PROFESSOR DOUTOR JOÃO FREIRE FILHO (UFRJ) MINISTRA AULA INAUGURAL 2015.2 DO PPGEM

Ministrante – João Freire Filho (UFRJ)
Local – Auditório do Centro de Educação – UFRN
Horário – 19:00
Data – 28/09/2015
Título da palestra – Era uma vez o “país da alegria”: mídia, estados de ânimo e identidade nacional

Era uma vez o “país da alegria”:

mídia, estados de ânimo e identidade nacional

Cartaz_Aula-Inaugural

Brasil, país da alegria transbordante e envolvente. O estereótipo foi moldado a partir dos anos 1930, com o apoio de reinterpretações intelectuais da constituição da nação brasileira e de ações governamentais no campo da propaganda e da reforma dos costumes e dos humores públicos. Não tardaria para que o slogan luminoso repercutisse no imaginário global: a alegria se consolidou como um componente crucial da brasilidade, um elemento constitutivo da identidade, da imagem e da reputação do nosso país. Escritores e jornalistas atuaram, de maneira decisiva, para notabilizar a visão estereotipada do Brasil como uma nação dotada de fabulosa e singular alegria, apreciável inclusive nos núcleos sociais menos favorecidos.
Recentemente, sob o impacto de inovações tecnológicas, transformações sociais e acontecimentos políticos, cronistas e colunistas de diversas estirpes, juntamente com outros produtores culturais, passaram a promover uma revisão da nossa autoimagem. O objetivo desta aula inaugural é, justamente, discutir as mudanças nas narrativas sobre a identidade nacional e o caráter ou o perfil afetivo dos brasileiros. O foco da discussão será o inaudito reconhecimento público da presença do ressentimento em nossa história, nossas relações sociais e nossa vida política.
João Freire Filho é professor associado da Escola de Comunicação da UFRJ. Ministrou cursos como professor convidado nos programas de pós-graduação da UFBA, da PUC-RS, da UFMG e da UFRN. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (Nível 1D) e membro do Comitê de Assessoramento dessa mesma instituição. Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: Reinvenções da resistência juvenil: os estudos culturais e as micropolíticas do cotidiano (Mauad, 2007); Culturas juvenis no século XXI (EDUC, 2008); Ser feliz hoje: reflexões sobre o imperativo da felicidade (FGV, 2010); A promoção do capital humano: mídia, subjetividade e o novo espírito do capitalismo (Sulina, 2011); Jornalismo, cultura e sociedade: visões do Brasil contemporâneo (Sulina, 2014).

Leave a Reply