ATA DE JULGAMENTO DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO (Seleção PPGEM 2018)

21 de setembro de 2017

SEGUE EM ANEXO A ATA DE JULGAMENTO DOS PEDIDOS DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS DA SELEÇÃO DE MESTRADO E DE DOUTORADO – 2018, DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA.

ATA DE JULGAMENTO DOS PEDIDOS DE INSCRICAO (Selecao PPGEM 2018)

Encerramento do prazo de inscrição para Seleção de Mestrado e Doutorado 2018

15 de setembro de 2017

Comunica-se que o prazo de inscrição para a Seleção de Mestrado e Doutorado 2018 encerra-se no dia 18/09/2017. As inscrições podem ser feitas através do site > https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S.

Segue o link do Edital: http://www.cchla.ufrn.br/ppgem/wp-content/uploads/2017/08/Edital-de-Selecao-PPgEM-2018.pdf

Chamada aberta para o e-book “IMAG(EM)INÁRIO”

12 de setembro de 2017

“CfP PARA O E-BOOK “IMAG(EM)INÁRIO”



O GT Imagem e Imaginários Midiáticos está com chamada aberta para o e-book “IMAG(EM)INÁRIO”. Este é o segundo livro do GT. O primeiro, “Teorias da Imagem e do Imaginário”, foi organizado em 2014 e se encontra disponível, em acesso gratuito e universal, no site da Compós, no link: http://www.compos.org.br/ler_ publicacoes.php?idPublicacao= Mjk=



Com o objetivo de verificar o estado da pesquisa dos temas propostos junto aos PPGs em Comunicação do Brasil, o e-book “IMAG(EM)INÁRIO” pretende contemplar o cenário nacional publicando textos sobre as temáticas da imagem e do imaginário, incluindo suas inserções nas áreas de publicidade, cinema, audiovisual, fotografia e similares.  O e-book será editado por Ana Tais Portanova Barros (UFRGS), Denize Araujo (UTP), Malena Contrera (UNIP) e Rose de Melo Rocha (ESPM/SP).



A data-limite para envio dos resumos é 30 de outubro de 2017. Os resumos devem ter aproximadamente 250 palavras, explicitando a proposta com objetivos, referencial teórico, problematização e justificativa, além de 5 palavras-chave e minibio dos autores, e devem ser enviados para os e-mails das 4 editoras:



Ana Tais: anataismartins@icloud.com

Denize Araujo: denizearaujo@hotmail.com

Malena Contrera: malenacontrera@uol.com.br

Rose de Melo Rocha: rlmrocha@uol.com.br



Os autores com resumos aprovados serão informados até o dia 15 de dezembro de 2017.  Os trabalhos completos devem ser enviados até 20 de fevereiro de 2018.  O lançamento do livro será em junho de 2018, durante o evento da Compós.


Agradecemos seu interesse e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas ou informações.

As Editoras”

CHAMADA DO LIVRO COMPÓS 2018- Redefinidas as datas para encaminhamento e avaliação de propostas de capítulos para o Livro Compós 2018

12 de setembro de 2017
Mobilidade, Espacialidades e Alteridades
A inserção de aparatos tecnológicos de comunicação tem produzido ampla gama de impactos no cotidiano. Para além das relações interpessoais, a cidade atualmente se transforma por meio de alterações relevantes tanto nos processos de formação dos espaços quanto nos modos pelos quais se configuram os usos, a sociabilidade, as trocas simbólicas. Desde a complexificação de conceitos abstratos razoavelmente estabelecidos como a noção de lugar, agora resultado da indissociabilidade entre o próximo e o distante, entre o real e o virtual, à pragmática de movimentos políticos como a chamada Primavera Árabe, o Movimento Passe Livre ou as recentes manifestações favoráveis ou contrárias ao impedimento da Presidente Dilma Rousseff, observamos novas formas de sincronização social e usos do espaço público.
Para além deste cenário, a utilização de aplicativos como o Waze ou Uber vem promovendo alterações drásticas no âmbito da mobilidade, seja no âmbito do transporte público, seja no particular, possibilitando a redução de custos e/ou tempo de deslocamento simultaneamente à instauração de confrontos relacionados a interesses complexos e difusos das classes trabalhadoras que repentinamente se vêem diante de reconfigurações do mercado de trabalho. Fluxos urbanos e fluxos de informação se alinham de forma indissociável.
Se por um lado o fluxo das vias urbanas são objetos que atraem a observação atenta de emissoras de rádio e televisão buscando relatar o comportamento do caos das grandes cidades, por outro são elas o palco de passeatas ou carreatas vinculadas às mais diversas causas que buscam não mais a sensibilização do governante, mas a visibilidade midiática inerente à notícia da interrupção do transporte de bens e de trabalhadores, interferindo na lógica da produtividade tão cara ao capital. Para além do horizonte do cotidiano, não é possível desconsiderar que é justamente esta visibilidade promovida pelo aparato midiático que engendra ações condenáveis como a realização de atentados diversos em locais de grande apelo simbólico como o Bataclan (Paris), o Aeroporto Atatürk (Istambul), o caso da boate Pulse (Orlando) ou o mais célebre de todos os atos terroristas, a destruição das torres do World Trade Center (Nova Iorque), no qual a dimensão simbólica do poder econômico é materializada na forma de uma arquitetura cuja destruição é planejada a partir da lógica maximização do impacto decorrente da escolha do melhor horário para a transmissão ao vivo para todo o mundo.
Por fim, como bem apontava Jung, tamanha luz (a visibilidade) não poderia existir sem que houvesse uma grande sombra (a invisibilidade). A despeito de ser a cidade palco de conflitos e visibilidades na busca de direitos, comunidades inteiras permanecem invisíveis ou com baixa visibilidade em razão da própria impossibilidade de ocupar os espaços da cidade. Bolivianos, Haitianos e outros tantos imigrantes sentem grandes dificuldades tanto quanto a comunidade LGBT, dependentes químicos e outros grupos menos favorecidos, confinados a uma segregação espacial reforçada pela estereotipia das representações em grande parte dos meios de comunicação.
Elegibilidade dos textos

Os textos serão avaliados segundo critérios de relevância, originalidade, contribuição para o avanço do conhecimento e vinculação estreita com o tema proposto. Os artigos deverão ser inéditos. Serão aceitos para avaliação trabalhos elaborados por pesquisadores doutores e por doutorandos, mestres e mestrandos em coautoria com doutores, vinculados a Programas de Pós-Graduação em Comunicação, dentro do prazo e segundo a formatação abaixo indicada.

Novo cronograma de trabalho da equipe organizadora – prazos

- Data limite para envio dos textos – 30/09/2017
- Avaliação dos textos recebidos – 01/10 a 27/11/2017
- Divulgação dos textos aceitos e notificação aos autores selecionados e não selecionados – 04/12/2017
- Encaminhamento dos originais para edição do livro – 15/12/2017
Normas de Formatação
Os textos, em arquivos doc, docx ou rft, devem estar configurados da seguinte maneira:
- Título em tipo Times New Roman, corpo 12, negrito.
- Nome do autor e uma minibiografia contendo entre 75 e 100 palavras
- Texto em letra Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, recuo de parágrafo de 1,25, margens justificadas.
- Utilizar itálico somente para destaque em palavras no corpo do texto ou palavras em língua estrangeira.
- O tamanho máximo de cada trabalho deve ser de 17 páginas, na formatação indicada.
- Citações devem ser realizadas de acordo com as normas da ABNT (AUTOR, data ou AUTOR, data, página). Citações com mais de 3 linhas devem ser destacadas do corpo do texto corpo 11, tipo Times New Roman, entrelinhas simples.
- No caso de citações de trabalhos em língua diferente da usada no texto, preferencialmente traduza a citação, inserindo o texto original em nota de rodapé com a indicação (tradução livre) ao final.
- Figuras e imagens, se utilizadas, devem estar em P&B e com resolução em 600 dpi.
Endereço para envio dos trabalhos
A submissão de textos deve ser feita pelo site da Compós, clicando aqui

Comissão Organizadora – Livro Compós 2018
Carlos Magno Camargos Mendonça – UFMG
Mauricio Ribeiro da Silva – UNIP
Carlos Alberto de Carvalho  - UFMG
José Eugenio de Oliveira Menezes – FACASPER
Maria das Graças Pinto Coelho – UFRN”

Aula Inaugural PPgEM 2017.2

5 de setembro de 2017

O professor e pesquisador Marco Antônio Roxo da Silva ministrará a Aula Inaugural 2017.2 do PPgEM/ UFRN, no dia 25 de setembro, às 19 horas, no Auditório do Labcom.

CartazPPGEM 2017.2-001

PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E O DOUTORADO PPgEM 2018 (EDITAL Nº 004/2017-PPgEM)

30 de agosto de 2017

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, por meio do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia – PPgEM, considerando os termos da Resolução nº 197/2013, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, de 10/12/2013, comunica a abertura do Processo de Seleção para os níveis de Mestrado e Doutorado em Estudos da Mídia, com ingresso em 2018.1, tornando público o EDITAL Nº 004/2017-PPgEM (PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO E O DOUTORADO PPgEM 2018):

Edital de Selecao PPgEM-2018

Edital de Seleção de Mestrado e Doutorado 2018

28 de agosto de 2017

O edital de seleção de alunos regulares do curso de mestrado e doutorado do PPgEM – 2018 será publicado nos próximos dias e as inscrições deverão iniciar no dia 31/08/2017.

Professor Sebastião Albano participa como conferencista em evento na USP

15 de agosto de 2017

Segue abaixo o link da programação do “VI Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana”:

https://docs.google.com/document/d/1_PJWlFV4YY8sg1kwp-1WKzFb2QHNYHrr5VcEruvSR64/edit