SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL – PPGEM 2022.2

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO, O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR:

-  Requerimento (Modelo no site, na aba “Documentos”);

-  Carteira de Identidade e CPF;

-  Diploma e Histórico Escolar da Graduação e de Mestrado (para os candidatos a alunos especiais de doutorado);

-  Currículo Lattes.

ATENÇÃO:

• Só haverá vagas para alunos especiais em disciplinas optativas.
  • O número de vagas para alunos especiais só será definido após a matrícula dos alunos regulares. No caso em que o número de matriculados for de até cinco alunos regulares, a turma será cancelada e, portanto, não haverá vagas para aluno especial.
  • Os documentos deverão ser enviados, exclusivamente, por e-mail (ppgem_ufrn@yahoo.com.br) nos dias 25/08 e 26/08/2022. Salientamos que não nos responsabilizamos por eventuais problemas técnicos.

RESULTADO

O resultado da seleção dos alunos especiais selecionados será divulgado em 31/08/2022 (quarta-feira), no site www.cchla.ufrn.br/ppgem.

DISCIPLINAS OFERTADAS PARA ALUNOS ESPECIAIS:

PEM0014MÍDIA E DISCURSO

Dia/hora: 2T345 (segunda-feira, das 14h55 às 17h40)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO DE TODAS AS LINHAS

Profs.: Daniel Dantas

Créditos: 03

Ementa: A natureza dos códigos verbais e visuais; As mediações técnicas; A construção dos sentidos e a construção social da realidade; A mídia impressa, televisiva e radiofônica: processos de significação. Mídias verbais e imagéticas; Linguagem e contexto cultural; Os discursos da mídia.

PPGEM0044 - ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA EM PESQUISA

Dia/hora: 4T2345 (quarta-feira, das 14h às 17h40, de 14 de setembro a 05 de outubro)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO DA LINHA DE PRÁTICAS SOCIAIS

Profs.: Michael Hanke

Carga horária: 15h

Créditos: 01

Ementa: Orientação metodológica em pesquisa de mestrado e doutorado baseado nas ciências sociais aplicadas e a área da comunicação midiática. Discussão de projetos apresentados.

PEM0033 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO II – ESCRITA CIENTÍFICA II

Dia/hora: 4T2345 (quarta-feira, das 14h às 17h40, de 19 de outubro a 16 de novembro)

Profs.: Josimey Costa

Carga horária: 15h

Créditos: 01

Ementa: Revisão dos fundamentos da escrita de textos científicos, seus aspectos formais, de conteúdo e efeitos de significação. Gêneros, fontes e veículos. Práticas ampliadas de redação e análise. Análise crítica da produção textual.

PEM0018 – LEITURAS DA MÍDIA E PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃORAÇA, CULTURA VISUAL E REPRESENTAÇÃO

Dia/hora: 4N123 (quarta-feira, das 19h às 21h30)

Profs.: Denise Carvalho e Daniel Meirinho

Créditos: 03

Ementa: Processos criativos e estratégias artísticas visuais e midiáticas contestatórias contemporâneas racializadas. A Teoria Racial Crítica nas políticas de representação negra. Arte, cultura visual e raça. Modos de ver e construções visuais e de sentido de corpos dissidentes. Narrativas visuais interseccionais. Resistências visuais às imagens de controle: fuga, ginga e encruzilhadas. Afrofabulações e afrofuturismo. Metodologias de investigação em artes visuais, performance, fotografia, música e cinema. Arte Contemporânea, narrativas e práticas estéticas anti, pós, contra e de(s)coloniais, relações étnico-raciais e gênero.

PEM0019 – ECONOMIA POLÍTICA DA MÍDIADESINFORMAÇÃO NO BRASIL: DO CORONELISMO ELETRÔNICO ÀS MILÍCIAS DIGITAIS

Dia/hora: 5T345 (quinta-feira, das 15h às 17h40, a partir de 15 de setembro)

Profs.: Janaine Aires

Créditos: 03

Ementa: Abordagem dos meios de comunicação e informação enquanto instituição social. Interrelaciona, criticamente, cultura, comunicação midiática e economia política. Articula o equilíbrio entre as esferas públicas e privadas e partimentaliza, metodologicamente, mídia, consumo e mercado. A comunicação midiática e as relações de poder entre grupos humanos assimétricos; a produção da informação e a comunicação na sociedade de consumo midiatizada.