CALENDÁRIO DO PPGEM – SEMESTRE 2016.2

22 de julho de 2016

Segue abaixo o CALENDÁRIO DO PPGEM – SEMESTRE 2016.2:

CALENDÁRIO DO PPGEM 2016.2

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CRÍTICA EM COMUNICAÇÃO

18 de julho de 2016

COLÓQUIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO CRÍTICA EM COMUNICAÇÃO

FOLDER-PROGRAMA-COLOQUIO

Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2016.2

4 de julho de 2016

O PPgEM abre Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2016.2.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento abaixo e anexar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, do Diploma e do Histórico Escolar da graduação, e do Currículo Lattes.

Os documentos deverão ser entregues na Secretaria do PPgEM (Sala 226 do CCHLA), nos dias 29/07 (sexta-feira) e 01/08 (segunda-feira), das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

As disciplinas ofertadas serão:

PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO
EMENTA / DESCRIÇÃO: A mídia enquanto instituição social. Inter-relacionar as práticas midiáticas com os processos de significação socioculturais. Articular o equilíbrio entre a representação que a mídia faz das identidades locais, regionais, nacionais e globais e as noções de espaço público.
PROFESSORES: Josimey Costa e Ângela Pavan
HORÁRIO: Segunda-feira – T234

PEM0007 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRÁTICAS SOCIAIS
EMENTA / DESCRIÇÃO: Contribuição das Ciências Sociais para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos. Construção de identidades. Espaço público. Mídia e construção da realidade social. Organização jurídico-política dos sistemas midiáticos. Iniciativas e respostas sociais de interação com as mídias.
PROFESSORES: Sebastião Albano e Itamar Nobre
HORÁRIO: Quarta-feira – T234

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA
EMENTA / DESCRIÇÃO: Conceito de mídia, práticas midiáticas e sociabilidades contemporâneas; História das ideias; Teoria do Conhecimento; Paradigmas das Ciências Sociais e das Linguagens; Estudos da Mídia na América Latina; Paradigmas em construção.
PROFESSORES: Maria das Graças, Kênia Maia e Socorro Veloso
HORÁRIO: Terça-feira – T2345

O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar Requerimento e Currículo Lattes para cada inscrição.

O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 50% das vagas preenchidas pelos alunos regulares.

Requerimento – Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2016.2

Horário de funcionamento da Secretaria do PPGEM no período de férias do CCHLA

23 de junho de 2016

Conforme autorização da Coordenação do PPGEM, considerando o período de férias no CCHLA, a Secretaria do PPGEM informa que, excepcionalmente, o seu horário de funcionamento seguirá o horário do CCHLA (de 07:30h às 11:30h e de 13:30h às 17:30h), durante tal período de 27/06 (segunda) a 22/07 (sexta).
Destaque-se que o prédio do CCHLA fechará às 18:00h.

ERRATA: ALTERAÇÃO DO LOCAL DA AULA INAUGURAL – PPGEM 2016.1

23 de maio de 2016

A Aula Inaugural – PPGEM 2016.1 ocorrerá no Auditório do LABCOM/UFRN, no próximo dia 1º/06/2016 (quarta-feira), às 17:30h.

Aula Inaugural PPgEM/CCHLA/UFRN 2016.1

19 de maio de 2016

Aula Inaugural 2016-1 PARA WEB

Data: 01/06/2016 (quarta-feira)

Horário: 17:30h

Local: Auditório “D” – CCHLA/UFRN

Título:

“Uma análise perspectivista de rede: metodologias para o estudo com big data na comunicação social”

Convidado:

Prof. Fabio Malini (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES)

Ementa:

O método perspectivista de análise de redes busca identificar, processar e interpretar os pontos de vistas que são expressos no espaço e tempo das interações em redes sociais. Do ponto de vista teórico, o método perspectivista de rede parte de uma reflexão que articula a teoria antropológica formulada por Eduardo Viveiros de Castro (de onde retiramos os conceitos de perspectiva e relação); a concepção de Bruno Latour sobre a teoria ator-rede (de onde retiramos os conceitos de cartografia, grupos, mediadores e intermediários); e a teoria dos grafos (de onde retiramos o conceito de clusterização, modularidade, centralidade e densidade). Do ponto de vista empírico, o método perspectivista de rede apresenta os conceitos de perspectiva topológica e perspectiva temporal nas análises de redes sociais, a partir da produção de mensagens escritas e imagens que os perfis fabricam em diferentes plataformas de redes sociais. Para ilustrar tal possibilidade metodológica, analiso as redes de RTs do movimento #ContraTarifa (de onde é possível interpretar as perspectivas topológicas) e o movimento #VemPraRua (de onde é possível interpretar as perspectivas temporais).

O objetivo é compartilhar com todos a possibilidade que a coleta, a mineração e a visualização de dados permite ao nosso campo.

III Encontro Internacional de Folkcomunicação – Chamada de Trabalhos

15 de abril de 2016

image001

III Encontro internacional de Folkcomunicacao – FORUM FOLKCOM

Seminário “Dos Sonhos às Coisas”

12 de abril de 2016

O Decom vai realizar o seminário “Dos Sonhos às Coisas”: sobre mídia e democracia no Brasil, dia 18 de abril, no auditório de educação da UFRN, a partir das 18h30. A iniciativa pretende contribuir com as  discussões em torno da realidade brasileira, com foco nas atuais ameaças ao Estado Democrático de Direito e o papel dos  meios de comunicação de massa. Solicitamos a participação de todos e todas.

face_postagem