OFERTA DE DISCIPLINAS 2019.1 (RETIFICADA)

PEM0033 – SEMINÁRIOS EM COMUNICAÇÃO II – SENTIDOS DE RAÇA NA CULTURA DIGITAL

Dia/hora: Segunda, quinta e sexta, 29/04, 02/05, 06/05, 08/05 e 10/05 – 09h às 12h

Profa.: Fernanda Ariane Silva Carrera

Carga horária: 15h

Créditos: 01

Ementa: Construções de sentido de negritude e branquitude no ambiente digital. Raça e representação de si em sites de redes sociais. Racismo e machine learning. Protecionismo branco online. Algoritmos e discriminação. Discursos de ódio e narrativas de ciber-racismo sob anonimato. Raça e desigualdade digital.

PEM0002 – METODOLOGIAS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA

Dia/hora: terças-feiras das 13:00 às 16:35 (3T1234)

OBRIGATÓRIA PARA MESTRADO E DOUTORADO (para alunos ingressos em 2019.1)

Profs.: Juciano de Sousa Lacerda e Marcelo Bolshaw Gomes

Carga horária: 60h

Créditos: 04

Ementa: Metodologia científica e abordagens metodológicas das Ciências Sociais e das Ciências da Linguagem. Métodos de procedimento; Técnicas de Pesquisa; Técnicas de análise de sentidos; Metodologia específica para pesquisa em Comunicação Midiática; Contextualização social dos elementos do processo da Comunicação Midiática; delimitação do campo da Mídia; Principais referenciais teórico-metodológicos de pesquisa; Formatação do projeto de dissertação.

PEM0011 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA I – ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO FASCISTA NA MÍDIA BRASILEIRA

Dia/hora: quarta-feiras das 13:00 às 15:45 (4T123)

Profs.: Daniel Dantas Lemos

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Estudos Críticos do Discurso. Análise Crítica do Discurso. Relações de poder, dominação e abuso de poder. Poder como controle. Controle do discurso. O discurso do fascismo brasileiro. Dialogo, ética, política e fascismo.

PEM0012 – TÓPICOS EM COMUNICAÇÃO MIDIÁTICA III - ESTUDOS PÓS-COLONIAIS, MÍDIA E SOCIEDADE

Dia/hora: Quintas-feiras das 15:45 às 18:30 (5T456)

Profs.: Itamar de Morais Nobre

Carga horária: 45h

Créditos: 03

Ementa: Debates introdutórios aos estudos sobre comunicação, mídia, cultura e sociedade, no âmbito do pensamento pós-colonial. Epistemicídio e injustiça cognitiva. Reflexão sobre as narrativas midiáticas, contextualizadas no campo da descolonização das ideias. Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia. Mídia, Internet e ativismo. Mídia, direitos e cidadania. A mídia e as problemáticas sociais. Conteúdos e práticas alternativas na interface comunicação midiática popular e movimentos populares.