II SEMINÁRIO INTERNACIONAL PROCAD CAPES USP/UFRN/UFMS – Mediaciones, Estudios Visuales y Humanismo Latinoamericano

Ministrante: Prof. Dr. Fernando R. Contreras – Universidade de Sevilha (Espanha).

SESSÃO I
DIA 13 DE AGOSTO DE 2019 – MANHÃ – 09-12h

SESSÃO 2
DIA 13 DE AGOSTO DE 2019 – TARDE – 15-18h

Local: Auditório I do Labcom, Decom/UFRN, Campus Lagoa Nova.

Todo o humanismo implica um projeto de superação das decadências do humano. O humanismo latino-americano está fundamentalmente entrelaçado nos frágeis fios da mestiçagem, hibridação, subalternidade, mediação e apropriação da diversidade cultural. Conceber o latino-americano implica controvérsias como a lealdade ao primitivo e a abertura ao moderno. A busca de uma identidade humanista latino-americana não é um programa de mediação simbólica, mas um exercício de criação transcultural que termina em uma promessa insatisfatória. Neste seminário, analisaremos através da investigação da cultura visual e dos princípios dos regimes escópicos a reconstrução de um pensamento humanista utópico onde a intercomunicação entre as diferentes identidades culturais do continente e o intercâmbio de um novo universalismo pluricultural estão abertos ao diálogo contínuo. O culto à natureza, a busca da liberdade, a razão, o protesto ou a obediência, as experiências cotidianas, o caminho da felicidade serão aspectos a contemplar no estudo da evolução do pensamento iluminado latino-americano à cultura pós-moderna das mediações. Através de estudos culturais, especificamente estudos visuais, o seminário destacará a importância da mediação simbólica e da obsessão popular por certas iconografias. O culto do poder, da natureza ou a manutenção de crenças tão profundas que já estão escondidas no subsolo do inconsciente são expressos nessas iconografias pertencentes à vida moderna. Todas estas questões serão apresentadas ao longo das sessões do seminário para serem debatidas, a fim de medir com precisão filosófica o humanismo latino-americano.

O Seminário será ministrado pelo Prof. Dr. Fernando R. Contreras, Professor Titular de Cibercultura no curso de Jornalismo da Universidad de Sevilla, Vicedecano de Infraestructuras, Tecnologías y Desarrollo de Proyectos da Facultad de Comunicación (9 años) y director del Grupo de Investigación de Tecnología, Arte y Comunicación do Plan Andaluz de Investigación, Desarrollo e Innovación (PAIDI 2008-2014).

Cartaz-SeminárioContrerasUFRN