Expediente do PPgEM no dia 10.08.2018

agosto 9th, 2018

Em virtude da suspensão da internet no prédio do DECOM e também da paralisação dos servidores técnicos administrativos, não haverá expediente na Secretaria do PPgEM na sexta-feira, 10.08.2018.

curso Geografia da Comunicação e Regionalidade , ministrado pela Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota, da UFMS

agosto 8th, 2018
De hoje até o dia 20 de agosto estarão abertas as inscrições para o curso Geografia da Comunicação e Regionalidade (15h), ministrado pela Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota, da UFMS, como atividade do PROCAD USP/UFRN/UFMS.

Geografia da Comunicação e Regionalidade

PROGRAMA

O seminário tem como foco principal a discussão sobre as regionalidades a partir de conceitos de autores como Milton Santos e Octavio Ianni. Milton Santos, por exemplo, em 1954 propõe e designa o conceito regiões jornalísticas, sendo importante para as discussões sobre o local e o regional.

O Brasil é o terceiro pais no mundo em número de fronteira com outrso países, ficando atrás apenas da Rússia e da China. Sendo assim, propomos também discutir a produção radiofônica na região de fronteira entre o Brasil e o Paraguai e o Brasil com a Bolívia objeto de estudo da docente há 16 anos.

O seminário abordará parte da disciplina desenvolvida durante um semestre na linha Mídia, Identidade e Regionalidade do programa de pós-graduacão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Propõe-se a discutir as regionalidades e a espacialidade em um país como o Brasil, continental e que apresenta significativas assimetrias sociais, econômicas, políticas, culturais e comunicacionais, entre as cinco macro regiões designadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Questões como mobilidade e convergência pressupõem novos elementos para a pesquisa científica, considerando que agora não se trata apenas de mediações, mas de mediações espaciais, que abrangem inclusive as formas de produção e de consumo midiático. Serão abordadas também questões relacionadas ao rádio e ao conteúdo jornalístico desenvolvido pelas emissoras localizadas na fronteira do Brasil com o Paraguai e com a Bolívia.

Por fim, como exercício de aplicação prática, provocar os discentes a fazer uma imersão no contexto do Rio Grande do Norte, a partir das estratégias teórico-metodológicas que a docente tem desenvolvido no decorrer dos seus estudos.

Conteúdo

Dia 21/08 – Manhã – 8h00 às 13h00

I. Geografia da Comunicação. Territorialidades, espaços sociais. Assimetrias geográficas, sociais, culturais e comunicacionais no país.

Dia 21/08 – Tarde – 14h30 às 19h30

II. Local, Regional e Mídia local: teoria e aplicações práticas no contexto do Rio Grande do Norte.

Dia 22/08 – Manhã – 8h00 às 13h00

III. Rádio e regionalidade. Rádio na fronteira. Produção jornalística

Ministrante:
Imagem incorporada
Profa. Dra. Daniela Cristiane Ota – UFMS

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 2006. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Tem experiência na área de Jornalismo, com ênfase em rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, radiojornalismo, produção radiofônica e fronteiras. Desenvolve pesquisas sobre rádios de fronteira, especificamente em Mato Grosso do Sul na divisa com o Paraguai e com a Bolívia. Diretora Intercom Centro-Oeste, mandato 2015-2017. Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), mandato 2015-2017.

O PRESENTE CURSO É UMA PROMOÇÃO DO PROCAD USP/UFRN/UFMS, com apoio da CAPES, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mìdia da UFRN.

RESULTADO DA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL MESTRADO E DOUTORADO PPGEM 2018.2

agosto 6th, 2018

A lista com os nomes dos candidatos selecionados para Aluno Especial PPgEM em 2018.2 segue abaixo.

Os candidatos selecionados receberão um e-mail com o número de matrícula e deverão se matricular nas disciplinas pleiteadas, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA (www.sigaa.ufrn.br), nos dias 06 e 10/08/2018.

Resultado da Seleção Aluno Especial 2018.2

SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL – PPGEM 2018.2

julho 6th, 2018

O PPgEM abre Seleção para Aluno Especial – PPgEM 2018.1.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento abaixo e anexar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, do Diploma e do Histórico Escolar da Graduação e de Mestrado (para os candidatos a alunos especiais de doutorado), e do Currículo Lattes.

Os documentos deverão ser entregues exclusivamente na Secretaria do PPgEM, prédio do DECOM, nos dias 23 a 27/07/2018, das 08h às 16h.

As disciplinas ofertadas serão:

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

Dia/hora: segundas-feiras das 13:00 às 16:35 (2T1234)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO (para alunos ingressos em 2018.1)

Profs.: Juciano Lacerda, Graça Pinto e Denise Carvalho (PNPD)

Carga horária: 60h

Créditos: 04

Ementa: Conceitos de Mídia. Lógicas, suportes, materialidades, convergências e dispositivos midiáticos. Perspectivas dos estudos das mídias na contemporaneidade. Práticas e sociabilidades nos processos midiáticos. Paradigmas, modelos e processos em construção.

PEM0032 – SEMINÁRIO EM COMUNICAÇÃO I – ASPECTOS DA COMUNICAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA

Dia/hora: terças-feiras das 09:45 às 11:40 (3M45)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Angela Pavan e Socorro Veloso

Carga horária: 15h

Créditos: 01

Ementa: A disciplina abordará diferentes enfoques teóricos e metodológicos de dispositivos da comunicação midiática. A reflexão deve explorar as várias construções possíveis em torno do conceito de comunicação contra-hegemônica, acentuando apropriações pertinentes aos processos midiáticos e/ou de midiatização. Objetivos: Estudar, de maneira crítica e analítica, as ações midiáticas em suas formas contra-hegemônicas, especialmente o modo como se constituem e os confrontos que estabelecem com as elites de poder, bem como as condições históricas nas quais se forjaram essas relações.

PEM0007 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRÁTICAS SOCIAIS

Dia/hora: terças-feiras das 13:00 às 15:45 (3T123)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO DA LINHA DE PRÁTICAS SOCIAIS

Profs.: Sebastião Albano

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Contribuição das Ciências Sociais para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos. Construção de identidades. Espaço público. Mídia e construção da realidade social. Organização jurídico-políticae ecômicados sistemas midiáticos. Iniciativas e respostas sociais de interação com as mídias.

PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Dia/hora: terças-feiras das 13:00 às 15:45 (3T123)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO

Profs.: Fernada Carrera, Josenildo Bezerra e Josimey Costa

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: A mídia enquanto instituição social. Interrelacionar as práticas midiáticas com os processos de significação socioculturais. Articular o equilíbrio entre a representação que a mídia faz das identidades locais, regionais, nacionais e globais e as noções de espaço público.

PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 3 – AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE CAMPANHAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE

Dia/hora: terças-feiras das 15:45 às 18:30 (3T456)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Juciano Lacerda

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Abordará diferentes enfoques teóricos e metodológicos em torno do conceito dos dispositivos da comunicação e midiáticos. A reflexão deve explorar as várias construções possíveis em torno do conceito de comunicação, acentuando as vias que aproximam e apropriações pertinentes aos processos midiáticos e/ou de midiatização. Objetivos: Desenvolver um processo estudo analítico comparativo das campanhas governamentais identificadas como de êxito no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis, especialmente no caso da Sífilis, para identificar que tipo de planejamento e estratégias de comunicação e processos midiáticos foram desenvolvidos e sua relação com êxito das ações.

PPGEM0043 – MÍDIA, CULTURA E SOCIEDADE

Dia/hora: quartas-feiras das 13:00 às 15:45 (4T123)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Michael Hanke

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Objetivo geral: Adquirir familiaridade com os fundamentos teóricos da sociedade, da cultura e da mídia. Compreender os conceitos da comunicação e da cultura. Análisar a estrutura e as funções da cultura para a sociedade midiática contemporânea. Objetivo específico: Fundamentos filosóficos da cultura humana: filosóficos (E. Cassirer), semióticos (Peirce), sociológicos (Berger/Luckmann, Schütz), midiáticos (Flusser, Thompson).O signo como chave para a natureza do homem e da cultura. O conceito da comunicação e da mídia: mídia, comunicacao e cultura como processos signicos. Velha e nova mídia. A experiência cultural na era da informação. Tradição, modernidade e pós-modernidade. A mundialização da informação na sociedade contemporânea. A mídia e a cultura contemporânea na pós-modernidade; a modificação do tempo e do espaço.A definição triádica, a classificação e a lógica dos signos; semiótica aplicada aos sistemas de signos visuais, textuais, e da argumentação.

PEM0011 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – IMAGENS CONTEMPORÂNEAS

Dia/hora: quartas-feiras das 15:45 às 18:30 (4T456)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Daniel Meirinho

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: A disciplina tem como premissa a reflexão em torno da diversidade de configurações, narrativas e multiplicidade de suportes (fotografia, cinema, audiovisual, artes visuais)das imagens contemporâneas, a partir de aspectos práticos, estéticos e significativos. A ideia parte por compreender asestratégias de visualização e estetização na cultura visual contemporânea, a partir da sua experiência de linguagem nas artes, suporte na construção social e ferramenta midiática nos circuitos comunicativos. Objetivo Geral: Delinear a partir de uma perspectiva multidisciplinar diferentes leituras e interpretações da imagem (fotografia, cinema, audiovisual, artes visuais) a partir de uma perspectiva crítica em torno das estratégias específicas para a definição de valor e significado às imagens contemporâneas. Objetivos Específicos: a) Conhecer diferentes modos de apropriação da imagem contemporânea; b) Aprofundar formas de abordagem teórica de obras concretas, a partir de uma bibliografia especializada; c) Desenvolver competências críticas e de análise face a diferentes corpus de imagens; d) Construir um visão crítica em torno das produções teóricas modernas e contemporâneas significativas no campo da imagem; e) Dominar criticamente um conjunto de leituras modernas e contemporâneas significativas no campo da imagem.

O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 20% (vinte por cento) do número de vagas destinadas para os alunos regulares.

O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar um Requerimento para cada inscrição.

Requerimento – Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2018.2

O resultado da seleção dos alunos especiais selecionados será divulgado até as 17h do dia 06/08/2018 (segunda-feira), nos sites www.posgraduacao.ufrn.br/ppgem2 ewww.cchla.ufrn.br/ppgem.

PRORROGADO PRAZO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O VII COLÓQUIO SEMIÓTICA DAS MÍDIAS PENTÁLOGO IX

julho 3rd, 2018

ENVIO DE RESUMOS ATÉ 15/07/2018

Como parte da programação do Pentálogo IX – “Midiatização e Reconfigurações da Democracia Representativa” –, a ser realizado entre 24 e 28 de setembro, em Japaratinga, Alagoas, nas instalações do Hotel Albacora, o CISECO realizará o VII Colóquio Semiótica das Mídias, no dia 26 de setembro (quarta-feira).

O evento visa a proporcionar o relato de trabalhos que contenham resultados de pesquisas, finalizadas ou em andamento, afins ao tema do Pentálogo IX, (disponível no site do CISECO (www.ciseco.org.br), bem como outras reflexões que envolvam questões e ângulos de estudos do âmbito da semiótica e da comunicação. Estão convidados a participar professores e/ou pesquisadores, profissionais, especialistas, estudantes de graduação e pós-graduação.

O Colóquio será realizado em dois turnos (nas dependências da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva e da Escola Estadual Dom Eliseo, que ficam próximas ao Hotel Albacora), através da atividade de grupos de discussão a serem organizados de acordo com as temáticas dos trabalhos inscritos.

Abaixo instruções para submissão de resumos:

O resumo deverá contemplar: objetivos e articulações explícitas com o tema do Pentálogo VIII, ou com ângulos afins à semiótica da comunicação midiática.

O resumo deve ter entre 100 e 250 palavras, sendo precedido de título, nome do autor e da instituição e sucedido de 3 a 5 palavras-chave.

GT de preferência poderá ser indicado e o mesmo será constituído se houver mais trabalhos convergentes. Caso isso não ocorra, o trabalho será direcionado para o grupo em que melhor ficar adequado.

Cada trabalho poderá ser assinado por até 2 (dois) autores.

Cada autor poderá enviar até 2 trabalhos, sendo que um como autor e outro coautor.

O template para o resumo pode ser acessado na página do CISECO (http://www.ciseco.org.br/ index.php/pentalogo-ix/2018- 05-27-05-25-33 )

Os resumos deverão ser enviados para o e-mail cisecopentalogo@gmail.com até o dia 02/07 15/07.

O CISECO divulgará a relação dos textos selecionados até o dia 16/07 31/07em seu site (www.ciseco.org.br).

As informações referentes ao envio do texto final serão divulgadas em breve.

3) A programação do VI Colóquio Semiótica das Mídias será divulgada tão logo esteja consolidada a listagem dos trabalhos aprovados;

4) Uma das exigências para participação no VI Colóquio Semiótica das Mídias é que os autores que tiverem seus trabalhos selecionados deverão participar normalmente das atividades do Pentálogo IX, conforme programação no site do CISECO;

5) Além do certificado para os apresentadores de trabalhos do Colóquio, o CISECO emitirá outro certificado relativo à participação no Pentálogo IX. Para tanto, será necessário ter pelo menos 75% de frequência nas conferências do referido evento.

6) Encargos de inscrição, hospedagem e passagens deverão ser assumidos pelos próprios participantes;

7) ATENÇÃO: Para seu conforto, pedimos que aguarde novas informações para efetivar compra de passagens e reservas em hotéis/pousadas.

8) Valores de INSCRIÇÕES:

· Professor, Profissional e Pesquisador: R$ 330,00

· Alunos de Graduação e Pós-Graduação – R$ 180,00

O pagamento da inscrição deverá ser feito até o dia 10 de setembro através de depósito/transferência

Caixa Econômica Federal

(Depósito pode ser feito em casas lotéricas, caixa eletrônico e interior da agência com funcionário)

Favorecido: CISECO – Centro Internacional de Semiótica e Comunicação

Agência: 1761 / UNISINOS

Operação: 003

Conta: 546-6

Calendário Pentálogo IX / VII Colóquio Semiótica das Mídias

Submissão de Resumos para VII CSM

02/07 15/07

Divulgação dos Trabalhos Selecionados para o VI CSM

16/07 31/07

Pagamento da Inscrição (Pentálogo/Colóquio)

10/09


Prêmio CAPES de Tese

maio 22nd, 2018

Acesse o Edital no link - http://capes.gov.br/CECOL/EditalPCT162018.pdf

Acesse a o link para realizar a inscrição – http://pct.capes.gov.br/inscricao

thumbnail

1º Colóquio de Estudos Saramaguianos

maio 22nd, 2018

cropped-coloquio-saramago-cartaz-15

O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos visa o debate em torno da obra e do pensamento de José Saramago nos vinte anos da atribuição do Prêmio Nobel ao escritor. Trata-se de um evento proposto num território bastante fértil ao estudo da literatura saramaguiana: os atuais contextos que atravessamos respondem em parte por isso. Outra parte se abre para a constatação de que o Brasil, dos vários lugares no mundo, tem se revelado um dos principais países interessado no estudo da obra do escritor; constatação que se justifica pela diversidade de estudos acadêmicos constituídos antes mesmo do prêmio que o sagrou universalmente. Tal protagonismo alimenta a tarefa nossa em corroborar com o que já consideramos, no âmbito dos estudos literários e nas relações assumidas por tais estudos com outras frentes diversas dos saberes, como estudos saramaguianos.

A importância deste evento é a de estabelecer diálogos, propiciar o intercâmbio de experiências de leituras e perspectivas em vistas de contribuir para a tessitura de um momento fundamental na sobrevida do escritor – e igualmente para seus leitores, que encontram no seu universo ficcional e nas suas provocações, peças fundamentais para a postura de desassossegados ante esta realidade fugidia porque complexa e cujos meandros cobram de nós o necessário debate.

Nosso interesse é compor um painel multissignificativo que dialogue com as várias possibilidades de leituras e de leitores interessados em oferecer algumas peças indispensáveis ao saber literário e à formação humana – algo escasso numa sociedade cada vez mais presa aos limites impostos pela técnica. As abordagens que formam as vozes desse encontro são diversas porque uma obra de igual plurissignificação não se reduz a uma ou outra crítica.

Buscamos, portanto, acrescentar compreensões na contínua ampliação das fronteiras do universo literário saramaguiano. Este é um evento aberto a refletir algumas das múltiplas facetas inscritas na biografia do autor: o cronista, o poeta, o jornalista, o romancista, o intelectual público, entre tantas e tão intensas tarefas que José Saramago assumiu ao longo dos seus 87 anos de vida.

O evento acontece nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal.

O 1º Colóquio de Estudos Saramaguianos é proposto pelo Departamento de Comunicação Social da UFRN e pelo Grupo de Estudos sobre o Romance, do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Tem apoio do Centro de Ciências Humanas, Artes e Letras, da UFRN e da Revista de Estudos Saramaguianos. A coordenação é dos professores doutores Pedro Fernandes Oliveira Neto (UFERSA) e Maria do Socorro Furtado Veloso (UFRN).
https://coloquiosaramaguianos.wordpress.com

8º Seminário Educação e Leitura

maio 22nd, 2018

960x440_evento-20884-banner

O 8º Seminário Educação e Leitura, nosso ponto de encontro, está organizado em conferências, mesas-redondas, que acontecem pela manhã, valorizando a oportunidade que temos de congregarmos todos os participantes e, assim, formarmos uma comunidade que compartilha ideias e sensibilidades. À tarde, acontecem os Simpósios das associações científicas e os dez Grupos de trabalhos (GTs), organizados em temas. Neste 8º SEL, incluímos os GTs Educação, Leitura e Corporeidade, pela relevância que reconhecemos do corpo na constituição do ser, do educar-se, e o GT Educação, Leitura e Direito, por ser área emergente, e que se torna bastante oportuna pelo momento que vivemos.

Incluem-se também, na estrutura vespertina do 8º Seminário Educação e Leitura, os minicursos, que são espaços voltados para o intercâmbio e a atualização de educadores em formação e em serviço, que têm a oportunidade de interação com especialistas de várias instituições brasileiras. Nos intervalos, acontecem as rodas de autógrafos com lançamentos de livros e atividades culturais.

A configuração exitosa do evento, que agrega educadores de todas as regiões do país, revela que o SEL e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte têm desempenhado papel importante na constituição de um fórum de troca de conhecimentos e de discussão relevante para a Educação e a Leitura no país. Neste momento particular, a realização do 8º SEL é demonstração de resistência e de compromisso com a educação pública laica para todos, com qualidade.

Estão presentes no 8º SEL a Association Internationale des Histoires de Vie en Formation – ASIHVIF; o Collège International de la Recherche Biographique en Éducation – CIRBE; a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica – BIOgraph; a Associação Norte-Nordeste das Histórias de Vida em Formação – ANNHIVIF; a Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE/Seção brasileira; a Associação Brasileira de Linguística – ABRALIN ; a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística – ANPOLL, por meio do GT Leitura, Literatura Infantil e Juvenil. Compõem esse rol a Cátedra UNESCO de Leitura, o Instituto interdisciplinar de Leitura – PUC/Rio. As Associações agregam qualidade ao SEL, na medida em que atraem para o evento pesquisadores atuantes na vanguarda da produção do conhecimento em suas áreas específicas, promovendo interlocução com diferentes saberes, debate e arejamento sobre a questão estratégica que o SEL discute: a interface Educação e Leitura.

O 8º Seminário Educação e Leitura é uma realização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN − por meio do Centro de Educação, com seus departamentos, e do Programa de Pós-Graduação em Educação filiado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Conta com o apoio das seguintes instituições: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior – CAPES, o Centro Universitário Facex – UniFacex.

O 8º SEL é planejado, organizado e executado pelos componentes do Grupo de Pesquisa Ensino e Linguagem – GPEL – que compõe a linha de pesquisa Educação, Comunicação, Linguagens e Movimento. É constituído por professores, estudantes de graduação, de iniciação científica e de pós-graduação, funcionários e voluntários, que, com seu entusiasmo, generosidade e competência, emprestam brilho e leveza ao evento. A logomarca e o projeto gráfico do 8º SEL foram desenhados pelo artista gráfico Ivan Cabral, membro do GPEL. A esse grupo laborioso e criativo, agradecemos o empenho.

A equipe organizadora do 8º SEL, no 70º aniversário da morte de Monteiro Lobato, sente-se honrada em participar do calendário de atividades que celebram os 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os 40 anos do seu Programa de Pós-Graduação em Educação.

Sejam bem-vindos!

Natal, março de 2018.

Marly Amarilha e equipe

https://www.doity.com.br/8-sel