Apresentação

Nos marcos da civilização tecnocientífica a humanidade se defronta com desafios, paradoxos e contradições verdadeiramente admiráveis. Por um lado, abundância dos megamercados globais, riqueza e vida ativa de multidões; por outro, desperdícios incalculáveis e zonas planetárias inteiras afetadas pela miséria e pela violência as quais crescem também no interior mesmo das grandes metrópoles do mundo. Ao mesmo tempo em que temos conquistas admiráveis no campo da ciência, da produção e da cultura, vemos o desenvolvimento de mercados bélicos cada vez mais poderosos. Ainda, percebem-se outros paradoxos, como qualidade de vida e vida prolongada, concomitantes à manipulação e à instrumentalização da vida e da saúde. Também, informação abundante e sem limites, paralela a um crescimento da alienação das pessoas. A civilização tecnocientífica é uma conquista monumental da humanidade cuja existência é inseparável de seus aparatos técnicos e científicos, mas suas contradições internas são incomensuráveis. Deste fato, nos encontramos em uma encruzilhada de muitos labirintos. O que liberta, aprisiona e o que salva, condena. O que fazer? Que atitudes adotar diante das revoluções tecnocientíficas que arrastam a tudo e a todos praticamente sem chances de retorno? Assim, considerando as vastas implicações e a enorme importância da tecnociência na vida social, profissional e subjetiva, bem como os efeitos e os impactos da tecnologia na sociedade atual, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU promove o XIV Simpósio Internacional IHU. Revoluções Tecnocientíficas, Culturas, Indivíduos e Sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea.

Objetivos

Objetivo geral: XIV Simpósio Internacional IHU Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades propõe-se a desenvolver uma reflexão crítica e transdisciplinar que auxilie a pensar o sentido, as implicações e os desafios teóricos e práticos da contemporaneidade tecnocientífica para a vida. Objetivos específicos: – Analisar criticamente as potencialidades e riscos da tecnociência contemporânea. – Discutir os impactos da tecnociência no conceito de natureza humana. – Debater as implicações da tecnociência nos modos de subjetivação contemporâneos. – Analisar os impactos dos novos modos de produção sobre a vida humana e o planeta. – Ponderar os impactos das tecnologias telemáticas no governo político da vida humana no marco da tensão entre o controle total e a democracia virtual. – Refletir sobre os desafios jurídicos oriundos das tecnociências sobre a vida.

Período

21/10/2014 a 23/10/2014

Carga Horária

Dias de Aula

Conforme o programa.

Auditório Central – Unisinos

Público de interesse

Professores, alunos, funcionários da Universidade e interessados em geral.

Certificado

O certificado de Frequência (75% de participação) será entregue ao final do evento. Para isso o aluno deverá assinar a ata de presença nas atividades.

Promoção

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Instituto Humanitas Unisinos – IHU

Para mais informações, efetuar a inscrição, e consultar como proceder para o envio de trabalhos, consulte o site do Evento: