Palestra O conceito de mídias digitais a partir da experiência empírica, com professor Fernando Firmino (UEPB)

1 de abril de 2014
Palestra O conceito de mídias digitais a partir da experiência empírica
Prof. Dr. Fernando Firmino da Silva
Dia 03 de abril de 2014
Horário 17h-18h30
Local: Auditório D do CCHLA
Coordenação Prof. Dr. Juciano Lacerda
Professor Doutor Fernando Firmino (UEPB)
Fernando Firmino da Silva é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura – pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). É Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba na disciplina de Projeto Gráfico. Atualmente é colaborador do Centro Internacional de Estudos e Pesquisa em Cibercultura da UFBA, nos Grupos de Pesquisa Lab404 Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço e em Jornalismo Online (GJOL). É filiado a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura – ABCIber e sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor. Integrante do Laboratório em Jornalismo Convergente na Faculdade de Comunicação Social – LABJOR/UFBA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Editoração Eletrônica, Jornalismo Digital, Tecnologias móveis digitais e Cibercultura, mobilidade; em Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo e mobilidade, pólo de tecnologia, tecnologias móveis e conexões sem fio. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros em coletâneas nacionais e internacionais. É co-organizador do livro “Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma” (Editora EDUNISC, 2009). Fernando é vencedor do Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM nacional 2008 na Categoria Doutorado.

CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2014 – RESULTADO

11 de março de 2014

Confira, aqui, o resultado da Seleção de bolsas de Estudo 2014 do PPgEM.

Os candidatos selecionados devem comparecer à Secretaria do Programa, no dia 12/03/2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, ou dia 13/03/2014, das 13h30 às 17h30, trazendo cópia do comprovante de residência (deve residir em Natal ou Região Metropolitana de Natal) e cópia da carteira de trabalho (comprovando que não possui vínculo empregatício), além dos dados bancários.

Para implantação da bolsa, é necessário ser TITULAR de Conta Corrente no Banco do Brasil.

PROFESSOR DOUTOR ANTÔNIO CARLOS HOHLFELDT (PUC-RS) MINISTRA AULA INAUGURAL 2014.1 DO PPGEM

10 de março de 2014

O Professor Doutor Antônio Carlos Hohlfeldt (PUC/RS) apresenta aula inaugural 2014.1 do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, com o tema “Da oportunidade e da necessidade de se realizar a história das mídias”. O encontro acontece no dia 13 de março, às 19 horas, no Auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na UFRN.

Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt

Prof. Dr. Antônio Hohlfeldt

Antônio Hohlfeldt é formado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Pós-Doutorado pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal. Autor de treze livros de ficção infanto-juvenil, escreveu também quinze obras de ensaio. Foi professor nas universidades gaúchas Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Luterana do Brasil, e atualmente encontra-se vinculado a PUCRS. Docente no curso básico e no mestrado em Comunicação Social, foi também coordenador do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS de 1999 até 2002.

Durante dezessete anos foi jornalista do Correio do Povo, e integrou a equipe do Diário do Sul, sempre na área de jornalismo cultural. Atualmente, é o único crítico teatral em atividade na capital gaúcha, mantendo sua coluna semanal no Jornal do Comércio, às sextas-feiras.

Foi assessor da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (1972), assessor da Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Turismo do Rio Grande do Sul (1978-1981) – tendo trabalhado na Secção da Rádio Canadá Internacional (1974) -, assessor de imprensa da Fundação Sinfônica de Porto Alegre e do Instituto Goethe (1976). Em novembro de 2002 foi eleito vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Outras informações pelo telefone: 3215-3926.

EDITAL DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2014

26 de fevereiro de 2014

Lançado o Edital 001/2014 do PPgEM, que fixa normas para concessão de Bolsas para o Mestrado do PPGEM para o ano de 2014.

Confira abaixo:

Edital 001-2014 Bolsas_PPGEM

MEC aplica teste gratuito de nivelamento de proficiência em Língua Inglesa

20 de fevereiro de 2014

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Ensino Superior (SESu) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), oferta aplicações gratuitas do teste de nivelamento em Língua Inglesa TOEFL ITP a alunos de graduação, mestrado e doutorado de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

A iniciativa permite ao aluno conhecer o seu nível de proficiência em Língua Inglesa e o escore poderá ser utilizado como comprovante de proficiência para os editais do Programa Ciência sem Fronteiras para algumas universidades no exterior e outros programas de intercâmbio governamentais, bem como para as inscrições às aulas presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras.

O teste é gratuito e podem participar das aplicações alunos de graduação, mestrado e doutorado. As inscrições acontecem por meio do site do Programa IsF (isf.mec.gov.br). Na UFRN, as aplicações serão realizadas no período de 22 de fevereiro a 20 de abril, sempre no prédio da Escola de Ciência e Tecnologia. Para se inscrever, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, mestrado ou doutorado da instituição.

São ofertadas 156 aplicações, sempre aos sábados e domingos, pela manhã e à tarde. São seis turmas de 40 vagas pela manhã e outras seis de 40 vagas à tarde.

O MEC definiu um sistema de “prioridades” em relação às inscrições. Neste sábado, 22, serão feitas as seis primeiras turmas em ordem de prioridade. Por exemplo, a Turma de prioridade 2 só estará disponível para inscrições após a Turma de prioridade 1 estar com as 40 vagas preenchidas. A Turma de prioridade 3 só estará disponível para inscrição após a Turma de prioridade 2 estar lotada e assim por diante, até chegar à Turma de prioridade 156. É importante observar que as inscrições para cada turma se encerram quatro dias antes da data do teste. Após o seu fechamento, uma nova Turma é ofertada.
Os interessados devem estar atentos para não deixarem de realizar as inscrições.

Mais informações pelos telefones 3342-2244, com o NucLi/UFRN ou 9480-6848, Instituto Ágora, ou ainda pelo e-mail: isf.ufrn@gmail.com.


Celebração do 4

20 de fevereiro de 2014

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia convida docentes, discentes e servidores técnico-administrativos do PPgEM a se reunirem, no dia 24/02/2014, a partir das 18h, no Imirá Plaza Hotel, para comemorar a elevação do conceito do Programa na última avaliação trienal da Capes.

Coquetel de celebração do 4

IV Seminário de autoavaliação do PPgEM

20 de fevereiro de 2014

Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia se reunirão, no dia 24/02/2014, das 09h às 18h, para o 4º Seminário de autoavaliação do Programa, que será realizado no Imirá Plaza Hotel. A secretaria do PPgEM estará fechada neste dia, voltando a funcionar normalmente no dia 25/02/2014.

Na pauta, serão discutidos pontos sobre a avaliação trienal da Capes (em que foi elevado o conceito do Programa de 3 para 4), redefinição de linhas de pesquisa, dentre outros.

Seleção de alunos especiais 2014.1 – Resultado

14 de fevereiro de 2014

Confira, abaixo, a relação dos candidatos selecionados como alunos especiais do PPgEM, em 2014.1:

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
JUCIANO DE SOUSA LACERDA
3T1234
4 créditos – 60h
——————————-
André Araújo da Silva
Andrea Gurgel de Freitas
Andressa Carvalho Vieira
Cícero Batista de Oliveira Júnior
Danilo Germano Lima
Jéssica Kelly Alves Martins
Paula Geórgia Viana Fernandes
Thiago Gomes Lopes
——————————–
PEM0002 – METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
LAURA FERNANDA CIMINO
6T2345
4 créditos – 60h
——————————
Anelly Virgínia de M. Medeiros Azevedo Ferreira
Angelo Marcio Fernandes de Sousa Filho
Arthur de Oliveira Rocha
Cíntia Bezerra da Hora
Dilson Florêncio Rodrigues
Elidiane Poquiviqui do Nascimento
Luciana da Costa Lopes
Mariana Pinto Góis
Nathália Zulmira Cavalcanti de Macêdo
Roberta Assunção Teixeira
——————————
PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 1 – Linguagens midiáticas e processos de produção de sentido em mídias e redes digitais
TACIANA DE LIMA BURGOS
MICHAEL MANFRED HANKE
4T345
3 créditos – 45h
——————————
Josileide de Oliveira Franco
Luciana da Costa Lopes
Márcia Valéria Alves
Marília Graziela Oliveira da Silva
——————————
PEM0033 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO II – Aspectos da Comunicação contra-hegemônica
MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO
MARIA ANGELA PAVAN
23456M3456 (07/04/2014 – 11/04/2014)
1 crédito – 15h
——————————
Bernardo Luiz Santana de França
Gustavo Farias Sixel
Lamonier Charles Souza de Araújo
Maria Emília Tavares Varela Cavalcanti
Raquel Assunção Oliveira

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

JUCIANO DE SOUSA LACERDA

3T1234

4 créditos – 60h

——————————-

André Araújo da Silva

Andrea Gurgel de Freitas

Andressa Carvalho Vieira

Cícero Batista de Oliveira Júnior

Danilo Germano Lima

Jéssica Kelly Alves Martins

Paula Geórgia Viana Fernandes

Thiago Gomes Lopes

——————————–

PEM0002 – METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

LAURA FERNANDA CIMINO

6T2345

4 créditos – 60h

——————————

Anelly Virgínia de M. Medeiros Azevedo Ferreira

Angelo Marcio Fernandes de Sousa Filho

Arthur de Oliveira Rocha

Cíntia Bezerra da Hora

Dilson Florêncio Rodrigues

Elidiane Poquiviqui do Nascimento

Luciana da Costa Lopes

Mariana Pinto Góis

Nathália Zulmira Cavalcanti de Macêdo

Roberta Assunção Teixeira

——————————

PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 1 – Linguagens midiáticas e processos de produção de sentido em mídias e redes digitais

TACIANA DE LIMA BURGOS

MICHAEL MANFRED HANKE

4T345

3 créditos – 45h

——————————

Josileide de Oliveira Franco

Luciana da Costa Lopes

Márcia Valéria Alves

Marília Graziela Oliveira da Silva

——————————

PEM0033 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO II – Aspectos da Comunicação contra-hegemônica

MARIA DO SOCORRO FURTADO VELOSO

MARIA ANGELA PAVAN

23456M3456 (07/04/2014 – 11/04/2014)

1 crédito – 15h

——————————

Bernardo Luiz Santana de França

Gustavo Farias Sixel

Lamonier Charles Souza de Araújo

Maria Emília Tavares Varela Cavalcanti

Raquel Assunção Oliveira

Os selecionados devem comparecer à secretaria do PPgEM, sala 225 do CCHLA, na segunda-feira, 17/02/2014, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h00, com os documentos originais (identidade, cpf, histórico e diploma da graduação), para conferência e efetuação da matrícula.