SUBMISSÕES

A MÍDIA E OS ESTRATOS DO TEMPO: MEMÓRIA, PRESENTE E FUTUROS DA MÍDIA


O XII Encontro Nacional de História da Mídia promovido e realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia –ALCAR e realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte possui como objetivo precípuo reunir investigadores que realizam pesquisas que interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. Durante três dias serão debatidas temáticas concernentes às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo e com os processos deontológicos que marcam cada uma das áreas envolvidas. A intenção das Instituições realizadoras é proporcionar um ambiente propício para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.

Para 2019 a temática a ser debatida envolve o relacionamento da Mídia com as camadas do tempo. Pretende-se assim, proporcionar um espaço propício para o debate, a partir da:

Trajetória, história e memória da mídia enquanto agente articulador entre experiências históricas, contemporâneas e futuras no campo da comunicação. A relação entre memória e história como um dos focos de tensão na compreensão das formas e modelos midiáticos a partir da compreensão do tempo presente. A articulação entre passado e futuro na experiência midiática brasileira em torno dos processos comunicativos tradicionais em articulação com os múltiplos futuros possíveis do imediato, dos hiperestímulos, e da fluidez entre a articulação da memória com o imaginário tecnológico. Antigas e novas formas de experiências comunicativas na sociedade informacional. Novas tecnologias de comunicação, processos, políticas midiáticas, de consumo e contínuos fluxos de transformação. Tensionalidades e encontros entre os espaços de experiência e os horizontes de expectativas, assim como, a exploração do lugar da mídia nos modos de aquisição da experiência, com vistas a problematizar as singularidades, as regularidades e as estruturas de repetição em que a mídia surge como agente da história.

PALAVRAS-CHAVE: História da Mídia 2019; História; Memória; Estratos do Tempo; Futuro

CHAMADA
O Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia possui na atualidade nove Grupos Temáticos que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da Mídia Impressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia. Para os GTs são aceitos textos de professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Estudantes de graduação podem submeter artigos em parceria com seus orientadores. Profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas oculares da história da mídia também são convidados a enviar propostas.

Pesquisadores, profissionais e estudantes de todas as áreas do conhecimento podem submeter trabalhos até o dia 21 de abril de 2019. 

O processo de submissão, avaliação e aprovação dos trabalhos não está condicionado à formalização da inscrição no Encontro. No entanto, é necessário que o postulante comprove a realização de sua inscrição e o pagamento da respectiva taxa para que possa participar e apresentar o trabalho no evento, receber certificado de participação e para que a produção conste nos anais do evento.


Calendário de Inscrições
Inscrições: 10 de fevereiro a 07 de junho de 2019
Submissão de trabalhos: 15 de fevereiro a 29 de abril de 2019
Divulgação da Carta de Aceite: até 27 de maio de 2019

Normas Editoriais:

O trabalho deve conter:

• Título: em negrito, fonte Times New Roman, 14, centralizado. Incluir nota de rodapé informando em qual GT o trabalho será apresentado.

• Autor(es): último sobrenome em maiúsculas, titulação ou graduação, identificação da instituição e unidade de federação – em Times New Roman, 12, centralizado, duas linhas após o título. Incluir nota de rodapé com breve currículo do autor e endereço eletrônico.

• Resumo: entre 10 e 15 linhas, deve ser formatado em fonte Times New Roman, 10, justificado, espaçamento entre linhas simples.

• Palavras-chave: o resumo deve ser seguido por, pelo menos, três palavras-chave, sendo a primeira ancorada na temática do respectivo GT e as demais especificando subáreas temáticas ou interfaces disciplinares.

• Texto: alinhamento justificado; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entrelinhas de 1,5, margem superior/inferior e esquerda/direita 3 cm, de 10 a 15 páginas, incluindo bibliografia.

• Referências: conforme norma da ABNT

Baixe aqui um modelo de submissão de trabalho.
 
Informações Importantes:

1) Os textos completos devem ser salvos em formato .pdf e ter como título o GT específico, nome e sobrenome do autor (por exemplo, gtjornalismo_joao_cunha). Os textos completos devem ser enviados para o e-mail do Grupo Temático respectivo, com cópia para o e-mail congressoalcar2019@gmail.com
 
2) Os autores devem aguardar resposta de confirmação do recebimento pelo respectivo coordenador do GT.

3) Na ausência de resposta imediata, recomenda-se fazer nova remessa, para evitar problemas de extravio.

4) Os coordenadores de grupos temáticos somente incluirão no programa do evento e os organizadores locais somente publicarão nos Anais Eletrônicos aqueles trabalhos cujos autores estiverem formalmente inscritos.

5) Cada autor só pode submeter um trabalho como autor principal e, no máximo, dois trabalhos como autor secundário.

São considerados autores principais: graduados, especialistas, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores.

Os graduandos só podem inscrever trabalhos em co-autoria com seus respectivos orientadores.

6) Os trabalhos devem ter o número máximo de 5 (cinco) autores (autor principal + co-autores). 

Conheça o local do evento:

Em 2019, o Alcar acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte.

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Confira no mapa: