CHAPA 1 – Experiência e Colaboração
COORDENADORA – Maria das Graças Pinto Coelho
COORDENADORA-ADJUNTA – Valquíria Kneipp
A iminência da aprovação do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia – PPgEM - após um ano de construção coletiva em toda a sua extensão e principalmente na concepção do novo projeto, requer de nós mais dedicação à Instituição. Impõe-nos uma nova agenda: dar continuidade à consolidação do Programa de Pós-Graduação, participando ativamente da implantação de mais esse nível de estudos na área de Comunicação Social na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Esse é um momento de transição para todos nós que fazemos o PPgEM, tendo em vista que a implantação de um doutorado nos alçará a outros patamares acadêmicos e nos colocará diante do desafio de amadurecermos na construção coletiva de novos descritores intelectuais, o que impõe esforços conjuntos para avançarmos conceitualmente em nossas produções. Mas essa nova etapa também nos obriga a amadurecer nossas relações de convívio, enquanto pesquisadores da área de Ciências Sociais Aplicadas I.
Aliás, essa chapa tem como compromisso político institucional a promoção de uma gestão colaborativa e amadurecida nas relações do cotidiano para amenizar nossas disputas cognitivas diárias. Não somos mais um pequeno grupo de pesquisadores que luta pelo reconhecimento. Após a mudança de nível do PPgEM, nota 04 na avaliação CAPES na área de Ciências Sociais Aplicadas I, nossas responsabilidades aumentaram e convergências e divergências estão exigindo de nós mais negociações. O reconhecimento dos pares aconteceu após um esforço coletivo, mas esse degrau apenas subiu um único patamar. Nosso objetivo é chegar à nota máxima da Área.
Experiência e Colaboração: pressupostos de Gestão:
a) Colaboração entre os Pares;
b) Transparência e Publicização dos Processos e Procedimentos Institucionais;
c) Participar das Discussões Políticas da Área em Fóruns de Gestão Acadêmica e Institucional;
d) Autoavaliação Permanente de Processos e Produtos intelectuais – Realização de Workshops ;
e) Fomentar Projetos de Pesquisas que Provoquem Emancipação Social e Reconhecimento na Área da Comunicação;
f) Provocar uma Política de Editoração;
g) Preparar o PPgEM para Desafios Futuros com Vistas à Internacionalização do Programa e o Alcance da nota 05;
h) Aprimorar Processos de Gestão;
i) Buscar Novos Recursos Técnicos e Financeiros para um Melhor Funcionamento do Programa e;
j) Lutar pela Ampliação de Cotas de Bolsas para Discentes.
Convidamos todos os colegas pesquisadores docentes e discentes
a se engajarem nessa proposta de COORDENAÇÃO COLABORATIVA do PPgEM!!!