UFRN recebe o XII Encontro Nacional de História da Mídia

ALCAR 2019A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe, entre os dias 19 e 21 de junho, o XII Encontro Nacional de História da Mídia, com o tema A Mídia e os Estratos do Tempo: memória, presente e futuros da mídia. O evento tem, na organização local, a participação dos professores do Departamento de Comunicação da UFRN, Valquiria Kneipp e Daniel Meirinho. Informações sobre inscrições, submissão de artigos e grupos de trabalho estão disponíveis no site http://www.cchla.ufrn.br/alcar2019.

O evento é realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (ALCAR) com o objetivo de reunir investigadores que realizam pesquisas e interligam os campos da História e da Comunicação e que procuram sanar lacunas existentes na historiografia do campo por todo o país. A intenção das instituições realizadoras é proporcionar um ambiente harmonioso para a troca de conhecimento e fortalecer as pesquisas sobre história da comunicação em todas as suas nuances.

Durante três dias serão debatidas temáticas relacionadas às práticas comunicacionais e midiáticas e suas relações com a construção da memória e da história do campo, e com os processos deontológicos, que marcam cada uma das áreas envolvidas. Na programação consta debates sobre a Comunicação e Movimentos Sociais – panorama histórico contemporâneoe ainda Contribuições de José Marques de Melo ao campo da Comunicação.

Em 2019, o Encontro contará com nove Grupos Temáticos (GTs) que se distribuem em: História do Jornalismo; História da Publicidade e da Comunicação Institucional; História da Mídia Digital; História da MídiaImpressa; História da Mídia Sonora; História das Mídias Audiovisuais; História da Mídia Visual; História da Mídia Alternativa e Historiografia da Mídia.

O último encontro nacional reuniu 468 participantes de todas as regiões brasileiras, além de pesquisadores de Portugal e França. Na ocasião foram apresentados 306 artigos, um total de 486 autores, distribuídos em 46 sessões temáticas. Esta é a terceira vez que o evento é realizado em uma cidade do Nordeste. A primeira vez foi em São Luís (MA), em 2006; e a segunda na cidade de Fortaleza (CE), em 2009.

Leave a Reply