Minicursos
MC |
TÍTULO |
PROFESSOR |
DEPARTAMENTO |
RESUMO |
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1 |
Trabalho Infantil |
Prof. Dr. Tassos Lycurgo |
(DEART) |
Trabalho Infantil. Objetivos: Apresentar e discutir, com enfoques jurídico, sociológico e filosófico, as principais questões decorrentes do tema “Trabalho Infantil”. Conteúdo programático: Metodologia: Bibliográfica Básica: Vagas: 60 |
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2 |
O “Terceiro Setor” frente à questão social: elementos para uma análise crítica da ideologia “onguizadora |
Prof. Dr. Gabriel Eduardo Vitullo |
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Este minicurso visa abrir um espaço para a discussão da emergência da ideologia “onguizadora”. Ideologia, esta, que surgiu de maneira concomitante à ascensão do modelo neoliberal e que, curiosamente, consegue manter sua vitalidade mesmo diante da forte crise que vem sofrendo tal modelo econômico. Assim sendo, objetiva-se: Analisar o papel que esta ideologia desempenha como legitimadora da retirada do Estado no tratamento da questão social. Metodologia: Leitura comentada. Materiais: BIANCHI, Sérgio. Quanto vale ou é por quilo? Brasil, 2005. DVD, 104 min., son., color. Vagas: 30 (trinta) Requisitos: Solicita-se a leitura prévia dos textos de Montaño (2007), Nogueira (2003) e Paoli (2002) acima indicados. |
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3 |
A Análise Textual dos Discursos: Uma Teoria da Produção Co(n)textual de Sentido |
Prof. Dr. Luis Passeggi Prof. Dr. João Gomes da Silva Neto Profª. Drª. Maria das Graças Soares Rodrigues Prof. Dr. Márcio Venício Barbosa |
Letras |
O minicurso visa a apresentar a Análise textual dos discursos, elaborada por Jean Michel Adam, da Université de Lausanne – Suiça (cf. Adam, J.-M. Lingüística Textual: Introdução à Análise Textual dos Discursos, Cortez, 2008) O minicurso enfatiza a apresentação de noções básicas utilizadas por essa abordagem e sua exemplificação com textos variados. Número de Vagas: 40 |
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4 |
Correspondência literária: uma introdução |
Carlos Eduardo Galvão Braga |
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Letras |
“As correspondências”, observa Brigitte Diaz, “são textos híbridos e refratários a todas as identificações genéricas.” Durante séculos, e certamente em razão desse hibridismo que faz da carta um objeto multidiscursivo, heterogêneo, difícil de definir, senão indefinível, a correspondência dos escritores, tida como gênero menor, foi confinada numa espécie de “purgatório crítico” de que só pôde sair recentemente, graças ao “novo liberalismo” característico da “pós-modernidade”. Mais ou menos reabilitada nos dias de hoje, a carta continua, porém, a ser vista como (necessariamente) inferior à obra ficcional do autor que a escreveu. No melhor dos casos, como paratexto a reboque do texto propriamente dito, que ajuda a compreendê-lo mas carece de autonomia e, sob esse aspecto, é incapaz de significar por ele mesmo. Gustave Flaubert, no século XIX, e Mário de Andrade, no século seguinte, foram, entre outros, grandes epistológrafos, “correspondentes contumazes”. São deles as cartas que nos ajudarão a caracterizar o status peculiar desse “hipergênero” que é a correspondência literária: arquitetura de “conviver na praça de convites”; tablado em que um sujeito encena a si mesmo sob o olhar conivente de seu espectador; lugar em que se enunciam a confissão, a crítica, a autocrítica e a louvação “do que deve ser louvado”; laboratório – espaço de criatividade e experimentação –, crônica e fuga do cotidiano, matéria-prima da biografia e da “antibiografia”. Por onde entrar nessa morada de mil portas que é a correspondência literária? O que fazer dentro dela? Para essas e outras perguntas este minicurso propõe um princípio de resposta. Número de vagas: 30 |
5 |
História Oral |
Profª. Drª. Maria da Conceição Fraga |
Departamento de História |
O curso tem como objetivo informar aos alunos a importância da História Oral na Histografia contemporânea. Trata do surgimento da História Oral; situa a História Oral no Brasil e apresenta caminhos teórico-metodológicos para o uso da História Oral. |
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6 |
Temas Fundamentais e Métodos de Trabalho em Literatura Comparada.
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Profª. Marta Aparecida Garcia Gonçalves |
Letras |
O projeto visa a apresentar criticamente as diferentes possibilidades de investigação no campo da Literatura Comparada numa perspectiva transdisciplinar, transnacional e internacional. Quantidade de vagas: 20
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7 |
Introdução a metodologia quantitativa e qualitativa em ciências humanas |
Profª Dra. Lore Fortes Prof. Dr. Moisés Alberto Calle Aguirre |
loref45@hotmail.com |
Ciências Sociais
CCET/PGCS |
O mini-curso deverá ser desenvolvido em duas sessões, com duas horas em cada dia. O objetivo deste mini-curso é introduzir a temática aos alunos da graduação, motivando-os a participar de projetos de pesquisa em nossos grupos de pesquisa do CCHLA. O professor Moisés iniciara com uma introdução à pesquisa, colocando algumas fonte de dados, chegando a exemplificar alguns dados de uma pesquisa quantitativa. A professora Lore ira colocar algumas operações indicadas em pesquisas qualitativas chegando a abordar de forma introdutória à metodologia do discurso do sujeito coletivo. Concluirá colocando algumas dificuldades na realização de pesquisas qualitativas, focalizando especialmente a questão da criatividade nos diferentes níveis de estudos científicos: monografia, mestrado e doutorado. |
8 | Metáfora & Metonímia | Prof. Dr. Márcio de Lima Dantas | mdantas7@bol.com.br | Letras | O tempo de duração do mini-curso será dedicado exclusivamente às noções de Metáfora e Metonímia, tendo como ponto de partida o que se encontra no cap. IV (da imagem ou comparação) da Retórica de Aristóteles; em seguida contemplaremos as duas idéias como concebidas pela gramática normativa; por fim, discorreremos acerca da contribuição de Ferdinand de Saussure (eixos paradigmático e sintagmático) e de Roman Jakobson (grande salto qualitativo). De outra parte, também abordaremos as duas categorias analíticas como possibilidades de leituras para outros sistemas semióticos, para outros códigos, que não apenas o constituído pelo signo lingüístico (pintura: Delacroix, Salvador Dali, Braque, Picasso; arquitetura: Oscar Niemeyer). |
9 | O uso da mitocrítica como método de análise |
Profª. Drª. Katiane Fernandes Nóbrega |
katianenobrega@yahoo.com.br | Objetivo: Apresentar e discutir a mitocrítica como um método de análise capaz de revelar os diversos processos dramáticos, simbólicos e retóricos das diversas culturas. Conteúdo programático: O contexto genético da mitocrítica. Elaboração normativa e cognitiva da mitocrítica. Instrumentos de análise: mitema; narrativa canônica; variante; constelação de afinidades; escala de amplitude e mitogênese. Aplicações da mitocrítica
Vagas: 30 |