Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2017.2

O PPgEM abre Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2017.2.

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá preencher o Requerimento abaixo e anexar cópias da Carteira de Identidade, do CPF, do Diploma e do Histórico Escolar da Graduação, e do Currículo Lattes.

Os documentos deverão ser entregues exclusivamente na Secretaria do PPgEM (Sala 226 do CCHLA), de 24 a 26/07/2017, das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

As disciplinas ofertadas serão:

• PEM0006 – ESTUDOS DA MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO – 03 CR (45h)

EMENTA / DESCRIÇÃO: A mídia enquanto instituição social. Interrelacionar as práticas midiáticas com os processos de significação sócio-culturais. Articular o equilíbrio entre a representação que a mídia faz das identidades locais, regionais, nacionais e globais e as noções de espaço público..

PROFESSORES: Em definição

HORÁRIO E LOCAL: Quarta-feira 4T345, local a definir.

• PEM0007 – ESTUDOS DA MÍDIA E PRÁTICAS SOCIAIS – 03 CR (45h)

EMENTA / DESCRIÇÃO: Contribuição das Ciências Sociais para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos. Construção de identidades. Espaço público. Mídia e construção da realidade social. Organização jurídico-política dos sistemas midiáticos. Iniciativas e respostas sociais de interação com as mídias.

PROFESSORES: Itamar  Nobre

HORÁRIO E LOCAL: Quarta-feira 4T345, local a definir.

• PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA I- O cinema latino-americano como world cinema: 1990-2015 – 03 CR (45h)

EMENTA / DESCRIÇÃO: A disciplina abordará algumas noções ou palavras-chave preponderantes no espaço público contemporâneo e  descreverá sua atuação, sua prática, como articuladoras de sentido de certas relações sociais, em especial as que se produzem e reproduzem nos meios de comunicação. Será abordado o tema mais específico da ingerência desses termos na categoria de world cinema, um epíteto que cataloga a produção de cinema (indie, paralelo, small cinema) considerada dissidente do modelo de Hollywood tanto no modo de produção e no idioma utilizado, quando for o caso, como em seu regime estético, mas, de outro lado, em concordância com as diretrizes sugeridas nos editais dos grandes festivais europeus e norte-americanos (em especial Estados Unidos e Canadá) de cinema do mundo.

PROFESSOR: Sebastião Albano

HORÁRIO E LOCAL: Quinta-feira 5T123, local a definir.

• PEM0012– TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA III– Comunicação Contra-Hegemônica – 03 CR (45h)

EMENTA / DESCRIÇÃO: A disciplina abordará diferentes enfoques teóricos e metodológicos de dispositivos da comunicação midiática. A reflexão deve explorar as várias construções possíveis em torno do conceito de comunicação contra-hegemônica, acentuando apropriações pertinentes aos processos midiáticos e/ou de midiatização.

PROFESSORES: Maria Ângela Pavan e Maria do Socorro

HORÁRIO E LOCAL: Quinta-feira 5T345, local a definir.

• PEM0035 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO IV- Teoria Narrativa e Arte Sequencial-01 CR (15h)

EMENTA / DESCRIÇÃO: Estudos narrativos e teoria da mídia. As quatro escolas de estudos narrativos (clássica, estruturalista, mítica e hermenêutica) e as narrativas seriadas da mídia. Como os estudos narrativos podem ajudar a analisar o discurso do jornalismo e das diferentes mídias audiovisuais e gráficas .

PROFESSOR: Marcelo Bolshaw

HORÁRIO E LOCAL: De segunda a sexta-feira( 25/09 a 29/09/2017 ) 23456M345, local a definir.

O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 20% (vinte por cento) do número de vagas destinadas para os alunos regulares.

O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar um Requerimento para cada inscrição.

O resultado dos alunos especiais selecionados será divulgado até às 17h do dia 01/08/2017 (terça-feira), no site www.cchla.ufrn.br/ppgem.

Requerimento – Seleção para Aluno Especial do Mestrado PPgEM 2017.2