Prêmio CAPES de Tese

maio 22nd, 2018

Acesse o Edital no link - http://capes.gov.br/CECOL/EditalPCT162018.pdf

Acesse a o link para realizar a inscrição – http://pct.capes.gov.br/inscricao

thumbnail

1º Colóquio de Estudos Saramaguianos

maio 22nd, 2018

cropped-coloquio-saramago-cartaz-15

O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos visa o debate em torno da obra e do pensamento de José Saramago nos vinte anos da atribuição do Prêmio Nobel ao escritor. Trata-se de um evento proposto num território bastante fértil ao estudo da literatura saramaguiana: os atuais contextos que atravessamos respondem em parte por isso. Outra parte se abre para a constatação de que o Brasil, dos vários lugares no mundo, tem se revelado um dos principais países interessado no estudo da obra do escritor; constatação que se justifica pela diversidade de estudos acadêmicos constituídos antes mesmo do prêmio que o sagrou universalmente. Tal protagonismo alimenta a tarefa nossa em corroborar com o que já consideramos, no âmbito dos estudos literários e nas relações assumidas por tais estudos com outras frentes diversas dos saberes, como estudos saramaguianos.

A importância deste evento é a de estabelecer diálogos, propiciar o intercâmbio de experiências de leituras e perspectivas em vistas de contribuir para a tessitura de um momento fundamental na sobrevida do escritor – e igualmente para seus leitores, que encontram no seu universo ficcional e nas suas provocações, peças fundamentais para a postura de desassossegados ante esta realidade fugidia porque complexa e cujos meandros cobram de nós o necessário debate.

Nosso interesse é compor um painel multissignificativo que dialogue com as várias possibilidades de leituras e de leitores interessados em oferecer algumas peças indispensáveis ao saber literário e à formação humana – algo escasso numa sociedade cada vez mais presa aos limites impostos pela técnica. As abordagens que formam as vozes desse encontro são diversas porque uma obra de igual plurissignificação não se reduz a uma ou outra crítica.

Buscamos, portanto, acrescentar compreensões na contínua ampliação das fronteiras do universo literário saramaguiano. Este é um evento aberto a refletir algumas das múltiplas facetas inscritas na biografia do autor: o cronista, o poeta, o jornalista, o romancista, o intelectual público, entre tantas e tão intensas tarefas que José Saramago assumiu ao longo dos seus 87 anos de vida.

O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos é proposto pelo Departamento de Comunicação Social da UFRN e pelo Grupo de Estudos sobre o Romance, do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem apoio do Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras, da UFRN e da Revista de Estudos Saramaguianos. A coordenação é dos professores doutores Pedro Fernandes Oliveira Neto (UFERSA) e Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN).
https://coloquiosaramaguianos.wordpress.com

8º Seminário Educação e Leitura

maio 22nd, 2018

960x440_evento-20884-banner

O 8º Seminário Educação e Leitura, nosso ponto de encontro, está organizado em conferências, mesas-redondas, que acontecem pela manhã, valorizando a oportunidade que temos de congregarmos todos os participantes e, assim, formarmos uma comunidade que compartilha ideias e sensibilidades. À tarde, acontecem os Simpósios das associações científicas e os dez Grupos de trabalhos (GTs), organizados em temas. Neste 8º SEL, incluímos os GTs Educação, Leitura e Corporeidade, pela relevância que reconhecemos do corpo na constituição do ser, do educar-se, e o GT Educação, Leitura e Direito, por ser área emergente, e que se torna bastante oportuna pelo momento que vivemos.

Incluem-se também, na estrutura vespertina do 8º Seminário Educação e Leitura, os minicursos, que são espaços voltados para o intercâmbio e a atualização de educadores em formação e em serviço, que têm a oportunidade de interação com especialistas de várias instituições brasileiras. Nos intervalos, acontecem as rodas de autógrafos com lançamentos de livros e atividades culturais.

A configuração exitosa do evento, que agrega educadores de todas as regiões do país, revela que o SEL e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm desempenhado papel importante na constituição de um fórum de troca de conhecimentos e de discussão relevante para a Educação e a Leitura no país. Neste momento particular, a realização do 8º SEL é demonstração de resistência e de compromisso com a educação pública laica para todos, com qualidade.

Estão presentes no 8º SEL a Association Internationale des Histoires de Vie en Formation – ASIHVIF; o Collège International de la Recherche Biographique en Éducation – CIRBE; a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica – BIOgraph; a Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação – ANNHIVIF; a Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Seção brasileira; a Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN ; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, por meio do GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Compõem esse rol a Cátedra UNESCO de Leitura, o Instituto interdisciplinar de Leitura – PUC/Rio. As Associações agregam qualidade ao SEL, na medida em que atraem para o evento pesquisadores atuantes na vanguarda da produção do conhecimento em suas áreas específicas, promovendo interlocução com diferentes saberes, debate e arejamento sobre a questão estratégica que o SEL discute: a interface Educação e Leitura.

O 8º Seminário Educação e Leitura é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN − por meio do Centro de Educação, com seus departamentos, e do Programa de Pós-Graduação em Educação filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Conta com o apoio das seguintes instituições: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, o Centro Universitário Facex – UniFacex.

O 8º SEL é planejado, organizado e executado pelos componentes do Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem – GPEL – que compõe a linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento. É constituído por professores, estudantes de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, com seu entusiasmo, generosidade e competência, emprestam brilho e leveza ao evento. A logomarca e o projeto gráfico do 8º SEL foram desenhados pelo artista gráfico Ivan Cabral, membro do GPEL. A esse grupo laborioso e criativo, agradecemos o empenho.

A equipe organizadora do 8º SEL, no 70º aniversário da morte de Monteiro Lobato, sente-se honrada em participar do calendário de atividades que celebram os 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os 40 anos do seu Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sejam bem-vindos!

Natal, março de 2018.

Marly Amarilha e equipe

https://www.doity.com.br/8-sel

abril 17th, 2018

A professora Doutora pelo PPGCOM/UFPE e coordenadora de inteligência digital vai ofertar para os alunos do PPgEM o Workshop “Técnicas de coleta e análise de dados em mídias sociais digitais”. A oficina será no dia 18/04, das 9h às 12h, e tem como temas, tipo de dados, análise de dados, softwares de monitoramento de mídias sociais digitais, amostragem, macropesquisa e micropesquisa em redes sociais. As inscrições serão feitas presencialmente.

workshop cartaz de divulgação

Mesa redonda na Universidade Autónoma de Barcelona contará com a participação de professor do PPgEM/UFRN

abril 10th, 2018

Hoje, 10.04.2018, haverá na UAB, em Barcelona, uma mesa redonda intitulada “La relevancia social de la investigación audiovisual aplicada: perspectivas desde Brasil y España”.

O evento contará com a participação de pesquisadores líderes dos grupos de pesquisa Migracom (UAB), Grafos (UAB), Pragma (UFRN-Brasil) e Navis (UFRN-Brasil), dentre eles o professor do PPgEM, Juciano de Sousa Lacerda.

Segue abaixo o cartaz de divulgação do evento.

divulgação de evento - prof. Juciano Lacerda

RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL MESTRADO E DOUTORADO PPGEM 2018.1

março 7th, 2018

A lista com os nomes dos candidatos selecionados para Aluno Especial PPgEM em 2018.1 segue abaixo.

Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o número de matrícula e deverão se matricular nas disciplinas pleiteadas, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA (www.sigaa.ufrn.br), nos dias 08 e 09/03/2018.

RESULTADO da seleção alunos especial 2018.1

Resultado da Seleção de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2018 – Demanda Social/CAPES (RETIFICADO)

março 6th, 2018

SEGUE ABAIXO O RESULTADO RETIFICADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL/CAPES, EM CUMPRIMENTO AO EDITAL Nº 001/2018 – PPGEM:

ATA DO RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS (RETIFICADA)

Resultado da Seleção de Bolsas de Mestrado e Doutorado 2018 – Demanda Social/CAPES

março 5th, 2018

SEGUE ABAIXO O RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS DE DEMANDA SOCIAL/CAPES, EM CUMPRIMENTO AO EDITAL Nº 001/2018 – PPGEM:

ATA DO RESULTADO DA SELEÇÃO DE BOLSAS