SELEÇÃO PARA ALUNO ESPECIAL – PPGEM 2021.2 (RETIFICADO)

PARA EFETUAR A INSCRIÇÃO, O CANDIDATO DEVERÁ APRESENTAR:

-  Requerimento (Modelo no site, na aba “Documentos”);

-  Carteira de Identidade e CPF;

-  Diploma e Histórico Escolar da Graduação e de Mestrado (para os candidatos a alunos especiais de doutorado);

-  Currículo Lattes.

ATENÇÃO:

• O candidato poderá se inscrever em até duas disciplinas, mas deverá apresentar um Requerimento e Currículo Lattes para cada inscrição.
  • Os documentos deverão ser enviados, exclusivamente, por e-mail (ppgem_ufrn@yahoo.com.br) nos dias 29/07 a 03/08/2021, até as 16h. Salientamos que não nos responsabilizamos por eventuais problemas técnicos.
  • O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 20% (vinte por cento) do número de vagas destinadas para os alunos regulares.

RESULTADO

O resultado da seleção dos alunos especiais selecionados será divulgado em 05/08/2021 (quinta-feira), no site www.cchla.ufrn.br/ppgem.

DISCIPLINAS OFERTADAS:

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

Dia/hora: Segundas-feiras das 13:50 às 17:40 (2T2345)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO (para alunos ingressos em 2021.1)

Profs.: Denise Carvalho e Juciano Lacerda

Carga horária: 60h

Créditos: 04

Ementa: Conceitos de Mídia. Lógicas, suportes, materialidades, convergências e dispositivos midiáticos. Perspectivas dos estudos das mídias na contemporaneidade. Práticas e sociabilidades nos processos midiáticos. Paradigmas, modelos e processos em construção.

PEM0015 – CORPO E COMUNICAÇÃO

Dia/hora: Quintas-feiras das 07h50 às 10h35 (5M234)

Profs.: Josenildo Bezerra

Créditos: 03

Ementa: O corpo como meio de interação e vinculação com os outros seres é a mídia primária da comunicação social. A aposição de aparatos constitui as demais mídias, que se categorizam como secundárias (corpo e um aparato para comunicação) e terciárias (corpo e dois ou mais aparatos para a comunicação). Na sociedade contemporânea, as mídias secundárias e terciárias, tecnológicas, e suas diferentes linguagens são responsáveis pelo registro da memória e pela sincronização dos processos sociais.

TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 1 - DISCURSO, PODER E ETHOS DA COMUNICAÇÃO

Dia/hora: Sextas-feiras das 13h50 às 16h35 (6T234)

Prof.: Daniel Dantas

Créditos: 03

Ementa: Estudos de discurso e de análise de discurso. Autoria, campo discursivo, crítica e ethos.  Discurso, controle e poder. O ethos do discurso. Uma análise crítica da mídia brasileira: racismo, necropolítica e análise de discurso.

TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – ESTUDOS DECOLONIAIS, COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

Dia/hora: Quartas-feiras das 13h50 às 16h35 (4T234)

Prof.: Itamar Nobre

Créditos: 03

Ementa: Debates e reflexões referentes aos estudos sobre comunicação, mídia, cultura e sociedade, no âmbito do pensamento decolonial e da descolonização das ideias. Reflexões sobre o epistemicídio, a injustiça cognitiva, as narrativas midiáticas. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia. Internet e ativismo, direitos e cidadania. A mídia e as problemáticas sociais. Conteúdos e práticas alternativas na interface comunicação midiática popular e movimentos populares. As epistemologias do Sul.

TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 3 – RASTROS DIGITAIS, ANÁLISE DE REDES SOCIAIS E CARTOGRAFIA DAS CONTROVÉRSIAS

Dia/hora: Quartas-feiras das 16h50 às 19h45 (4T56 e 4N1)

Profª.: Kênia Maia

Créditos: 03