II PESQUISACOM REÚNE PESQUISAS DA REGIÃO NORDESTE, NORTE E CENTRO-OESTE

WhatsApp Image 2021-05-21 at 17.02.55

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizará remotamente nos dias 16,17 e 18 de junho, o “II PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste”. O evento tem como objetivo promover um intercâmbio de conhecimentos entre programas de Pós-Graduação em Comunicação das universidades públicas dos estados que compõem essas regiões brasileiras, para estreitar parcerias em publicações, pesquisas e atividades de ensino e extensão. A transmissão vai acontecer via canal do PPgEM/UFRN no YouTube. As inscrições são gratuitas e todos receberão certificado de participação. Inscreva-se no link: https://www.even3.com.br/pesquisacom2/

O PesquisaCom além de fortalecer e dar visibilidade para produção de conhecimento em comunicação, gerada nas regiões envolvidas, reforça também o protagonismo do PPgEM em iniciativas dessa natureza. O projeto foi idealizado pela Coordenadora do Programa Luciana Miranda Costa. É uma iniciativa que fomenta pesquisa, ensino e extensão, nesse período de pandemia, reunindo docentes, discentes, pesquisadores e profissionais da área. Essa proposta visa intensificar atividades de pesquisa que contribuam para socialização, intercâmbio de ideias e de conhecimentos entre os programas de Pós-Graduação participantes, envolvendo professores e alunos, no “novo normal” do ensino acadêmico.

A ideia é que docentes e discentes apresentem sucintamente para professores e alunos dos programas participantes, além da sociedade em geral, suas principais pesquisas e resultados, seu grupo de pesquisa, linhas de investigação e referenciais teóricos/metodológicos com os quais vem trabalhando”, ressalta a professora Dr.ª Luciana Miranda, que também é Coordenadora Geral do evento. O diferencial dessa nova edição do PesquisaCom é a participação dos discentes nas apresentações. Além disso, atendendo a uma solicitação de universidades públicas do Centro-Oeste (UFMT, UFMS, UFG), o PPgEM vai ampliar o diálogo inter-regional para oferecer visibilidade dos objetos de estudo, temáticas e metodologias aplicadas também nesta região.

Na primeira edição realizada no ano passado, apenas as pesquisas dos docentes das Regiões Norte e Nordeste foram compartilhadas. Mas esse ano, o II PesquisaCom vai abrir espaço para debater pesquisas dos discentes em andamento no âmbito da Pós-Graduação (mestrado ou doutorado) nas “Rodas de Conversa”, que acontecerão das 19h às 21h, durante o período de realização. Para incentivar o debate, haverá inicialmente espaços para a apresentação de 20 breves relatos de pesquisa (5 minutos), um por cada programa, distribuídos nos 3 dias, que serão selecionados a partir da maior afinidade com os temas da sala, nas seguintes datas em 2021: (16/06) Comunicação e Decoloniedade; (17/06) Comunicação e Pandemia; (18/06) Informação, Desinformação e Incomunicação.

Quem deseja apresentar estudos nessas temáticas propostas, precisa preencher o formulário no link: https://forms.gle/hmfiVeG9Jgn3MWyP6. Faça um breve relato da sua pesquisa, em no máximo oito linhas, para participar das falas iniciais de até 05 minutos, as quais vão gerar os debates nas Rodas de Conversa. Não haverá apresentação de slides ou inclusão de texto em Anais, pois é um espaço de caráter mais informal, destinado à interação e ao debate. Independente do preenchimento do formulário, após as 20 apresentações iniciais distribuídas nos 3 dias, os participantes poderão interagir, se manifestar interesse em falar sobre o tema da sala, de sua própria pesquisa ou mesmo fazer um comentário pertinente. O tempo estimado de fala para intervenções será aproximadamente três minutos, para que a maioria possa participar. Porém, poderá ser estendido, dependendo da quantidade de pessoas em cada sala nos dias do evento.

Segue Programação do II Pesquisacom com Cronograma das Atividades:

(16/06)

Manhã (9h às 12h): Conferência de Abertura – “Para Onde Caminha a Pós-Graduação em Comunicação no Brasil” – Prof. Maurício Ribeiro, Presidente da Compós.

Tarde (14h às 18h): Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes.

Noite (19h às 21h): Sala de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Comunicação e Decolonialidade

(17/06)

Manhã (9h às 12h): Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Tarde (14h às 18h): Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Noite (19h às 21h): Sala de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Comunicação e Pandemia

(18/06)

Manhã (9h às 12h): Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Tarde (14-18h): Apresentação dos grupos de pesquisa das instituições participantes

Noite (19h às 21h: Sala de Conversa – Debate aberto com integrantes dos grupos de pesquisa sobre temáticas de interesse comum. Tema: Informação, Desinformação e Incomunicação.

O II PesquisaCom busca dar continuidade ao trabalho remoto realizado na primeira edição do evento que aconteceu em 2020, nos dias 18 e 19 de junho. A proposta reuniu 11 Programas de Pós-Graduação em Comunicação de universidades públicas das regiões Norte e Nordeste (UFRN, UFPI, UFPB, UFC, UFPA, UFS, UFMA, UFRR, UFPE, UFCA e UFT). No total foram realizadas 55 apresentações, com 721 inscritos. Os 55 docentes expositores tiveram suas pesquisas apresentadas em seis grupos temáticos: Convergência, transmidiação e jornalismo multiplataforma; Narrativas midiáticas e mídia audiovisual; Jornalismo, tecnologia e história da mídia; Ciência, movimentos sociais e meio ambiente; Publicidade, gênero e cultura; como também Comunicação, política, e mídia comunitária.

A programação do I PesquisaCom contou com nomes importantes da comunicação nacional. Edson Dalmonte, enquanto representante da Capes, palestrou sobre ensino e pesquisa na Pós-Graduação em Comunicação nas regiões Norte e Nordeste. Já Maurício Ribeiro, Presidente da Compós, debateu a importância da Pós-Graduação em Comunicação para o ensino e a democracia. A transmissão via Canal do PPgEM no YouTube alcançou 1600 visualizações. O evento foi organizado pelo PPgEM/UFRN, juntamente ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM/UFPA). Uniram-se ainda em sua realização, os Programas de Pós-Graduação em Comunicação das Universidade Federais do Sergipe, Maranhão e Ceará (PPGCOM/UFMA/UFS/UFC).

Em 2021 as instituições parceiras na organização do II PesquisaCom N/NE/CO são: PPGCOM das Universidades Federais do Pará (UFPA), Ceará (UFC), Maranhão (UFMA – ITZ), Roraima (UFRR) e Mato Grosso (UFMT), sob a realização do PPgEM da UFRN, com o apoio do Departamento de Comunicação Social (DECOM) e Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

ESCLARECIMENTOS DAS PRINCIPAIS DÚVIDAS DOS INTERESSADOS:

Quais grupos de pesquisa podem participar? Todos os grupos de pesquisa vinculados aos programas de Pós-Graduação em Comunicação, Jornalismo e Estudos de Mídia de universidades públicas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste pré-inscritos. As inscrições acontecem de maneira interna. Então se você faz parte de um programa de comunicação, jornalismo ou estudos de mídia dessas três regiões, converse com seu coordenador do grupo de pesquisa e confirme se seu grupo já foi inscrito.

O evento terá certificado? Sim! Mas para receber o certificado como ouvinte, os discentes e docentes precisam fazer inscrição no site do evento. Os apresentadores receberão também um certificado de apresentação.

O evento é pago? Não. O evento é totalmente gratuito e com certificação para apresentadores e ouvintes.

Como poderei confirmar minha participação como ouvinte nas atividades? Cada atividade, separada por turno, terá formulário de presença, que será divulgado por meio de link durante o evento. Cada turno possui uma certificação, basta ficar atento no link disponibilizado no YouTube durante o evento. Mas não se esqueça de se inscrever para a atividade respectiva no site do evento.

Caso tenha dúvidas, como entro em contato com a comissão organizadora do evento? Enviar e-mail pesquisacom.ppgemufrn@gmail.com com cópia para qualisppgem@gmail.com. Estaremos divulgando informações do evento no Facebook do PPgEM-UFRN e o Instagram @ppgem-ufrn.

Por: Daiana Brandão

Assessoria de Comunicação do II PesquisaCom

Comissão Organizadora do II Pesquisacom N/NE/CO
UFRN, UFPA, UFC, UFRR, UFMT, UFMA-I
TZ

Leave a Reply