image 2

REVISTA INTERDISCIPLINAR DE
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO

ISSN 1984-3879

Edições Anteriores

NÚMERO ESPECIAL

SABERES

Capa
"Versão Completa"

 

ARTIGOS


Adriano Marques da Silva
SAINSBURY E A TESE DA IMERSÃO LINGÜÍSTICA

Bárbara Romeika Rodrigues Marques
A CONDIÇÃO DE SER DO MUNDO: HANNAH ARENDT E O SENTIDO DA POLÍTICA

Bruno Camilo de Oliveira
A METAFÍSICA DE ISAAC NEWTON

Dax Moraes
SCHOPENHAUER E O MITO DO PECADO ORIGINAL: ACERCA DA VONTADE COMO QUERER-SER

Ideusa Celestino Lopes
GIORDANO BRUNO: CRÍTICA AO GEOCENTRISMO E DEFESA UNIVERSO INFINITO

Lauro Ericksen C. de Oliveira
O SER-COM COMO COMPARTILHAMENTO DA VERDADE DO SER-AÍ

Lucas Mafaldo Oliveira
PAIDÉIA, RETÓRICA E DIALÉTICA NO “FEDRO” DE PLATÃO

Maria Fernanda Cardoso Santos
A ONTOLOGIA DO PRESENTE E AS ARTES DA EXISTÊNCIA EM FOUCAULT

Maria José da C. Souza Vidal
ÉTHOS E POLÍTICA SEGUNDO MAQUIAVEL

Mauro Rogério de Almeida Vieira
SINTOMAS DE UMA POLÍTICA CULTURAL NA PROPOSTA DE O NASCIMENTO DA TRAGÉDIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE

Miguel Pereira Neto
XÉNOS NO SOFISTA E SUA RELAÇÃO COM OS ESTRANGEIROS DE ATENAS E A TEORIA DO SER

Oscar Cavalcanti de Albuquerque Bisneto
HEGEL E O PROBLEMA DO CETICISMO

Poliana Emanuela da Costa
INAUTENTICIDADE E FINITUDE EM HEIDEGGER

Renato de Medeiros Jota
ANALOGIA E EMPIRISMO NA FILOSOFIA MORAL DE HUME

Sidinei José Schneider
INTRODUÇÃO AO QUESTIONAMENTO SOBRE O CONCEITO DE VERDADE EM HEIDEGGER

Solange Aparecida de Campos Costa
ASPECTOS DO TRÁGICO EM HÖLDERLIN

Túlio Madson de Oliveira Galvão
PARA ALÉM DA TRAGÉDIA: A ARTE NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO NIETZSCHE

Vanessa Alves de Lacerda Santos
MITO: ENTRE A REFLEXÃO DO REAL E O REFLEXO DO INTELIGÍVEL

Vilma Vitor Cruz e Cinara Maria Leite Nahra
NEUROÉTICA: DEVER E UTILIDADE e


NÚMERO 5

SABERES

Capa
"Versão Completa"

 

ARTIGOS


EDUCAÇÃO


André Luis La Salvia
POR UMA PEDAGOGIA DO CONCEITO

Ester Maria Dreher Heuser
MUROS DO ESTÁGIO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FILOSOFIA.

Fernando Lopes de Aquino
A DIALÉTICA DA FORMAÇÃO CULTURAL EM THEODOR W. ADORNO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E O ENSINO DE FILOSOFIA HOJE.

Leno Francisco Danner
PENSANDO SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA: SÓCRATES, PLATÃO E ARISTÓTELES, OU SOBRE AS BASES DA EDUCAÇÃO OCIDENTAL – UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CASO BRASILEIRO.

Noêmia de Sousa Chaves
CONTRIBUIÇÕES DO PRAGMATISMO KANTIANO PARA UMA EDUCAÇÃO BIOÉTICA.


FILOSOFIA


Agenor Cavalcanti de Vasconcelos
NIETZSCHE E OS ÍNDIOS AMAZÔNICOS.

Eduardo Pellejero
MIL CENÁRIOS: PERSPECTIVISMO E DRAMATIZAÇÃO NA OBRA DE GILLES DELEUZE.

Ildenilson Meireles Barbosa
A FILOSOFIA DE NIETZSCHE COMO PROPEDÊUTICA À SUPERAÇÃO DO HOMEM.

Rafael Lucas de Lima
HOMEM-PREOCUPADO.

Remi Schorn
DOGMATISMO, REGRESSO INFINITO E PSICOLOGISMO NO RACIONALISMO CRÍTICO.

Renato de Medeiros Jota
A RESPOSTA CÉTICA DE HUME A RAZÃO TEOLÓGICA DE DESCARTES.

Rodrigo Castro Orellana
FILÓSOFOS E VIAJANTES: O PENSAMENTO COMO EXTRAVIO.

Rodrigo Ribeiro Alves Neto
MUNDO E NATUREZA.

 

RESENHAS

Ivanaldo Santos
Cartografias conceituais: uma abordagem da filosofia contemporânea, de Cláudio Costa.


NÚMERO 4

SABERES

Capa
"Versão Completa"

 

ARTIGOS


EDUCAÇÃO


José João Neves Barbosa Vicente
EDUCAÇÃO E TOTALITARISMO

Noelma Cavalcante de Sousa e Antonio Basílio Novaes Thomaz de Meneses
O PODER DISCIPLINAR: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR

Rejane Margarete Schaefer Kalsing
EDUCAÇÃO E HISTÓRIA EM KANT, ALGUNS ENTRELAÇAMENTOS?

Thaline L. Ribeiro Fontenele
O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA FILOSOFIA MORAL DE ALASDAIR MACINTYRE


FILOSOFIA


Ana Rafaella Pereira Melo
MATEMÁTICA ENQUANTO CIÊNCIA INTERMEDIÁRIA NA REPÚBLICA DE PLATÃO

Deniz Nicolay
O ENGANO DE DIOTIMA

Everton Da Silva Rocha
MORTE VOLUNTÁRIA E IMORTALIDADE, DUAS FACES DO DESEJO EM TORNO DA MORTE NO PENSAMENTO DE EPICURO

Ivanaldo Santos
NIETZSCHE E A LINGUAGEM

Jorge dos Santos Lima
COMENTÁRIOS SOBRE A COISA DE HEIDEGGER

Julio Cesar Rodrigues Pereira
O MECANICISMO COMO PONTO DE PARTIDA DO ATEÍSMO: UMA DISCUSSÃO COM RENÉ DESCARTES

Martinho Antônio Bittencourt De Castro
TRÊS MOMENTOS DA FILOSOFIA DA LUZ: AL-KINDI, GROSSETESTE E LEIBNIZ

 

RESENHAS

Márcio Venício Barbosa
A postulação da realidade : filosofia, literatura, política, de Eduardo Pellejero


NÚMERO 3

SABERES

Capa
"Versão Completa"

 

ARTIGOS

Adolfo Vásquez Rocca
PETER SLOTERDIJK: TREMORES DE AR, ATMOTERRORISMO E CREPÚSCULO DA IMUNIDADE

Eduardo Pellejero
A LIÇÃO DO ALUNO: UMA INTRODUÇÃO À OBRA DE JACQUES RANCIÈRE

Maikon Chaider Silva Scaldaferro
MÍMESIS, PAIDEIA E POLÍTICA

Maria Inês Carpi Semeghini
TRABALHO E SOCIABILIDADE NA ONTOLOGIA DE GEORG LUKÁCS

Patrícia de Almeida Dantas
INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO NA ESCOLA: PROPOSTAS DE INTERVEÇÃO PEDAGÓGICA

Sandro de Castro Pitano e Gomercindo Ghiggi
AUTORIDADE E LIBERDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA: PAULO FREIRE E O CONCEITO DE AUTONOMIA

 

RESENHAS

Jorge dos Santos Lima
Número e razão: os fundamentos matemáticos da metafísica platônica, de Glenn W. Erickson e John A. Fossa

Marina López
A promessa da política, de Hannah Arendt


NÚMERO 2

SABERES

Capa1
"Versão Completa"

 

ARTIGOS

André Luiz Simões Pedreira e Kleverton Bacelar Santana
A EDUCAÇÃO DO INTELECTO EM SCHOPENHAUER

Diego Sztulwark
¿"CUESTIÓN" DELEUZE?: LAS APROPIACIONES CONTEMPORÁNEAS DE DELEUZE

Francisco Carlos de Lucena e Jorge dos Santos Lima
SER NEGRO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE “IDENTIDADE NEGRA”

Irene Viparelli
LE INCOERENZE TEORICHE DELLE RIFLESSIONI MARXIANE DEGLI ANNI QUARANTA E IL VALORE “TEORICO” DELLA RIVOLUZIONE DEL 1848

Jorge dos Santos Lima
O FORTE EM PLATÃO: UMA INTERPRETAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE TRASÍMACO E SÓCRATES

José Caselas
FIGURAS CONTEMPORÂNEAS DO BIOPODER

José Fernando da Silva
PANTEÍSMO E SOLIPSISMO NO TRACTATUS DE WITTGENSTEIN

Mário Antônio de Lacerda Guerreiro
A MENTIRA DE UM PONTO DE VISTA ÉTICO E POLÍTICO EM CELSO LAFER

Rita Josélia da Capela
IDEOLOGIA E DOENÇA SOCIAL: FENOMENOLOGIA E CURA

Rogério Foschiera
AUTENTICIDADE E ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA EM CHARLES TAYLOR

Rosario Herrera Guido
JACQUES LACAN, FILOSOFIA, PSICANÁLISE E CIÊNCIA

Víctor Manuel Pineda
EL DIVAN IMAGINARIO: FILOSOFÍA DE LA REPRESENTACIÓN


NÚMERO 1

SABERES

Capa1
"Versão Completa"

 

ARTIGOS

Aldo Lopes Dinucci
O ELENCHUS COMO O PRINCIPAL INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA SOCRÁTICA

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
FOUCAULT, BORGES E A EXPERIÊNCIA DA LINGUAGEM

Eduardo Pellejero
BORGES E A POLÍTICA DA EXPRESSÃO: A TRANSVALORAÇÃO DO PASSADO NACIONAL

Francisco López Corral
EL HUMOR O LA FATALIDAD DE LA HERMENÉUTICA

João Pedro Cachopo
UMA REVISÃO CRÍTICA SOBRE A LEITURA HABERMASIANA DA DIALÉCTICA DO ILUMINISMO DE ADORNO E HORKHEIMER

Jorge dos Santos Lima
A DIALÉTICA PRESENTE NA ESTRUTURA TEXTUAL D’O SOFISTA DE PLATÃO

Mario Teodoro Ramírez
AUTENTICIDAD Y FRÓNESIS: DE FERRARA A VILLORO

Moisés David S. G. Ferreira
A QUESTÃO DAS ORIGENS DA LINGUAGEM NA OBRA LINGUAGEM E MITO DE ERNST CASSIRER

Rodrigo Reis Lastra Cid
REFLEXÕES ACERCA DOS CURRÍCULOS EDUCACIONAIS E A FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

RESENHAS

Eduardo Pellejero
La fable cinematographique, de Jacques Rancière

Jorge dos Santos Lima
A preleção (1929) de que é Metafísica?, de Martin Heidegger


 

 

Coleção Completa
Coleção Completa