Histórico

Os Encontros Coloniais surgiram como uma forma de reunir pesquisadores que trabalham com o período colonial. Inicialmente, o evento foi pensado para promover a ampliação do diálogo entre professores, pesquisadores e alunos integrantes do REHS. Organizado pelo Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS), vinculado ao Departamento da História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o LEHS-UFRN compõee o grupo de pesquisa Rede de Experimentação em História Social (REHS), que atualmente congrega três laboratórios (na UFRN, na UFRJ e na UnB). O I Encontros Coloniais ocorreu em 2012, recebendo pesquisadores do REHS, articulados nos mais diversos debates sobre os aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais do Brasil colonial. Devido ao profícuo diálogo estabelecido entre os participantes, decidiu-se promover a segunda edição do evento.

Em 2014, o II Encontros Coloniais teve como objetivo compartilhar as experiências e os resultados das pesquisas realizadas pelo LEHS-UFRN para o público potiguar, com a participação de convidados especialistas na área de História Colonial. Além disso, o evento conta com a presençaa de professores da áea, de diversas universidades da região Nordeste. No II Encontros Coloniais, alunos de graduação e pós-graduação, professores e graduados tiveram a oportunidade de apresentar e discutir suas pesquisas desenvolvidas na época, focadas principalmente nas Capitanias do Norte, permitindo que a comunidade acadêmica e o público potiguar em geral participassem das discussões atuais da História Colonial do que hoje é a região Nordeste.

Em sua terceira edição, os Encontros Coloniais pretendem reunir especialistas de História Colonial para debaterem os trabalhos apresentados pelos alunos que desenvolvem pesquisa no LEHS. O evento consistirá em um conjunto de debates coordenados pelos professores convidados, no qual serão desenvolvidas discussões em forma de comunicações orais e mesas redondas. O III Encontros Coloniais objetiva fortalecer a produção acadêmica dos alunos de graduação e pós-graduação em História da UFRN; permitir o diálogo entre professores de diversas universidades do país; aprofundar a discussão historiográfica sobre o Brasil colonial; além de possibilitar a aproximação dos alunos da graduação com o mundo acadêmico, bem como interar todos aqueles que tenham interesse em conhecer e se aprofundar na História Colonial do Rio Grande do Norte bem como das demais capitanias do Brasil.