Calendário do PPgEM 2019.2 (SEGUNDA RETIFICAÇÃO)

  • MATRÍCULAS (ONLINE) PARA ALUNOS REGULARES DA UFRN: 22 a 26/07/2019  no SIGAA (www.sigaa.ufrn.br).
  • PERÍODO DE VALIDAÇÃO DAS MATRÍCULAS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES: 29/07 até 02/08/2019.
  • PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA A SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS: 22 a 26/07/2019, das 08h às 17h, na Secretaria do PPGEM (prédio do DECOM).

OBSERVAÇÃO: O candidato poderá se inscrever em mais de uma disciplina, mas deverá apresentar Requerimento e Currículo Lattes para cada inscrição. O número de vagas para alunos especiais será de, no máximo, 20% das vagas preenchidas pelos alunos regulares. Os documentos necessários são:

  • Requerimento (disponibilizado no site);
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia do Diploma e do Histórico Escolar da graduação;
  • Cópia do Currículo Lattes resumido.
  • RESULTADO DOS ALUNOS ESPECIAIS SELECIONADOS: 05 de agosto de 2019, no site www.cchla.ufrn.br/ppgem;
  • PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS ESPECIAIS SELECIONADOS: 06 a 09 de agosto de 2019.
  • PERÍODO DE REMATRÍCULA ALUNOS REGULARES: 26 a 28 de agosto.
  • INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO 2019.2: 05 de agosto de 2019.
  • ÚLTIMO DIA PARA TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS (no SIGAA): 30 de setembro de 2019.
  • TÉRMINO DO SEMESTRE LETIVO 2019.2: 29/11/2019.

DETALHAMENTO DAS DISCIPLINAS:

PEM0010 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 1 – LITERATURA, MÍDIA E DIREITOS HUMANOS

Dia/hora: segundas-feiras das 14h55 às 17h40 (2T345)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Angela Pavan e Socorro Veloso

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Com o apoio de produções literárias e de distintos enfoques teóricos e metodológicos associados ao campo da literatura e das mídias, propõe-se o debate em torno da multiplicidade de experiências narrativas, bem como de seus desdobramentos (obras de ficção e não ficção, histórias de vida, projetos coletivos, produções no ambiente digital, narrativas audiovisuais, entre outros) visando à compreensão do complexo cenário social, cultural e político nos quais essas experiências se encontram – e se confrontam.

PEM0001 – TEORIAS DA COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

Dia/hora: terças-feiras das 13:50 às 17:40 (3T2345)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO (para alunos ingressos em 2019.1)

Profs.: Juciano Lacerda e Michael Hanke

Carga horária: 60h

Créditos: 04

Ementa: Conceitos de Mídia. Lógicas, suportes, materialidades, convergências e dispositivos midiáticos. Perspectivas dos estudos das mídias na contemporaneidade. Práticas e sociabilidades nos processos midiáticos. Paradigmas, modelos e processos em construção.

PEM0006 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Dia/hora: quartas-feiras das 13:00  às 15:45 (4T123)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO DA LINHA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO (para alunos ingressos em 2019.1)

Profs.: Josenildo Bezerra e Luciana Miranda

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: A mídia enquanto instituição social. Interrelacionar as práticas midiáticas com os processos de significação socioculturais. Articular o equilíbrio entre a representação que a mídia faz das identidades locais, regionais, nacionais e globais e as noções de espaço público.

PEM0007 – ESTUDOS DE MÍDIA E PRÁTICAS SOCIAIS

Dia/hora: quartas-feiras das 15:45 às 18h30 (4T456)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO DA LINHA DE PRÁTICAS SOCIAIS (para alunos ingressos em 2019.1)

Profs.: Itamar Nobre e Sebastião Albano

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Contribuição das Ciências Sociais para a compreensão das práticas midiáticas na sociedade contemporânea, com ênfase no exame dos processos midiáticos. Construção de identidades. Espaço público. Mídia e construção da realidade social. Organização jurídico-políticae ecômicados sistemas midiáticos. Iniciativas e respostas sociais de interação com as mídias.

PEM0012 - TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 3 – POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO NOS TEMPOS DE CÓLERA

Dia/hora: quintas-feiras das 13h às 15h45 (5T123)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Janaíne Aires e Suzy dos Santos

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: A verve crítica de Garcia Márquez ao narrar a vida política nos serve como dupla inspiração. Por um lado, sua farta produção jornalística está repleta de exemplos que remetem com facilidade ao berço das nossas elites – patriarcal-patrimonialista – e seu modus operandi – clientelista, colonizado – e, por outro lado, a longa jornada até a travessia final para o amor de Fermina e Florentino, no romance O amor nos tempos do cólera, nos serve de analogia para o estudo das complexas relações que se estabelecem entre os sistemas midiático e político na construção das políticas de comunicação no contexto capitalista dos países periféricos. O longo rito da travessia, permeado por intervenções estruturais ou por impactos conjunturais, inspira a pensar uma linha narrativa das políticas de comunicação na história política nacional no último século. Começando na implantação do rádio, no contexto das duas grandes guerras do século XX, passando pelos longos períodos autoritários e chegando ao atual contexto de desdemocratização global, pretendemos estudar a economia política da comunicação, em particular da radiodifusão aberta, analisando suas lógicas estruturais, processos de mercantilização e suas dinâmicas de espacialidade no Brasil. A base essencial será a discussão das possibilidades metodológicas, de coletas de dados e do marco conceitual do projeto de pesquisa Coronelismo Eletrônico: dinâmicas assimétricas de poder e negociação, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação como parte dos resultados finais da pesquisa.

PEM0011 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA 2 – IMAGEM, MÍDIA E CRISE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA

Dia/hora: quintas-feiras das 15:45 às 18:30 (5T456)

OPTATIVA PARA MESTRADO E DOUTORADO

Profs.: Adriano Cruz

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: A midiatização da política; Crises políticas, a Operação Lava Jato e a cobertura da mídia; Mídias sociais, fake news e pós-verdade no Brasil; O jornalismo político e a desconfiança na democracia contemporânea; Propaganda política, ciberativismos e (des)construção da imagem pública.

CALENDÁRIO PPGEM 2019.2 (RETIFICADO)

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