Professor da UFRJ ministra curso sobre publicidade, sustentabilidade e subjetividade no PPgEM

foto_fred_tavares
O minicurso PUBLICIDADE, SUSTENTABILDADE E SUBJETIVIDADE, será ministrado pelo PROF. DR. FRED TAVARES, Docente da Escola de Comunicação- ECO/UFRJ. O minicurso é uma atividade conjunta entre o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, o Departamento de Comunicação Social e o Curso de Publicidade e Propaganda da UFRN. A atividade está inserida na Semana de Comunicação 2020 e será realizada de 9 a 11 de março de 2020, de 8h-13h, no Auditório 1 do LABCOM/DECOM. O objetivo do curso é refletir as questões da produção da subjetividade, através da temática da sustentabilidade, nos campos de sentido do consumo verde e da responsabilidade socioambiental (RSA), tendo como eixo a publicidade e sua esfera ecosófica de agenciamentos de enunciação. O pano de fundo para pensar essa discussão é baseado nos olhares da noopolítica,  do capitalismo rizomático e da sociedade de controle. O minicurso terá duração de 15h e os estudantes da Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) poderão aproveitar as horas como um (1) crédito caso comprovem a participação em 100% da atividade.
Inscrições
Podem se inscrever gratuitamente profissionais da comunicação, estudantes de graduação e de pós-graduação tanto da UFRN como de outras instituições. O interessado deve acessar a página do curso no Sigaa (https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/extensao/viewDadosCursoEvento.jsf) e, no final da página, clicar no link para realizar inscrição.

Programação:
Dia 09/03/2020 – 8h00-13h00
- Noopolítica, sociedade de controle e capitalismo rizomático.
- Natureza S/A, natureza líquida e natureza fashion: natureza-naturada, natureza-naturante.

Dia 10/03/2020 – 8h00-13h00
- O consumo e a lógica da publicização rizomática: ecosofia e agenciamentos de enunciação.
- A produção da subjetividade e as modelagens marcarias.

Dia 11/03/2020 – 8h00-13h00
- Processos de publicização e subjetivação nos campos do consumo verde e da RSA.
- Atividades em sala com os participantes.

Sobre o Prof. Dr. Fred Tavares:
Professor Associado e pesquisador da Escola de Comunicação (ECO) , do PPG EICOS / Instituto de Psicologia e do Instituto de Economia – UFRJ
Docente com mais de 30 anos experiência, é autor de diversos livros, entre os quais, Gestão da Marca, Discurso publicitário e Consumo, Natureza S/A, Natureza Líquida, Ecosofia das Marcas, Midia e Consumo: a subjetividade como mercadoria e R$C: Responsabilidade Socioambiental Compartilhada no Brasil e Luz, Câmera e Consumo.
Articulista e avaliador de periódicos nacionais e internacionais. É coordenador do GT PSICOLOGIA, SUSTENTABILIDADE E ÉTICA NAS PRÁTICAS INSTITUCIONAIS –  ANPEPP.
Coordenador dos grupos de pesquisa Rizoma Verde e PSYCCON.