Editora da UEPB e Rede Amlat lançam ebook e coleção em seminário internacional em Natal

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (Eduepb) e a Rede Temática de Cooperação Científica Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (Rede Amlat) lançaram nesta quinta-feira (24), em Natal, o ebook “Ambiências comunicacionais e vivências midiáticas digitais de internautas em telecentros de acesso público”.
Primeiro volume da Coleção Perspectivas Transmetodológicas da Comunicação, o livro de autoria do professor Juciano de Sousa Lacerda foi lançado durante o 10º Seminário Internacional Metodologias Transformadoras da Rede Amlat que acontece até este sábado (26), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “A parceria com a Rede Amlat, inaugurada com a publicação de uma nova coleção, representa um passo fundamental ao fortalecimento da nossa política de cooperação internacional e projeção no mercado editorial latino-americano”, diz o diretor da Eduepb, Luciano do Nascimento Silva.
Originário da tese de doutorado defendida pelo autor junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o ebook tem como preocupação descrever e interpretar o processo de midiatização digital envolvendo a emergência dos telecentros de acesso público e gratuito. Parte o estudo de experiências desenvolvidas no Paraná para compreender o fenômeno no Brasil e em países em desenvolvimento. “Processo caracterizado, portanto, pelas significações produzidas pelos internautas na vivência cotidiana das condições materiais e simbólicas que constituem a ambiência dos telecentros, marcada pelo entendimento que construímos de, no panorama da Sociedade da Informação, caracterizar os projetos de inclusão digital como política pública”, explica Juciano de Sousa Lacerda.
“As reflexões, questionamentos, informações e conhecimentos que o livro oferece mostram a importância crucial que os jovens, adolescentes e crianças dão aos seus mundos conversacionais, tornando-os ambientes e inter-relações comunicativas cotidianos de especial importância para suas vidas”, ressalta no prefácio do ebook o professor da Unisinos Alberto Efendy Maldonado, editor de Perspectivas Transmetodológicas da Comunicação. A coleção objetiva publicar obras críticas problematizadoras do campo da comunicação, a partir de um exercício epistemológico capaz de contribuir para a constituição de novas formas de estruturação midiática, sociocultural, política e acadêmica. Seu conselho científico é formado por colaboradores de várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras, latino-americanas e europeias, inclusive filiadas à Rede Amlat.
A rede congrega instituições como a Universidad Politécnica Salesiana do Equador (UPS), Centro de Experimentación para el Aprendizaje Permanente da Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez da Venezuela (UNESR), Centro de Estudios Avanzados e Facultad de Ciencias de la Comunicación da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina (UNC). Somam-se a elas o Observatório Cultural da Amazônia e Caribe (Ama[z]oom), Núcleo Transmetodológico de Investigación de la Comunicación (Yllanay), Grupo de Estudos em Antropologia do Ciberespaço da Universidade Federal de Santa Catarina (GrupCiber), Grupo de Pesquisa em Processos Comunicacionais da Unisinos (Processocom) e Grupo de Pesquisa Pragmática da Comunicação e da Mídia da UFRN (Pragma). Os dois últimos são coordenados pelos professores Alberto Efendy Maldonado e Juciano de Sousa Lacerda.
Acesse o ebook pelo endereço http://www.uepb.edu.br/ebooks/