O curso de Filosofia da UFRN foi criado pela Resolução nº 40/79, de 17 de abril de 1979 e foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 485/86 do MEC, em 11 de agosto de 1986.

Com o objetivo de contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento da pesquisa e do ensino, o Departamento de Filosofia vem adotando, desde o início dos anos noventa, uma política de qualificação docente. Como resultado desta política, atualmente, todos os nossos docentes são doutores e 60% dos professores possuem pós-doutorado.

O Curso de Filosofia foi responsável pela iniciativa de propor à Biblioteca Central "Zila Mamede" a compra do precioso acervo bibliográfico do prof. Gerardo Dantas Barreto, o qual tem sido frequentemente citado em trabalhos publicados no Brasil e no exterior, além de contar com obras raras, que atendem, sobretudo, aos projetos de pesquisa na área de concentração escolhida para inaugurar o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN, a metafísica.

O Curso de Filosofia é responsável pelo atendimento de atividades docentes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia , assim como especializações em Filosofia e das disciplinas integrantes do currículo de diversos outros cursos da UFRN, tais como: Comunicação Social, Matemática, Geografia, Psicologia, Direito, Serviço Social, Biblioteconomia e está aberto para oferecer disciplinas para vários outros cursos da UFRN.

No que diz respeito à extensão, o DEFIL tem promovido eventos e cursos nas áreas de Metafísica, Filosofia Antiga, Neoplatonismo, Ética e Filosofia Política, eventos de Bioética, Seminários de Lógica e outros, além da tradicional Semana de Filosofia da UFRN que vem sendo realizada anualmente, há mais de 25 anos, e que vem atraindo pesquisadores de todo o Brasil.

Em relação à pós- graduação, o PPGFIL (www.cchla.ufrn.br/ppgfil) oferece o curso de mestrado em Filosofia desde 2001, atualmente com a nota CAPES 4 e, a partir de 2016, oferece também o doutorado em Filosofia, com linhas de pesquisa em Metafísica e Lógica e em Ética e Filosofia Política.



RESOLUÇÃO Nº 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013.