Publicado Edital de Seleção de alunos para o Mestrado em Estudos da Mídia, do PPgEM-UFRN, turma 2015

16 de outubro de 2014

A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos termos da Resolução n° 072/2004 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) de 09/11/2004, torna público o presente edital de seleção para o preenchimento das vagas do curso de Mestrado Acadêmico, com ingresso para o primeiro semestre letivo de 2015. Serão ofertadas 18 (dezoito) vagas para o curso de Mestrado, destinadas a portadores de diploma de Graduação em Comunicação ou áreas afins, de curso autorizado pelo MEC. Serão ofertadas adicionalmente 2 (duas) vagas para os aos servidores técnico-administrativos e docentes do quadro ativo permanente desta instituição. Poderá haver remanejamento das vagas designadas nos itens 1.1 e 1.2, no caso de não aprovação de candidatos suficientes para preenchimento de todas as vagas. A inscrição do candidato implicará a aceitação total das disposições, normas e instruções constantes no Edital 02/2014-PPgEM. As inscrições serão realizadas no período de 20 de outubro a 13 de novembro de 2014. Atenção especial à forma de inscrição e de envio dos documentos ao PPGCS-UFRN e aos prazos estabelecidos no Edital citado. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (84) 3215-3926.

Para fazer sua inscrição, acesse, a partir do dia 20/10/2012, o site

http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto

As inscrições serão realizadas no período de 20 de outubro a 13 de novembro de 2014. As inscrições serão feitas na Secretaria Acadêmica do PPgEM, localizada na sala 225 do Centro Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal-RN, CEP 59.078-900, no horário das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30. 2.3. A documentação necessária:

a) Formulário de Inscrição preenchido e submetido eletronicamente por meio do SIGAA e disponível no sitio eletrônico (http://www.sigaa.ufrn.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?nivel=S&aba=p-stricto);
b) Duas fotografias 3×4 recentes;
c) Cópia da Carteira de Identidade e do CPF.
d) Cópia da prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;
e) Cópia de prova de quitação com o serviço militar para brasileiros do sexo masculino;
f) Cópia do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC expedido por IES nacional, ou Certificados equivalentes. Excepcionalmente, será aceita uma Certidão equivalente ou Declaração atestando sua condição de Provável Concluinte, sendo sua matrícula no Programa condicionada à apresentação do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação. Para candidatos portadores de Diploma oriundo de instituições estrangeiras é necessária a revalidação do Diploma pela UFRN, IES nacional ou Órgão competente.
g) Cópia do Histórico Escolar do Curso de Graduação;
h) Para os candidatos estrangeiros no país, comprovante de proficiência de Língua Portuguesa;
i) 3 (três) cópias do Currículo Lattes, acompanhadas de uma cópia da documentação comprobatória;
j) 3 (três) cópias do Projeto de Pesquisa;
k) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 (sessenta reais). Os servidores da UFRN são isentos de taxa de inscrição;
l) Declaração funcional, para Servidores da UFRN.
2.4. Em caso de aprovação, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, os documentos originais para conferência.

Segue o edital:

http://www.cchla.ufrn.br/ppgem/wp-content/uploads/2014/10/edital2015midia.doc

XIV Simpósio Internacional IHU Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedade

20 de agosto de 2014

Apresentação

Nos marcos da civilização tecnocientífica a humanidade se defronta com desafios, paradoxos e contradições verdadeiramente admiráveis. Por um lado, abundância dos megamercados globais, riqueza e vida ativa de multidões; por outro, desperdícios incalculáveis e zonas planetárias inteiras afetadas pela miséria e pela violência as quais crescem também no interior mesmo das grandes metrópoles do mundo. Ao mesmo tempo em que temos conquistas admiráveis no campo da ciência, da produção e da cultura, vemos o desenvolvimento de mercados bélicos cada vez mais poderosos. Ainda, percebem-se outros paradoxos, como qualidade de vida e vida prolongada, concomitantes à manipulação e à instrumentalização da vida e da saúde. Também, informação abundante e sem limites, paralela a um crescimento da alienação das pessoas. A civilização tecnocientífica é uma conquista monumental da humanidade cuja existência é inseparável de seus aparatos técnicos e científicos, mas suas contradições internas são incomensuráveis. Deste fato, nos encontramos em uma encruzilhada de muitos labirintos. O que liberta, aprisiona e o que salva, condena. O que fazer? Que atitudes adotar diante das revoluções tecnocientíficas que arrastam a tudo e a todos praticamente sem chances de retorno? Assim, considerando as vastas implicações e a enorme importância da tecnociência na vida social, profissional e subjetiva, bem como os efeitos e os impactos da tecnologia na sociedade atual, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o XIV Simpósio Internacional IHU. Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

Objetivos

Objetivo geral: XIV Simpósio Internacional IHU Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades propõe-se a desenvolver uma reflexão crítica e transdisciplinar que auxilie a pensar o sentido, as implicações e os desafios teóricos e práticos da contemporaneidade tecnocientífica para a vida. Objetivos específicos: – Analisar criticamente as potencialidades e riscos da tecnociência contemporânea. – Discutir os impactos da tecnociência no conceito de natureza humana. – Debater as implicações da tecnociência nos modos de subjetivação contemporâneos. – Analisar os impactos dos novos modos de produção sobre a vida humana e o planeta. – Ponderar os impactos das tecnologias telemáticas no governo político da vida humana no marco da tensão entre o controle total e a democracia virtual. – Refletir sobre os desafios jurídicos oriundos das tecnociências sobre a vida.

Período

21/10/2014 a 23/10/2014

Carga Horária

30 horas

Dias de Aula

Conforme o programa.

Local

Auditório Central – Unisinos

Público de interesse

Professores, alunos, funcionários da Universidade e interessados em geral.

Certificado

O certificado de Frequência (75% de participação) será entregue ao final do evento. Para isso o aluno deverá assinar a ata de presença nas atividades.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Para mais informações, efetuar a inscrição, e consultar como proceder para o envio de trabalhos, consulte o site do Evento:

http://www.unisinos.br/eventos/simposio-ihu/sobre/xiv-simposio

Seleção de Alunos Especiais 2014.2 – Resultado

7 de agosto de 2014

Confira, abaixo, a relação dos candidatos selecionados como alunos especiais do PPgEM em 2014.2:

PEM0007 – ESTUDOS DE MIDIA E PRÁTICAS SOCIAIS

Prof. Dr. SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA

Terça-feira, das 13h00 às 15h45

3 créditos – 45h

————————————————————————————————

Emanoel Leonardo dos Santos

Gisely Karla de Medeiros Carvalho

Huldyana Lopes de Paiva

José Alberto Dantas

Rogerio Gomes de Melo

Viviane Limeira Azevedo

————————————————————————————————

PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Prof.ª Dr.ª JOSIMEY COSTA DA SILVA

Segunda-feira, das 15h45 às 18h30

3 créditos – 45h

————————————————————————————————

Gisely Karla de Medeiros Carvalho

Gustavo Leite Sobral

Helierba Patrícia de Souza

Rogério Gomes de Melo

————————————————————————————————

PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – As 3 Máscaras do Cinema: Medium-Meio de Comunicação – Mercado/Indústria – Arte/ Produção e Fruição

Prof. Dr. PAULO BRAZ CLEMENCIO SCHETTINO

Quinta-feira, das 13h50 às 16h35

3 créditos – 45h

————————————————————————————————

Angélica de Almeida Costa

Luciana da Costa Lopes

Myrianna Coeli Oliveira de Albuquerque

Thiago Brunno Alves Barbalho Bezerra

————————————————————————————————

PEM0034 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO III – Convergências das mídias e narrativas transmidiáticas

Prof. Dr. MARCELO BOLSHAW GOMES

08/09/2014 a 12/09/2014 das 08h às 11h

1 crédito – 15h

————————————————————————————————

Helierba Patrícia de Souza

Huldyana Lopes de Paiva

Mirella Lopes de Aquino

Victor Hugo Rocha Silva

————————————————————————————————

Os selecionados devem comparecer à secretaria do PPgEM, sala 225 do CCHLA, na sexta-feira, 08/08/2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h00, com os documentos originais (identidade, cpf, histórico e diploma da graduação), para conferência e efetuação da matrícula.

SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS 2014.2

22 de julho de 2014

O PPgEM abre seleção para alunos especiais. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o requerimento, anexar cópia de carteira de identidade, CPF, diploma e histórico escolar da graduação e Currículo Lattes. Os documentos deverão ser entregues à secretaria do PPgEM (sala 225 do CCHLA) nos dias 30/07, 31/07 e 01/08/2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

As disciplinas ofertadas serão:

PEM0007 – ESTUDOS DE MIDIA E PRÁTICAS SOCIAIS

Prof. Dr. SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA

Terça-feira, das 13h00 às 15h45

3 créditos – 45h

PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Prof.ª Dr.ª JOSIMEY COSTA DA SILVA

Segunda-feira, das 15h45 às 18h30

3 créditos – 45h

PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – As 3 Máscaras do Cinema: Medium-Meio de Comunicação – Mercado/Indústria – Arte/ Produção e Fruição

Prof. Dr. PAULO BRAZ CLEMENCIO SCHETTINO

Quinta-feira, das 13h50 às 16h35

3 créditos – 45h

PEM0034 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO III – Convergências das mídias e narrativas transmidiáticas

Prof. Dr. MARCELO BOLSHAW GOMES

08/09/2014 a 12/09/2014 das 08h às 11h

1 crédito – 15h

O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar formulário e Currículo para cada inscrição.

O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 50% das vagas preenchidas pelos alunos regulares.

O PPgEM abre seleção para alunos especiais. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o requerimento, anexar cópia de carteira de identidade, CPF, diploma e histórico escolar da graduação e Currículo Lattes. Os documentos deverão ser entregues à secretaria do PPgEM (sala 225 do CCHLA) nos dias 30/07, 31/07 e 01/08/2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
As disciplinas ofertadas serão:
PEM0007 – ESTUDOS DE MIDIA E PRÁTICAS SOCIAIS
Prof. Dr. SEBASTIAO GUILHERME ALBANO DA COSTA
Terça-feira, das 13h00 às 15h45
3 créditos – 45h
PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
Prof.ª Dr.ª JOSIMEY COSTA DA SILVA
Segunda-feira, das 15h45 às 18h30
3 créditos – 45h
PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – As 3 Máscaras do Cinema: Medium-Meio de Comunicação – Mercado/Indústria – Arte/ Produção e Fruição
Prof. Dr. PAULO BRAZ CLEMENCIO SCHETTINO
Quinta-feira, das 13h50 às 16h35
3 créditos – 45h
PEM0034 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO III – Convergências das mídias e narrativas transmidiáticas
Prof. Dr. MARCELO BOLSHAW GOMES
08/09/2014 a 12/09/2014 das 08h às 11h
1 crédito – 15h
O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar formulário e Currículo para cada inscrição.
O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 50% das vagas preenchidas pelos alunos regulares.

CURSO “EMOÇÕES, SENSO DE JUSTIÇA E CONTROLE SOCIAL” – INFORMAÇÕES SOBRE INSCRIÇÃO

21 de julho de 2014

Serão ofertadas 50 (cinquenta) vagas para o curso , “Emoções, Senso de Justiça e Controle Social”, que será ministrado pelos professores doutores Paulo Vaz (ECO/UFRJ) e João Freire Filho (ECO/UFRJ), nos dias 30/07, 31/07 e 01/08, no Auditório D do CCHLA, UFRN.

O curso é aberto ao público, as inscrições devem ser feitas por e-mail e será respeitada a ordem de inscrições, para o preenchimento das vagas.

Os interessados devem enviar nome completo, e-mail, telefone e CPF para o endereço eletrônico ppgem_ufrn@yahoo.com.br.

As inscrições estão abertas de 21 a 29/07/2014.

PPgEM e PPGCS promovem o curso: Emoções, senso de justiça e controle social, com os professores João Freire Filho (ECO/UFRJ) e Paulo Vaz (ECO/UFRJ)

15 de julho de 2014

Emoções, senso de justiça e controle social

Nova sistemática para inserir as dissertações no sistema

9 de junho de 2014

Prezados Docentes e Discentes

Desde março são os alunos que inserem a dissertação no sistema com a aprovação do orientador, mas só podem fazer depois que o orientador aprova as modificações solicitadas pela banca. As dissertações em papel ficam no PPgEM e para cada solicitação de homologação nós devemos enviar um processo para a PPG.

Estamos disponibilizando em anexo:

-o Manual de Produções Acadêmicas da UFRN (Manual do Discente);

-Fluxo pós-defesa de tese;dissertação – orientações para os usuários do sistema.


Manual_do_Discente______Produções_Acadêmicas_da_UFRN.pd f

Fluxo______pós-defesa_stricto

Att,

Valquíria Kneipp e Graça Pinto Coelho

Palestra O conceito de mídias digitais a partir da experiência empírica, com professor Fernando Firmino (UEPB)

1 de abril de 2014
Palestra O conceito de mídias digitais a partir da experiência empírica
Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva
Dia 03 de abril de 2014
Horário 17h-18h30
Local: Auditório D do CCHLA
Coordenação Prof. Dr. Juciano Lacerda
Professor Doutor Fernando Firmino (UEPB)
Fernando Firmino da Silva é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura – pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). É Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba na disciplina de Projeto Gráfico. Atualmente é colaborador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura da UFBA, nos Grupos de Pesquisa Lab404 Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e em Jornalismo Online (GJOL). É filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCIber e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Integrante do Laboratório em Jornalismo Convergente na Faculdade de Comunicação Social – LABJOR/UFBA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Editoração Eletrônica, Jornalismo Digital, Tecnologias móveis digitais e Cibercultura, mobilidade; em Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo e mobilidade, pólo de tecnologia, tecnologias móveis e conexões sem fio. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros em coletâneas nacionais e internacionais. É co-organizador do livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma” (Editora EDUNISC, 2009). Fernando é vencedor do Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM nacional 2008 na Categoria Doutorado.