Edital nº 003-2017-PPgEM – Edital de Retificação (Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do PPGEM)

26 de maio de 2017

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia – PPgEM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no uso de suas atribuições regulamentares e tendo em vista decisão da Comissão de Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do PPgEM – 2017, designada por meio da Portaria nº 006/2017, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, de 24/01/2017, torna público o presente Edital, RETIFICANDO o “Edital nº 002/2017 – Credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, para o quadriênio 2017-2020”

EDITAL Nº 003-2017-PPgEM – EDITAL DE RETIFICACAO

EDITAL Nº 002.2017– CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO DO PPGEM(RETIFICADO)

Seminário Avançado “A Cooperação Acadêmica em Ciências da Comunicação”

24 de maio de 2017

Já estão abertas as inscrições gratuitas para o Seminário Avançado “A Cooperação Acadêmica em Ciências da Comunicação”.

O evento será realizado nos dias 1 a 2 de junho de 2017, das 9 às 17 horas, no Auditório Freitas Nobre do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP.

O Seminário contará com a presença de importantes nomes da Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que apresentarão pesquisas recentes relacionadas ao campo da comunicação.

Os pesquisadores convidados são: Maria Immacotata Vassalo de Lopes, Roseli Figaro, Eneus Trindade Barreto Filho, Maria Cristina Palma Mungioli e Luciano Victor Barros Maluly (USP); Márcia Gomes Marques, Daniela Cristiane Ota, Mário Luiz Fernandes, Marcos Paulo da Silva e Greicy Mara França (UFMS); Juciano de Sousa Lacerda, Kênia Beatriz Ferreira Maia, Taciana de Lima Burgos e Maria Ângela Pavan (UFRN).

Segue abaixo endereço do site para realizar inscrição no evento:

http://www.usp.br/cje/exibir. php?id=1582

PRORROGADO PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VI COLÓQUIO SEMIÓTICA DAS MÍDIAS PENTÁLOGO VIII

17 de maio de 2017

Foi prorrogado o prazo de submissão de resumos para o VI Colóquio Semiótica das Mídias, atividade do Pentálogo VIII – “A Circulação Discursiva e Transformações da Sociedade” –, a ser realizado entre 25 e 29 de setembro, em Japaratinga, Alagoas, nas instalações do Hotel Albacora. O Colóquio será realizado no dia 27 de setembro (quarta-feira).

Calendário com as datas atualizadas:

Submissão de Resumos para VI CSM

18/06

Divulgação dos Trabalhos Selecionados para o VI CSM

02/07

Pagamento da Inscrição (Pentálogo/Colóquio)

18/08

Seguem algumas informações sobre o evento, bem como instruções para envio de propostas e pagamento de inscrições:

O evento visa a proporcionar o relato de trabalhos que contenham resultados de pesquisas, finalizadas ou em andamento, afins ao tema do Pentálogo VIII (você poderá conferir o tema do Pentálogo VIII em http://www.ciseco.org.br/ index.php/2017-04-07-01-17-59/ proposta-tematica), bem como outras reflexões que envolvam questões e ângulos de estudos do âmbito da semiótica e da comunicação. Podem participar professores e/ou pesquisadores profissionais, especialistas, estudantes de graduação e pós-graduação.

O Colóquio será realizado em dois turnos (nas dependências da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva e da Escola Estadual Dom Eliseo, que ficam próximas ao Hotel Albacora), através da atividade de grupos de discussão a serem organizados de acordo com as temáticas dos trabalhos inscritos.

Instruções para submissão de resumos:

O resumo deverá contemplar: objetivos e articulações explícitas com o tema do Pentálogo VIII, ou com ângulos afins à semiótica da comunicação midiática.

O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, sendo precedido de título, nome do autor e da instituição e sucedido de 3 a 5 palavras-chave.

Cada trabalho poderá ser assinado por até 3 autores.

Cada autor poderá enviar até 2 trabalhos.

O template para o resumo pode ser acessado na página do CISECO http://www.ciseco.org.br/ index.php/2017-04-07-01-17-59/ coloquio-vi .

Os resumos deverão ser enviados para o e-mail pentalogo8@gmail.com até o dia 18 DE JUNHO.

O CISECO divulgará a relação dos textos selecionados até o dia 02 DE JULHO em seu site (www.ciseco.org.br).

As informações referentes ao envio do texto final serão divulgadas em breve.

3) A programação do V Colóquio Semiótica das Mídias será divulgada tão logo esteja consolidada a listagem dos trabalhos aprovados;

4) Uma das exigências para participação no V Colóquio Semiótica das Mídias é que os autores que tiverem seus trabalhos selecionados deverão participar normalmente das atividades do Pentálogo VIII, conforme programação que em breve poderá ser consultada no site do CISECO;

5) Além do certificado para os apresentadores de trabalhos do Colóquio, o CISECO emitirá outro certificado relativo à participação no Pentálogo VIII. Para tanto, será necessário ter pelo menos 75% de frequência nas conferências do referido evento.

6) Encargos de inscrição, hospedagem e passagens deverão ser assumidos pelos próprios participantes;

7) ATENÇÃO: Para seu conforto, pedimos que aguarde novas informações para efetivar compra de passagens e reservas em hotéis/pousadas.

8) INSCRIÇÕES: Em função da programação estabelecida, com a oferta de dois eventos e a respectiva expedição de dois certificados de participação, foram fixados os valores abaixo e procedimentos de inscrição:

· Professor, Profissional e Pesquisador: R$ 330,00

· Alunos de Graduação e Pós-Graduação – R$ 180,00

O pagamento da inscrição deverá ser feito até o dia 18 de agosto através de depósito/transferência bancária em


BANCO DO BRASIL

Agência: Maragogi – Nº 4021-5

Conta Corrente: 11.532-0

Mediante transferência ou depósito identificado, registrando-se o nome e o CPF (ou CNPJ) do depositante.


ATENÇÃO:


No caso de solicitação de CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO no ato do depósito, deve ser informado CPF ou CNPJ do depositante.

Para pagamentos através de transferência bancária via internet: opção “depósito identificado entre contas”. Link separado na aba de transferências.

EDITAL Nº 002/2017-PPGEM – CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA, PARA O QUADRIÊNIO 2017-2020

12 de maio de 2017

Estão abertas as  inscrições para credenciamento e recredenciamento de docentes do PPgEM.

As inscrições para credenciamento de novos professores serão realizadas via SIGAA no seguinte endereço eletrônico: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf

Para recredenciamento, os candidatos deverão enviar à Coordenação do programa, solicitação de recredenciamento, através do seguinte endereço eletrônico: ppgem_ufrn@yahoo.com.br

EDITAL Nº 002.2017-PPGEM – CREDENCIAMENTO, RECREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO DE DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA, PARA O QUADRIÊNIO 2017-2020.

Livro sobre jornalistas escritores do RN será lançado em Natal

12 de maio de 2017

Será lançado nesta sexta-feira (12), às 19h, no Auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN), o e-book “Jornalistas escritores do RN: entrevistas”. Organizado pela professora Socorro Veloso, do curso de Jornalismo da UFRN, e pelo estudante John Willian Lopes, do mestrado em Estudos da Mídia, o livro é editado pelo Selo Máquina da Editora Tribo.

O e-book resultado do esforço conjunto de um grupo de 44 estudantes do curso de Jornalismo da UFRN, que produziram o material ao longo do segundo semestre de 2016, durante a então disciplina de Estilos Jornalísticos. Eles ouviram homens e mulheres que têm em comum a formação em jornalismo, a experiência profissional e o irresistível pendor para a palavra escrita incapaz de se conformar ao espaço-tempo das notícias.

O e-book reúne conversas com profissionais da imprensa potiguares, ou radicados no estado, que também habitam o universo literário. Essas conversas giraram em torno de diferentes assuntos, incluindo o amor aos livros, a opção pelo jornalismo como profissão e a tarefa do escritor.

Os entrevistados foram Emanoel Barreto, Glácia Marillac, Rafael Duarte, Luan Xavier, Themis Lima, Antonino Condorelli, Adriano Gomes, Flávio Rezende, Paulo Nascimento e Rafael Barbosa, Adriano Cruz e Josimey Costa, além de Gustavo Sobral, que também assina o posfácio do e-book.

A turma trabalhou na produção das pautas, na realização, redação, edição e revisão das 12 entrevistas. Nas tarefas de escrita e edição, na checagem de dados, na revisão dos textos, em todas as etapas, os estudantes se empenharam em oferecer o melhor resultado possível de seus esforços.

O lançamento está na programação da I Semana do Curso de Jornalismo da UFRN, que ocorre de 08 a 12 de maio. O e-book pode ser baixado gratuitamente, através do endereço <https://goo.gl/Po17ZQ>.

O que: Lançamento do e-book “Jornalistas escritores do RN: entrevistas”.

Quando: 12 de maio (sexta-feira), às 19h.

Onde: Auditório do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Decom/UFRN).

Telefones: 84 99697-1237 e 99697-2269 | Email: semanadejornalismoufrn@gmail.com

Abaixo a capa do e-book.

3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

2 de maio de 2017
O 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde convida os jornalistas da capital do Rio Grande do Norte, para um momento de formação, aprendizado, troca de experiências e saberes. Trata-se da Mesa-redonda “A saúde e o SUS na mídia: sentidos, interesses e desafios” que acontecerá, gratuitamente, na quinta-feira, dia 4 de maio, de 10h45 às 12h30, no Auditório Redinha do Centro de Convenções de Natal.
A atividade está inserida na programação científica no Congresso e é o único momento que aceitará participação livre de comunicadores da capital potiguar.
A Mesa contará com a participação do professor Juciano de Sousa Lacerda (UFRN), Rogério Lannes (do editor-chefe da Revista Radis/Fiocruz);
Daniel Brunet (jornalista de O Globo); e da pesquisadora Inesita Soares de Araújo (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Como o SUS é retratado pela imprensa no Brasil? Como é feita a cobertura do sistema pelos grandes veículos de circulação no país? Como SUS e mídia se relacionam? Quais os desafios destes setores? Estas são apenas algumas das provocações que nortearão o debate, com a presença de grandes nomes da imprensa nacional e da pesquisa em Comunicação e Saúde.
Pretende-se reunir profissionais da imprensa e da saúde, além da academia e estudantes, para discutir de que forma a Saúde é retratada pela mídia, e como estes setores podem contribuir, de forma conjunta, para a garantia de políticas públicas que beneficiem a população brasileira, sob duas questões centrais: “Como a imprensa cobre o SUS?” e “Os desafios da mídia na cobertura do SUS”.
Dessa forma, o objetivo dessa atividade será discutir a análise feita pelos profissionais da imprensa e acadêmicos da comunicação fazem sobre a compreensão da natureza do conhecimento científico e do conceito de verdade na ciência, como divulgados na imprensa.
TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
Conheça os debatedores:
Rogério Lannes
Costima dizer que “O jornalismo praticado pela revista Radis não é imparcial: está do lado da saúde da população, da Reforma Sanitária, dos direitos sociais, do cumprimento da Constituição – e até de tudo que foi podado na Constituinte mas reflete os interesses das causas populares. Trazer o direito à saúde para a realidade significa menos lidar com conceitos acadêmicos e mais com dar voz às pessoas reais”. Rogério é Editor-chefe e coordenador do Programa Radis, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Inesita Soares de Araújo
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict) e atua especialmente na área de Comunicação e Políticas Públicas. É docente permanente e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) – que ajudou a criar e coordenou até 2012.
Daniel Brunet
Jornalista do jornal O Globo, aborda assuntos sobre os sistemas público e privado de saúde. Pós-­graduado em Análise de Políticas Públicas, pelo Instituto de Economia da UFRJ, Daniel Brunet foi finalista do Prêmio Embratel com a série “Crise na saúde”, que revelou que 8,6 pessoas morrem, por dia, nas CTIs da rede estadual.
Juciano De Sousa Lacerda
Professor Adjunto IV do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008).

Curso de comunicação, ciência e tecnologia

24 de abril de 2017

Inicia nesta segunda-feira, 24/04/2017 o curso Comunicação, Ciência e Tecnologia que será ministrado pela profª Greicy Mara França.

cartazcursogreicy

Dissertação de aluno do PPgEM/UFRN concorre ao “Prêmio Compós Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2017″

11 de abril de 2017

Defendida em 2016 pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, a dissertação “Da reconciliação entre casa e natureza: a emergência de morar pela mídia”, do aluno Ben-Hur Bernard Pereira Costa, está concorrendo ao “Prêmio Compós Teses e Dissertações Eduardo Peñuela 2017″. Sob a orientação da Profª Drª Maria das Graças Pinto Coelho, o trabalho discute as formas contemporâneas de se habitar o mundo, por meio das tecnologias de informação e comunicação, e como essa nova cultura vem transformando o espaço da casa.

Fonte: http://www.compos.org.br/ler_noticias.php?idNoticia=Mjg2&tipoNoticia=geral