Última semana do I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia

julho 27th, 2020

Realizado desde o dia 22 de junho, o I Comunic-Ação está na sua semana de encerramento. Entre os dias 27 a 31 de julho acontecerá a finalização das atividades complementares virtuais, desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e pelo Departamento de Comunicação Social (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Essa iniciativa surgiu como uma alternativa de continuar promovendo o desenvolvimento da pesquisa e ensino, mesmo com as limitações impostas pela pandemia do COVID-19. As inscrições são gratuitas e continuam abertas no site www.even3.com.br/comunic_acao

De acordo com Odlinari Ramon Nascimento da Silva, doutorando do PPgEM/UFRN e membro da Comissão Organizadora do I Comunic-Ação, o evento está sendo uma importante oportunidade de conhecimento e aprendizagem. Também sendo um momento de interação com pesquisadores da comunicação, professores e alunos, não só do Rio Grande do Norte, como de várias universidades do país. “Diante das impossibilidades que a pandemia nos proporcionou, colaborar com o Comunic-Ação resultou em um enorme aprendizado. Foram dias de diálogos acadêmicos, aproximações com outros professores e colegas que, no contexto presencial, seria impossível acontecer. O I Comunic-Ação já ficou registrado na minha trajetória acadêmica”, ressalta Odlinari Ramon, que inclusive participou ativamente de algumas apresentações das atividades ofertadas.

“Agradeço a coordenação do PPgEM, o qual nos possibilitou colaborar na organização do evento, desde a sua etapa de pré-produção. Aproveito também para agradecer aos meus colegas, pois não existe trabalho completo sem equipe”, enfatiza Ramon. Discentes tanto do doutorado, como mestrado, além de contribuir na organização, apresentaram suas pesquisas, metodologias, referenciais teóricos e resultados. Todos os participantes das atividades estão recebendo certificados emitidos pelo PPgEM e Decom.

As apresentações dos trabalhos de pesquisa, palestras, oficinas, mesas-redondas, minicursos e workshops continuam em plena atividade durante esta semana. “O I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia abriu um leque de oportunidades aplicadas ao novo cotidiano que estamos enfrentando, proporcionando democraticamente uma comunicação integrada no compartilhamento de conhecimentos teóricos e experiências profissionais práticas”, destaca Daiana Brandão, mestranda do PPgEM/UFRN.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO I COMUNIC-AÇÃO

  • 27/07 (14h às 15h30min) – Mesa redonda: Participação política e ativismos nas redes sociais online no contexto da midiatização com Raul Ramalho (doutor em Estudos da Mídia – PPgEM/UFRN), Cândida Maria Nobre (doutoranda – PPgEM/UFRN), Jô Fagner (doutorando – PPgEM/UFRN) e John Willian Lopes (doutorando – PPgEM/UFRN).
  • 27, 28, 29 e 30 (17h às 18h) – Oficina: Introdução à produção audiovisual independente para mulheres trans, cis e não binaries com Renata Pyrrho Nascimento (Mestranda do PPgEM/UFRN).
  • 27/07 (18h às 19h30min) – Mesa redonda: Algoritmos, monopólios e direito à comunicação: desinformação através das plataformas com Lizete Nóbrega (mestranda do PPgEM/UFRN), Antonino Condorelli (Prof. Dr. do Decom/UFRN) e Leila Salim Leal (doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ).
  • 28/07 (15h às 17h30min) – Mesa redonda: A saúde na comunicação: perspectivas e tensionamentos com a Profª. Dra. Luciana Miranda Costa (coordenadora do PPgEM/UFRN), Inesita Soares De Araújo (doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ), Katia Lerner (doutora em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e doutora em Sociologia pela Universidade da Califórnia – EUA), Arquimedes Pessoni (doutor em Comunicação Social pela UMSP) e com o Prof. Dr. Juciano Lacerda (vice-coordenador do PPgEM).
  • 28 e 29/07 (19h às 21h) – Minicurso: Questões de método em estudos de comunicação: contribuições socioantropológicas e digitais com Breno Carvalho (doutor em Antropologia pela UFBA).
  • 29/07 (9h às 12h) – Mesa redonda: Análise de Discurso: trajetórias metodológicas com a Profª. Dra. Luciana Miranda Costa (coordenadora do PPgEM/UFRN), Janaina Dias Barcelos (doutora em Estudos Linguísticos – Análise do Discurso pela FALE/UFMG) e Cellina Muniz (doutora em Educação pela UFC).
  • 29/07 (15h às 16h30) – Minicurso: Corpo feminino, publicidade e construção de estereótipos com Laís Sousa Di Lauro e Marília Diógenes (mestrandas do PPgEM/UFRN).
  • 30/07 (10h às 12h) – Palestra: Fotografia pandêmica: processos criativos no isolamento social com Elisa Elsie (mestranda do PPgEM/UFRN).
  • 30/07 (14h às 15h30min) – Palestra: Humor, comicidade e memes na cultura digital com Arthur de Oliveira Rocha (doutorando do PPgEM/UFRN).
  • 30/07 (19h às 21h) – Mesa redonda: “Vou lhe usar”: Voltamos a apresentar um debate sobre representatividade na telenovela com Prof.ª Dra. Livia Cirne (chefe do Decom/UFRN), Marcela Costa (doutora em Comunicação pela UFRN) e Cecília Almeida (doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE).
  • 31/07 (16h às 18h) – Mesa redonda: Comunicação e pandemia na América Latina: Brasil, Argentina e Uruguai com Fernando Torres Andacht (doutor em Comunicação pela UFRS), Letícia Beatriz Gambetta Abella (doutora em Estudos da Linguagem pela UFRN), Antonino Condorelli (doutor em Ciências Sociais pela UFRN), María Gabriela Balls Herrera (Estudios de Doctorado en Comunicación y Humanidades en Universidad Ramón LLull Barcelona) e Adriano Costa (doutor em Educação pela UFRN).
  • 31/07 (20h às 21h) – Apresentação do artigo: Interface da Comunicação com as Ciências Sociais: um estudo dos processos da política de comunicação governamental com Daiana de Medeiros Brandão (Mestranda do PPgEM/UFRN).

Por Daiana Brandão

PPgEM promove nesta sexta uma mesa redonda sobre as linhas de pesquisa “Práticas Sociais e Produção de Sentido”

julho 24th, 2020

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da UFRN tem o objetivo de desenvolver atividades acadêmicas de estudos e pesquisas por meio do que propõe a sua área de concentração, a comunicação midiática abordada no contexto de suas práticas sociais e na esfera da sua produção de sentido. A comunicação midiática é, assim, tomada como objeto de estudo segundo duas perspectivas: uma delas enfoca a mídia como dispositivo de organização e articulação de práticas dos campos sociais; a outra considera a comunicação midiática como instância de produção de sentido a partir de manifestações de natureza técnico-discursiva. Os fundamentos teóricos e metodológicos sobre os quais se apoia a proposta vinculam-se a referências das Ciências Sociais e dos estudos da linguagem naquilo que essas ciências respondem a tensionamentos produzidos por fenômenos midiáticos.

Para mais conhecimento das linhas de pesquisa, o PPgEM está promovendo nesta sexta-feira, dia 24 de julho, das 16h às 18h30min, uma mesa redonda sobre “Estudos da Mídia na contemporaneidade: as contribuições das linhas de pesquisa do PPgEM/UFRN”. A atividade terá a participação da Prof.ª Dra. Lívia Cirne, do Prof. Dr. Josenildo Soares Bezerra, do Prof. Dr. Marcelo Bolshaw Gomes e do Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda. A mediação será da Prof.ª Dra. Luciana Miranda Costa, coordenadora do PPgEM.

Tal iniciativa faz parte da programação do I Comunic-Ação: pesquisa, ensino e democracia, que está acontecendo remotamente desde o dia 22 de junho. Lembramos que sua inscrição no I Comunic-Ação, através do link https://www.even3.com.br/comunic_acao/ e a participação em cada atividade lhe garante certificação. Já a mesa redonda desta sexta-feira será transmitida via YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=UJVOUwDYKbc. Contamos com sua participação!

junho 25th, 2020

PPGEM E DECOM PROMOVEM ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E DEMOCRACIA

O Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) e o Departamento de Comunicação (Decom) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promovem, a partir desta quinta-feira (25), o I COMUNIC-AÇÃO: ensino, pesquisa e democracia. O evento, que conta com atividades propostas por discentes, docentes e técnicos, apresenta palestras, oficinas, mesas e minicursos até o dia 31 de julho e com inscrições abertas para toda a comunidade interessada. “A ideia do Comunic-Ação surgiu da necessidade de promover atividades complementares para os alunos e socializar uma série de pesquisas, atividades que estão sendo desenvolvidas por discentes, docentes, servidores do PPgEM e Decom”, afirma a professora Prof.ª Dra. Luciana Miranda Costa, coordenadora do PPgEM.

As atividades começam nesta quinta-feira, às 14h, com a palestra “Pesquisa Social com jovens: a importância de fugir dos rigores acadêmicos e rejuvenescer os métodos”, ministrada pelo mestrando Gunter Guedes. Logo, às 15h, se inicia a mesa redonda “Ciência e Comunicação: divulgação científica, jornalismo e a pandemia do coronavírus” com mediação da doutoranda Emily Gonzaga e participação das professoras doutoras Luciane Agnez (IESB/DF), Isaltina Gomes (PPgCOM/UFPE) e Kênia Maia (PPgEM/UFRN). A programação da semana se encerra na sexta-feira (26) com a palestra do mestre em Estudos da Mídia, Francisco Júnior, “Os Caminhos da reportagem na TV”. As atividades seguem na semana que vem com mesas e cursos sobre publicidade, representação dos corpos e midiatização.

De acordo com a professora Luciana, a iniciativa surge a partir do momento de instabilidade que o mundo está vivendo na saúde pública, com a pandemia do coronavírus. “É um momento que realmente tumultua nossas rotinas, projetos, nosso dia a dia e causa instabilidade emocional, como também problemas financeiros para muitas famílias. Enfim, atinge a todos de uma forma negativa”, aponta. Mas ressalta que apesar da situação caótica que a sociedade se encontra, se faz necessário desenvolver resiliência para enfrentar essa nova realidade, se adaptar às novas mudanças e continuar lutando pelo ensino, pesquisa e democracia, com otimismo, coragem e esperança.

Além disso, a programação se apresenta como uma forma de adaptação. “Participar das atividades do evento é importante para os alunos e as alunas irem se readaptando ao cenário do ensino remoto e, principalmente, se envolverem com discussões oportunas que ampliam o que vinha sendo desenvolvido em sala, presencialmente. Manter-se em atividade, em contato com esses debates, vale para manter foco e rotina de estudo, ainda que o momento atual seja difícil”, destaca a professora Dra. Lívia Cirne, chefe do Departamento de Comunicação (Decom). Ela diz que eventos dessa natureza, sem que haja uma pressão de avaliação ou trabalhos acadêmicos, por exemplo, são muito bem-vindos no atual contexto.

“Nesse momento, damos provas de que continuamos ativos, movimentando o ensino, a pesquisa e a extensão. Essa é a nossa tríade e estamos mantendo-a com responsabilidade, com resistência, dentro das possibilidades que conseguimos ter acesso e na esperança de sermos mais inclusivos. Até porque, nunca a Comunicação foi tão elementar como agora”, avalia Lívia Cirne. A programação completa e links para inscrições podem ser encontradas no instagram @ppgem_ufrn.

Para mais informações é só acessar a página do evento: https://www.even3.com.br/comunic_acao/


PPGEM PROMOVE I PESQUISACOM PARA DEBATER PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA

junho 16th, 2020

A primeira edição do PESQUISACOM – Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte e Nordeste tem como objetivo desenvolver o debate sobre pós-graduação, ensino e democracia. É uma importante iniciativa para fomentar pesquisa, ensino e extensão nas duas regiões durante a pandemia do coronavírus. Esse evento vai acontecer virtualmente nos dias 18 e 19 de junho, reunindo professores, alunos, pesquisadores e profissionais para discutir a pesquisa na área da Comunicação, assim como o “novo normal” no ensino acadêmico.

A programação do I PesquisaCom vai contar com nomes importantes da comunicação nacional. No dia 18 de junho, às 9h, Edson Dalmonte, representante da área da Capes, palestra sobre ensino e pesquisa na Pós-Graduação em Comunicação para as regiões Norte e Nordeste. Já no dia 19, às 9h, Maurício Ribeiro, Presidente da Compós, traz para o debate a importância da Pós-graduação em Comunicação para o ensino e a democracia.

Nessa primeira edição o evento conta com 55 docentes inscritos, representando 11 instituições federais e a expectativa é ter cerca de 500 participantes que vão acompanhar as discussões nos dois dias consecutivos. Inicialmente serão apresentadas as pesquisas apenas de docentes, mas a intenção é que já na próxima edição grupos de pesquisa e pesquisas de discentes, tanto de Universidades estaduais, como privadas, também possam apresentar suas produções, além de outras propostas de conteúdo.

“A ideia é que cada professor apresente sucintamente para professores e alunos dos programas participantes, além da sociedade em geral, suas principais pesquisas e resultados, seu grupo de pesquisa, linhas de investigação e referenciais teóricos/ metodológicos com os quais vem trabalhando”, ressalta a professora Drª Luciana Miranda, coordenadora geral do evento.

Conforme Luciana, apesar desse período de instabilidade social com a pandemia e a necessidade de mantermos o distanciamento social, também existe um forte desejo coletivo de aproximação e diálogo. “Por isso, nos propomos intensificar atividades que contribuam para socialização, intercâmbio de ideias e de conhecimentos entre os programas de Pós-graduação em Comunicação das regiões Norte e Nordeste, envolvendo professores e alunos”, explica.

As inscrições para os docentes que irão apresentar suas pesquisas estão encerradas, mas os ouvintes podem se inscrever até sexta-feira (19) através do site https://www.even3.com.br/pesquisacom/. Tanto expositores, como participantes ouvintes receberão certificados.

PROGRAMAÇÃO: Além das palestras de abertura, acontecerão sessões de apresentação das pesquisas nos dois dias do evento, no qual cada expositor terá até 20 minutos para falar sobre seu trabalho. Os horários das apresentações serão pela manhã de 9h às 12h e à tarde das 14h às 18h. Os links para as apresentações ainda serão disponibilizados por e-mail aos ouvintes, após a confirmação da inscrição. No total são 6 grupos de trabalho:

1) Convergência, transmidiação e jornalismo multiplataforma (18/06 – manhã);

2) Narrativas midiáticas e mídia audiovisual (18/06 – tarde);

3) Jornalismo, tecnologia e história da mídia (18/06 – tarde);

4) Ciência, movimentos sociais e meio ambiente (19/06 – manhã);

5) Publicidade, gênero e cultura (19/06 – tarde);

6) Comunicação, política e mídia comunitária (19/06 – tarde).

Para mais informações enviar e-mail: pesquisacomppgem@gmail.com ou acesse o Instagram @ppgem-ufrn.

PPgEM seleciona tese e dissertação para o Prêmio Compós 2020

abril 6th, 2020

A Comissão de Indicação da Melhor Dissertação/Tese 2019, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia – PPgEM, designada pela Portaria n°49/2020 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, composta pela Prof.ª Dr.ª Lívia Cirne de Azevedo Pereira (Presidenta), pelo Prof. Dr. Josenildo Soares Bezerra e pela Prof.ª Dr.ª Kênia Beatriz Ferreira Maia selecionou os dois trabalhos (Mestrado/Doutorado) para participar do Prêmio de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2020, da COMPÓS.

Dentre o conjunto da produção de teses e dissertações defendidas em 2019, os trabalhos selecionados para representar o PPgEM foram:

Categoria Melhor Tese: THAYS HELENA SILVA TEIXEIRA, cujo título é “METODOLOGIA DA RESISTÊNCIA: Perspectivas para uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa”.

Categoria Melhor Dissertação: DIANA XAVIER COELHO, cujo título é “CARTOGRAFIA DO AUDIOVISUAL NO RIO GRANDE DO NORTE: EXPERIÊNCIAS EMERGENTES NA PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE OBRAS AUDIOVISUAIS INDEPENDENTES(2010–2018)”.


PPGEM PROMOVE AULA INAUGURAL DO SEMESTRE 2020.1

março 11th, 2020

A Coordenação do PPgEM convida a todos para a Aula Inaugural do PPgEM 2020.1, que ocorrerá no dia 12/03/2020 (quinta-feira), às 19h, no Auditório 01 do Labcom.

A aula será ministrada pelo professor Fred Tavares (UFRJ) e o tema será Publicidade, Sustentabilidade e Subjetividade: reflexões a partir do olhar da noopolítica do consumo.

AULA INAUGURAL 2020.1 - PPGEM

RESULTADO – CADASTRO DE RESERVA PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO E DOUTORADO 2020 – DEMANDA SOCIAL/CAPES

março 10th, 2020

Em cumprimento ao Edital nº 001/2020, segue o resultado da formação do cadastro de reserva para concessão de bolsas de mestrado e doutorado 2020 – Demanda Social/CAPES:

ATA DA REUNIÃO – COMISSÃO DE FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA BOLSAS 2020

No caso de disponibilização de bolsas para os alunos classificados, a Secretaria do PPgEM entrará em contato por e-mail, respeitando a ordem de classificação, e solicitará, em data a ser definida, a entrega da documentação, conforme itens 4 e 5 do Edital.

RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL MESTRADO E DOUTORADO/PPGEM 2020.1

março 9th, 2020

Segue abaixo a lista com os nomes dos candidatos selecionados para Aluno Especial PPgEM em 2020.1

resultado aluno especial 2020.1

Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o número de matrícula e deverão se matricular nas disciplinas pleiteadas, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA (www.sigaa.ufrn.br), nos dias 10 a 13/03/2020.