Eventos já com as inscrições abertas na UFRN

Ciclo-Palestras-Coop.-Tec.-Internacional
CICLO DE PALESTRAS – COOPERAÇÃO INTERNACIONAL LAIS/UFRN
Comunicação e Antropologia na Saúde: desafios e perspectivas das diversidades e desigualdades socioculturais

Tema: Biomedicina e Antropologia: reflexões sobre o trabalho interdisciplinar com populações em vulnerabilidade.
Palestrante: Profa. Dra. Lucía Sanjuán Núñez – Médica e Dra. em Antropologia, professora associada da Universidade Autônoma de Barcelona e pesquisadora do ERAAS-GRAFO (Equip de Recerca Aplicada en Salut, en el Grup de Recerca en Antropologia Fonamental i Orientada).

Tema: Como a mídia olha para a sociedade e como a sociedade olha para a mídia
Palestrante: Prof. Dr. Nicolás Lorite García – Professor do Departamento de Publicidade, Relações Públicas e Comunicação Audiovisual da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB – Espanha) e Diretor do Observatório e Grupo de Pesquisa de Migração e Comunicação – MIGRACOM (UAB).
HORÁRIO: 19h-21h
LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física da UFRN, Campus Lagoa Nova.

MINICURSO
Como a mídia representa a sociedade e como deveria realmente representá-la: materiais para um decálogo de boas práticas midiáticas aplicadas à inclusão social e à prevenção
O minicurso “Como a mídia representa a sociedade e como ela deveria realmente representá-la: materiais para um decálogo de boas práticas midiáticas aplicadas à inclusão social e à prevenção”, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), apresenta o trabalho desenvolvido pelo Observatório e Grupo de Pesquisa de Migração e Comunicação – MIGRACOM da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Será ministrado pelo Prof. Dr. Nicolás Lorite García (UAB). O curso com duração de seis é destinado a professores e estudantes de graduação e pós-graduação da área de Comunicação, Saúde, Ciências Sociais, Educação, para profissionais de comunicação, saúde e educação e pesquisadores do Projeto Sífilis Não!. Como objetivos destacam-se: A) apresentar exemplos sobre a representação (fenotípica, protagonismo, etc.) das diversidades socioculturais, funcionais, etc., das migrações e dos grupos vulnerabilizados na publicidade, informação e ficção; B) apresentar um esquema metodológico e teórico para analisar o tratamento mediático e os seus efeitos dinamizadores na recepção social; C) discutir e recolher ideias sobre a forma apropriada de representar a sociedade e produzir uma mensagem de impacto de qualidade para campanhas como a sífilis. O evento é fruto da cooperação técnica e científica internacional desenvolvida no projeto de inovação Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de Atenção para Resposta Rápida à Sífilis (LAIS/SEDIS/NESC/UFRN/OPAS/MS 2018-2021), coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Valentim (LAIS/UFRN).
O curso será realizado de 02 a 03 de setembro de 2019, das 15h30-18h30, no Auditório da SEDIS/UFRN, Campus Lagoa Nova, Natal-RN.