, parte-se da premissa de que o objeto comunicação midiática se especifica em dois aspectos de trabalho articulados em suas singularidades. No primeiro, o objeto da investigação é a relação da mídia com práticas de outros campos sociais; no segundo, o objeto da investigação é a própria atividade de produção discursiva da mídia. A área de concentração desta proposta contempla, portanto, nas linhas de pesquisa abaixo descitas, duas das dimensões que constituem a vida social: a interação e a linguagem.


Linhas de pesquisa

Estudos da Mídia e Práticas Sociais

Pesquisa a mídia como estrutura de poder, instituinte e organizadora de processos societários nos contextos sócio-culturais do seu âmbito de repercussão. Nessa perspectiva, a mídia funciona como instância articuladora e estruturante de práticas sociais que se dão pela mediação de dispositivos sócio-técnicos. Estudam-se modalidades específicas por meio das quais a mídia condiciona e é condicionada pelos modos de relação que constituem a vida e a organização social. Examina-se o papel central da comunicação midiática -seus atores, processos, produtos e suas estratégias de interação -na construção das práticas de outros campos sociais. Esta linha estabelece diálogo com marcos analíticos oriundos de outras disciplinas que destacam a organização e o funcionamento dos processos interacionais a partir da incidência da comunicação midiática.

bt-boneco Professores vinculados:
Daniel Rodrigo Meirinho de Souza

Itamar de Morais Nobre

Juciano de Sousa Lacerda

Marcelo Bolshaw Gomes

Maria das Graças Pinto Coelho

Maria do Socorro Furtado Veloso

Sebastião Guilherme Albano da Costa

Valquíria Aparecida Passos Kneipp


Estudos de Mídia e Produção de Sentido

Estuda os processos de produção de sentido como decorrência do trabalho discursivo da mídia, o qual se realiza na imbricação dos discursos com suportes técnico-midiáticos. Enfatiza-se a singularidade dos dispositivos de produção e interpretação, que permitem delinear esquemas cognitivos e de inteligibilidade vinculados aos discursos e formas midiáticas. Apóia-se em marcos analíticos que examinam modalidades de trabalho semântico e semiótico, abrangendo diferentes gêneros do discurso em suas manifestações de linguagem. Pesquisam-se, também, as especificidades do funcionamento da mídia para a produção de sentido inclusive em outros campos sociais. Esta linha mantém a interface teórico-epistemológica com as ciências interpretativas no que concerne à investigação das especificidades dos processos simbólicos da comunicação midiática.

bt-boneco Professores vinculados:
Daniel Dantas LemosColaborador

Fernanda Ariane Silva Carrera

Josenildo Soares Bezerra

Josimey Costa da Silva

Luciana Miranda Costa

Kênia Beatriz Ferreira MaiaColaboradora

Maria Ângela Pavan

Maria Helena Braga e Vaz da Costa

Michael Manfred Hanke