3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

O 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde convida os jornalistas da capital do Rio Grande do Norte, para um momento de formação, aprendizado, troca de experiências e saberes. Trata-se da Mesa-redonda “A saúde e o SUS na mídia: sentidos, interesses e desafios” que acontecerá, gratuitamente, na quinta-feira, dia 4 de maio, de 10h45 às 12h30, no Auditório Redinha do Centro de Convenções de Natal.
A atividade está inserida na programação científica no Congresso e é o único momento que aceitará participação livre de comunicadores da capital potiguar.
A Mesa contará com a participação do professor Juciano de Sousa Lacerda (UFRN), Rogério Lannes (do editor-chefe da Revista Radis/Fiocruz);
Daniel Brunet (jornalista de O Globo); e da pesquisadora Inesita Soares de Araújo (Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).
Como o SUS é retratado pela imprensa no Brasil? Como é feita a cobertura do sistema pelos grandes veículos de circulação no país? Como SUS e mídia se relacionam? Quais os desafios destes setores? Estas são apenas algumas das provocações que nortearão o debate, com a presença de grandes nomes da imprensa nacional e da pesquisa em Comunicação e Saúde.
Pretende-se reunir profissionais da imprensa e da saúde, além da academia e estudantes, para discutir de que forma a Saúde é retratada pela mídia, e como estes setores podem contribuir, de forma conjunta, para a garantia de políticas públicas que beneficiem a população brasileira, sob duas questões centrais: “Como a imprensa cobre o SUS?” e “Os desafios da mídia na cobertura do SUS”.
Dessa forma, o objetivo dessa atividade será discutir a análise feita pelos profissionais da imprensa e acadêmicos da comunicação fazem sobre a compreensão da natureza do conhecimento científico e do conceito de verdade na ciência, como divulgados na imprensa.
TODOS OS PARTICIPANTES RECEBERÃO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO.
Conheça os debatedores:
Rogério Lannes
Costima dizer que “O jornalismo praticado pela revista Radis não é imparcial: está do lado da saúde da população, da Reforma Sanitária, dos direitos sociais, do cumprimento da Constituição – e até de tudo que foi podado na Constituinte mas reflete os interesses das causas populares. Trazer o direito à saúde para a realidade significa menos lidar com conceitos acadêmicos e mais com dar voz às pessoas reais”. Rogério é Editor-chefe e coordenador do Programa Radis, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).
Inesita Soares de Araújo
Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict) e atua especialmente na área de Comunicação e Políticas Públicas. É docente permanente e orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) – que ajudou a criar e coordenou até 2012.
Daniel Brunet
Jornalista do jornal O Globo, aborda assuntos sobre os sistemas público e privado de saúde. Pós-­graduado em Análise de Políticas Públicas, pelo Instituto de Economia da UFRJ, Daniel Brunet foi finalista do Prêmio Embratel com a série “Crise na saúde”, que revelou que 8,6 pessoas morrem, por dia, nas CTIs da rede estadual.
Juciano De Sousa Lacerda
Professor Adjunto IV do Curso de Comunicação Social da UFRN. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, na linha de pesquisa Estudos da Mídia e Práticas Sociais. Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008).