Oficina de jornalismo trasmídia

11188496_10206643711635146_3985999315520391356_n
Oficina de jornalismo trasmídia
Professor: Denis Renó
Jornalista e documentarista, possui Mestrado (2006) e Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Paraíba (2003). Desenvolveu sua dissertação de Mestrado sobre Produção e Exibição de Cinema Documentário na Internet (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação do prof. Dr. Sebastião Carlos de Morais Squirra, e sua tese de Doutorado em Comunicação Social no programa de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, onde pesquisou sobre Linguagens para o Cinema Documentário Interativo (financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), sob a orientação da profa Dra Elizabeth Moraes Gonçalves.. Desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na Universidade Complutense de Madri (Espanha), com o tema “Jornalismo Transmídia: Um estudo sobre a produção de reportagens para mídias digitais”, sob a supervisão do prof Dr Jesus Miguel Flores Vivar.Desenvolveu outra pesquisa de pós-doutorado a Universidade de Aveiro (Portugal), com o tema “Touch Journalism: Linguagens para hiperjornalismo em dispositivos móveis”, sob a supervisão do professor Dr. Fernando Ramos. Tem experiência profissional na área de Comunicação, com ênfase em Audiovisual e Jornalismo Eletrônico, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e estudos de mídia, jornalismo, internet, interatividade e televisão, assim como em produções audiovisuais do gênero documentário. É professor assistente doutor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista – Unesp, onde ministra as disciplinas telejornalismo I e II, e professor permanente do Programa de Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Ponta Grossa, Brasil), professor visitante do Programa de Comunicação Social da Universidade de Santiago de Compostela (Santiago de Compostela, Espanha), professor visitante do curso de Jornalismo e Opinião Pública da Universidade do Rosario (Bogotá, Colômbia) e professor colaborador honorífico da Universidade Complutense de Madri, onde participa do grupo de pesquisa MidaLab. Como pesquisador, atua no desenvolvimento de pesquisas sobre Comunicação, Jornalismo, Narrativa Transmídia, Cinema interativo, Narrativas Audiovisuais e Novas Tecnologias Digitais. É membro-associado da Media Ecology Association, participa do núcleo de pesquisa em Conteúdos Digitais e Convergência Tecnológica da Intercom, é co-fundador das redes internacionais ICE – Informação, Comunicação e Educação e da Red Transmediaticos. É autor de 80 artigos científicos publicados em revistas do Brasil, Espanha, México, Portugal, Colômbia, Peru, Polônia e Paraguai. É autor de 4 livros publicados em Espanha e autor de 24 capítulos de livro publicados em Brasil, Espanha, Equador, Colômbia, Peru e Portugal. Foi autor de conferencias em Brasil, Estados Unidos, Portugal, Colômbia, Espanha, Equador, México, Peru e Argentina.
Ementa: Os processos comunicacionais vivem momentos de mudanças expressivas, especialmente no campo da linguagem. Tais modificações, provocadas a partir da internet e intensificadas com a web 2.0, alcançaram o jornalismo e provocam alterações no fluxo de produção, na composição das redações. Porém, a mais marcante alteração está na narrativa, agora denominada (e definida como) transmídia. Essa oficina propõe, a partir de uma introdução teórica, a prática da produção de reportagens transmídia, tomando como princípio conceitual o estudo apresentado por Renó e Flores (2012). Espera-se, com a realização dessa atividade, capacitar novos profissionais para esse campo em expansão.
Público: alunos e professores de jornalismo; profissionais de jornalismo.
Metodologia:
- Aulas expositivas para conceitualizar as novas narrativas a partir de um resgate histórico e teórico.
- Capacitação tecnológica e estética para a produção de reportagens
- Desenvolvimento de reportagens transmídia
Programação:
26/05: A narrativa comunicacional – da Gazzetta ao Jornalismo transmídia
- Aula expositiva, com duraçao de quatro horas.
27/05: Roteiros e estéticas para o Jornalismo transmídia
- Aula expositiva e atividade prática.
28/05: Produção e publicação de reportagens transmídia
- Atividade laboratorial.
Recursos:
- Laboratório com computadores conectados à internet
- Dispositivos móveis (fornecidos pelos participantes).
Bibliografia (leitura prévia):
RENÓ, Denis; FLORES, Jesús. Periodismo transmedia. Madri: Fragua, 2012.
As inscrições serão abertas pela Sigaa na próxima semana.

Obs: o livro será enviado em arquivo digital com duas semanas de antecedência do início das atividades.