Minicursos

 

MC 01 - Hannah Arendt, o conceito de História e de Política
Data | Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2A1
Coordenador(es): Profa. Drª Maria Da Conceição Fraga
Contato(s): ceicafraga@cchla.ufrn.br
Departamento: História
Resumo: O Minicurso aborda o pensamento de uma estudiosa da contemporaneidade que viveu e refletiu o Totalitarismo. Situa a trajetória de vida da autora, apontando para a relação entre as experiências de vida e a reflexão sobre o mundo em que viveu. Parte de sua Teoria da Ação Política e privilegia suas reflexões sobre o conceito de História e de Política.

 

MC 02 - A subversão dos limites do personagem feminino na literatura espanhola e hispano-americana
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2A2
Coordenador(es): Prof. Reny Gomes Maldonado e Profª colaboradora Marcia Eliane Zarabia Lopes
Contato(s): renymaldonado@hotmail.com e zarabiamarcia@hotmail.com
Departamento: Letras

Resumo: A área de interesse principal é a narrativa, destacando as representações da mulher, no âmbito social, político, histórico e cultural na literatura espanhola e hispano-americana nas obras de “La Celestina” de Fernando de Rojas, “María de Sanabria” de Diego Bracco, “La hija de la fortuna” de Isabel Allende e “ Como agua para chocolate” de Laura Esquivel. O minicurso propõe: oferecer outras possibilidades de recepção dos personagens femininos, apontando as motivações para a subversão dos limites destes protagonistas, como também, estabelecer uma relação dialógica entre eles. A proposta “A subversão dos limites do personagem feminino na literatura Espanhola e Hispano-americana” pretende promover uma discussão acerca do ser “feminino” nas obras apontadas.

Número de vagas: 20

 

MC 03 - Foucault e as tecnologias educacionais: controle e identidade
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2B1
Coordenador(es): Prof. Dr. Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes
Departamento: Filosofia

Resumo: O Mini-curso tem por objeto o problema da normalização pedagógica no que concerne ao modo de subjetivação ou a definição do sujeito, a condição a qual ele se submete, o seu estatuto de submissão e a posição que ele ocupa enquanto sujeito legítimo de um tipo de conhecimento. Problematiza, os dispositivos de normalização, das novas tecnologias e práticas educacionais, pelas quais os indivíduos são constituídos em sujeito. Isto é, salienta o caráter imanente da constituição do sujeito com o domínio do seu conhecimento, sob o duplo aspecto da fixação do indivíduo no aparelho de produção e controle da sua existência; e de uma economia do poder que se efetiva como novos aparelhos pedagógicos, programas, tecnologias e dispositivos que se articulam mutuamente e ganham corpo nas instituições. Sendo objeto do programa:
1. O deslocamento no eixo do exercício de poder, no âmbito das relações sociais e dos extratos da constituição pedagógica do sujeito, naquilo que se refere ao espaço e aos dispositivos de normalização.
2. A descontinuidade das propostas educacionais do início do século XX.
3. A passagem de um caráter disciplinar, centrado na ortopedização e no adestramento; as propostas, características da segunda metade do século XX, centradas no cognitivismo e na interação.
4. As tecnologias como busca permanente de técnicas mais eficazes, menos aleatórias e menos dispendiosas, no quadro efetivo das práticas normalizadoras e dos espaços constituídos pelos dispositivos imanentes à dinâmica de produção e circulação dos efeitos de poder.
5. A construção da identidade pelos dispositivos normalizadores.

Número de vagas: 25

 

MC 04 - Fundamentos da Análise do Discurso: as concepções de língua e sentido
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Auditório A do CCHLA
Coordenador(es): Prof.ª Dr.ª Fernanda Mussalim e Profª Drª Marluce Pereira Da Silva
Contato(s): marlucepereira@uol.com.br
Departamento: Letras

Resumo: Neste minicurso, apresentaremos em linhas gerais os fundamentos epistemológicos da Análise do Discurso francesa (AD) e as concepções de língua e sentido constituídas no interior do quadro teórico dessa disciplina. O intuito é dar a perceber que os conceitos formulados no interior de uma disciplina – qualquer que seja ela – não são formulações “soltas”, mas fazem parte de uma rede conceitual construída a partir de pressupostos epistemológicos que, mais que asserções que a teoria não permite questionar, são verdadeiros “pontos de vista” filosóficos que fornecem coerência ao universo teórico construído. É nesse sentido que, no quadro da AD, as noções de língua e sentido se encontram fortemente imbricadas e se apresentam como extremamente compatíveis com as exigências nucleares da disciplina. No percurso que será realizado, pautaremos nossa abordagem fundamentalmente em Pêcheux (1969, 1983), Pêcheux e Fuchs (1975), Gadet e Pêcheux (2004) e Maingueneau (1989).

Leitura obrigatória para o minicurso:

MUSSALIM, Fernanda. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F., BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. v. 2. São Paulo: Cortez, 2001.

POSSENTI, Sírio. Teoria do discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F., BENTES, A. C. (orgs.). Introdução à lingüística: fundamentos epistemológicos. v. 3. São Paulo: Cortez, 2004.

Referências bibliográficas

GADET, F., PÊCHEUX, M. A língua inatingível: o discurso na história da lingüística. Campinas: Pontes, 2004.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em Análise do discurso. Campinas: Martins Fontes, 1989.
PÊCHEUX, M. (1969). Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F. HAK. T (orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1990a.
PÊCHEUX, M. (1983). O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990b.
PÊCHEUX, M.; FUCHS. C. (1975). A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F. HAK. T (orgs). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1990.

 

MC 05 - Interculturalidade e imagens: o curta-metragem em sala de aula
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2B2
Coordenador(es): Profa. Dra. Kátia Aily Franco de Camargo e Prof. Dr. João Tadeu Weck
Contato(s): kaily@uol.com.br
Departamento: Letras e Educação
Resumo: As discussões a cerca das relações entre interculturalidade e educação surgem na França no início dos anos de 1970 e supõem a troca entre diferentes culturas, a articulação, as conexões, o enriquecimento mútuo dos envolvidos nesse processo. Hoje o conceito de interculturalidade é muito importante para o ensino-aprendizagem tanto da língua/cultura materna quanto das línguas/culturas estrangeiras, uma vez que não concebemos o conhecimento do Outro sem antes nos conhecermos a nós mesmos.
Sendo assim, a partir da exibição de dois curtas-metragens, procuraremos abordar diferentes maneiras de se utilizar esse tipo de documento áudio-visual em sala de aula, procurando sempre relaciona-lo a elementos de cultura.

Número de vagas: 15 alunos

 

MC 06 - Direitos Autorais no Ciberjornalismo
Data/Hora:
Local:
Coordenador(es): Raquel Souza da Silva e Anderson Souza da Silva
Contato(s): quequelsouza@gmail.com
Departamento: Comunicação Social e Direito
Resumo: A partir das características da virtualidade, a materialização das informações midiáticas e a sua disponibilidade apresentam características específicas dentro do contexto da rede mundial de computadores. Se antes a produção, reprodução e disponibilidade ficavam limitadas por um suporte analógico, agora estes produtos passam a ser acessados e atualizados pelos usuários da web, trazendo novas questões para o âmbito do Direito Autoral e o trabalho dos profissionais do ciberjornalismo. O objetivo desse mini-curso é discutir as práticas atuais do portais jornalísticos na web e suas implicações no Direito Autoral, focando sua abordagem com exemplos do portal regional.

Número de vagas: 15

 

MC 07 - As fontes dos arabismos portugueses: introdução à escrita e à fonologia da língua árabe
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2C1
Coordenador(es): Profº Alzir Oliveira
Contato(s): alzir45@oi.com.br
Departamento: Letras
Resumo: É natural a todas as línguas incluírem na composição do seu léxico empréstimos de outras línguas. Isso se dá por razões de ordem diversa, mas sempre em função de um contato estreito, que se torna mais acentuado em determinadas fases de sua formação histórica. O léxico da língua portuguesa provém, fundamentalmente, do latim, sua língua mãe, seja por evolução natural, seja pelo empréstimo erudito. Mas a sua composição inclui um sem número de empréstimos procedentes de suas coirmãs, as línguas românicas, bem como de muitas outras línguas, destacando-se aqueles oriundos da língua árabe, que ultrapassam a casa do milhar. Neste mini-curso, descreveremos as condições em que se deu o contato entre as duas línguas, na Península Ibérica, e tentaremos explicar o processo lingüístico de transferência lexical do árabe para o português. A fim de tornar mais compreensível esse processo ofereceremos uma introdução à escrita e à fonologia da língua árabe, tomando por base o denominado árabe clássico e o uso culto moderno desse idioma tal como é praticado no meio acadêmico e na mídia dos diversos países que o têm como língua-mãe.

Número de vagas: 50

 

MC 08 - Referências bibliográficas, o que é e como se faz?
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2C5
Coordenador(es): Prof. Dr. João Gomes da Silva Neto e Ms. Marineide Furtado Campos
Contato(s): mafurca2003@yahoo.com.br
Departamento: DLET/PPgEL/UFRN e PPgEl/UFRN
Resumo: Pretende-se discutir a Natureza teórica-prática da referência bibliográfica, abordando sua definição e a natureza dos elementos de entrada (chamada); serão discutidas, ainda, as modalidades de citação e as regras gerais de apresentação bibliográfica.

Número de vagas: 45

 

MC 09 -Aquela canção de roberto - o gênero canção em sala de aula no ensino médio
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2D2
Coordenador(es): Prof. Henrique Eduardo de Sousa
Contato(s): henriqueedu_sousa@hotmail.com
Departamento: Letras

Resumo:O minicurso discute a escolarização do gênero canção no âmbito dos estudos literários no ensino médio. Considerando o caráter intersemiótico desse gênero – a confluência entre as linguagens verbal e musical – o estudo da canção revela-se sobremaneira significativo, pois localiza a palavra cantada como fonte das manifestações poéticas na literatura ocidental e, ao mesmo tempo, integra as cenas midiáticas da contemporaneidade. Desse modo, serão apresentados encaminhamentos didático-pedagógicos para a leitura da canção em sala de aula os quais revisitam questões mais amplas e urgentes sobre a presença da literatura no ensino médio.

Número de vagas: Indeterminado

 

MC 10 - Introdução a metodologia quantitativa e qualitativa em ciências humanas
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Sala 2C1
Coordenador(es): Profª Dra. Lore Fortes e Prof. Dr. Moisés Alberto Calle Aguirre
Contato(s): Loref45@hotmail.com e calle@ccet.ufrn.br
Departamento: Ciências Sociais e CCET/PGCS

Resumo:O mini-curso deverá ser desenvolvido em duas sessões, com duas horas em cada dia. O objetivo deste mini-curso é introduzir a temática aos alunos da graduação, motivando-os a participar de projetos de pesquisa em nossos grupos de pesquisa do CCHLA. O professor Moisés iniciara com uma introdução à pesquisa, colocando algumas fonte de dados, chegando a exemplificar alguns dados de uma pesquisa quantitativa. A professora Lore ira colocar algumas operações indicadas em pesquisas qualitativas chegando a abordar de forma introdutória à metodologia do discurso do sujeito coletivo. Concluirá colocando algumas dificuldades na realização de pesquisas qualitativas, focalizando especialmente a questão da criatividade nos diferentes níveis de estudos científicos: monografia, mestrado e doutorado.

Número de vagas: 30

 

MC 11 - Leitura & mundo social: uma introdução à hermenêutica
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 5H7
Coordenador(es): Profº Abrahão Costa Andrade
Contato(s): ba@ufrnet.br
Departamento: Filosofia
Resumo: Se a humanidade ocidental pode ser pensada antes e depois da Bíblia (ou da Ilíada), cada homem pode ser pensado antes e depois da leitura de um grande livro. De onde vem, então, que a escrita possa atingir tal realidade? Isto significa: como, da confluência entre semiótica (nível do
signo) e semântica (nível da frase) se pode aceder ao nível hermenêutico, o nível de uma leitura de texto que é, ao mesmo tempo, uma leitura de si e do mundo social? A resposta que se tem dado a esta pergunta é a de que o leitor dialoga com o autor de seu livro, porquanto o compreende. O ato de comunicar presente no diálogo supõe, de fato, a mútua compreensão. A compreensão, com efeito, tem sido considerada a categoria fundamental da Hermenêutica contemporânea. Entretanto, com a introdução do conceito de “texto” novas figuras da compreensão entram em cena, exigindo da hermenêutica um esforço de análise ainda maior que o da simples filologia.
O curso procurará explicitar a natureza desse “esforço”.

Número de vagas: 30

 

MC 12 - O Combate à Discriminação do Trabalhador
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Sala 2E1
Coordenador(es): Profº Dr. Tassos Lycurgo
Contato(s): www.lycurgo.org
Resumo: Analisar os direitos da personalidade do trabalhador em espécie, refletindo sobre o meio mais adequado de combater a discriminação.

Número de vagas: livre

 

MC 13 - Estilística no Ensino Médio: referenciais teóricos e implicações metodológicas
Data/Hora: 23/10 | 14h-18h
Local: Sala 2H6
Coordenador(es): Profº João Maria Paiva Palhano
Contato(s): palhano@cefetrn.br
Departamento: Letras
Resumo: Discussão das concepções de estilo e das conseqüentes implicações metodológicas para o ensino.

Número de vagas: 40 vagas

 

MC 14 - Ensaio: um gênero multifacetado
Data/Hora: 24/10 | 14h-18h
Local: Sala 2H6
Coordenador(es): Profª. Sylvia Coutinho Abbott Galvão
Contato(s): sylviabbott@cchla.ufrn.br
Departamento: Letras
Resumo: Reflexão sobre o ensaio e as dificuldades de se caracterizar esse gênero de múltiplas faces.

Número de vagas: 50 vagas

 

MC 15 - Oficina de elaboração de projetos culturais: Conhecimentos básicos e necessários para elaborar um Projeto Cultural
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Sala 2F2
Coordenador(es): Alexandre Ferreira dos Santos
Contato(s): alexandrehomestudio@bol.com.br
Departamento: Comunicação Social
Resumo: Neste minicurso os participantes conhecerão os itens básicos e necessários para elaboração de um Projeto Cultural: apresentação, justificativa, objetivos, metas, público-alvo, estratégias de ação, cronograma e orçamento.
• O que é o projeto (o que se pretende fazer)?
• Por que foi pensado e proposto (importância do projeto)?
• Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)?
• Como será realizado?
• Quando e onde?
• Quanto custará?
• Como será divulgado?

Número de vagas: 30

 

MC 16 - Lembrar, esquecer, fazer crer: memória, história e patrimônio na construção das percepções temporais
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Sala 2F1
Coordenador(es): Profª. Drª. Margarida Maria Dias de Oliveira
Contato(s): margaridahistoria@yahoo.com.br
Departamento: História
Resumo: Este mini-curso pretende promover discussões sobre as relações existentes entre a história, a memória e o patrimônio, buscando analisar a historicidade de tais relações. Trilhar este percurso nos levará a discutir temáticas contemporâneas que dizem respeito a como a sociedade experimenta e representa a temporalidade. Nesse sentido, privilegiaremos a abordagem sobre a construção e preservação do patrimônio, com a criação dos lugares de memória, abordaremos as tentativas de significação da temporalidade a partir da narração e celebração do passado, discutiremos o chamado fenômeno do “presentismo” e os embates entre “memórias demais” e a supervalorização da disciplina histórica, além de observarmos as delimitações de fronteiras entre as identidades do “Eu” e do “Outro”.

 

MC 17- Introdução à análise textual dos discursos
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Sala 2G1
Coordenador(es): Prof. Dr. Luis Passeggi e Prof. Dr. João Gomes da Silva Neto
Contato(s): passeggi@digizap.com.br
Departamento: Letras
Resumo: O minicurso visa a apresentar a perspectiva de “Análise textual dos discursos”, do prof. Jean-Michel Adam (Universidade de Lausanne – Suiça) abordando os seguintes tópicos:
1. Introdução geral ao quadro teórico da análise textual dos discursos.
2. Categorias de análise.
3. Tipos de ligações das unidades textuais de base.
4. Períodos e seqüências: unidades composicionais de base.
5. Estruturação seqüencial e não seqüencial dos textos

Número de vagas: 40

 

MC 18- Iluminação e cenografia na TV: a técnica e a estética na produção de sentidos
Data/Hora: 22/10 | 14h-18h
Local: Auditório C do CCHLA
Coordenador(es): Prof. Adriano Charles da Silva Cruz
Contato(s): adriano@cchla.ufrn.br
Departamento: Comunicação Social
Resumo: O mini-curso aborda as principais funções e características da iluminação e da cenografia na televisão. Através da análise de produtos midiáticos, procura apontar a importância dos elementos cenográficos na produção de efeitos de sentidos diversos. Ademais, discute os princípios técnicos mais relevantes desses campos.

Número de vagas: 30

 

MC 19 - Possibilidades e usos das fontes históricas na pesquisa em História Urbana
Data/Hora: 22/10 | 8h-12h
Local: Sala 2G2
Coordenador(es): Profº Raimundo Arrais; Alenuska Andrade - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFRN e Helicarla Morais - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História/UFRN
Contato(s): nyelyjade@yahoo.com.br
Departamento: História/UFRN

Resumo: O minicurso proposto tem como objetivo promover discussões sobre as fontes históricas na produção historiográfica, tendo como enfoque as temáticas de pesquisa desenvolvidas no âmbito da história urbana. Num primeiro momento apresentaremos e discutiremos o conceito de fonte histórica a partir das reflexões de historiadores como Marc Bloch e Lucien Febvre. Num segundo momento, realizaríamos reflexões sobre as possibilidades e usos das fontes históricas, utilizando como exemplo diferentes tipos de documentos relativos à história da cidade do Natal (jornais, crônicas, poesias e memórias), produzidos entre os anos de 1900 e 1940, período de decisivas intervenções no espaço urbano, que visavam à modernização da cidade. Partimos da perspectiva de que a fonte histórica é uma construção, e, como tal, ela precisa ser lida, interpretada e desmontada, numa operação crítica fundamental no ofício do historiador.

Número de vagas: 25