Cinema e Tecnologia e as Matrizes Estéticas do Espaço Urbano e da Arquitetura

Coordenador: MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Período: 2012 a 2013
Financiador: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Descrição:

Projeto de pesquisa, nível de pós-doutoramento com apoio financeiro da CAPES, tem como objetivo investigar e identificar as matrizes estéticas determinantes para a representação fílmica da arquitetura e do espaço urbano no cinema brasileiro contemporâneo do período da pós-retomada (a partir de 2005).

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Integrantes:

  • Dr. Randal Johnson - Integrante (UCLA)
  • Dr. Jose Luiz Passos (UCLA)
  • Maria Helena Braga e Vaz da Costa - Coordenadora.

Geografia Cultural & Cinema: Um estudo teórico-interdisciplinar sobre o espaço

Coordenador: MARIA HELENA BRAGA E VAZ DA COSTA
Período: 2012 a 2015
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Descrição:

O objetivo central desse projeto é expandir a pesquisa financiada pelo CNPq por meio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa de maneira que este respalde a compreensão e a análise das representações do espaço urbano contextualizando-as em relação aos novos parâmetros decorrentes da contemporaneidade e que vêm transformando esteticamente não apenas as produções cinematográficas das mais variadas nacionalidades de uma maneira geral, e a brasileira em particular, como também a nossa percepção e entendimento do espaço urbano.

Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2 alunos de Iniciação Científica com bolsa PIBIC/UFRN) / Mestrado acadêmico: (1 aluno de mestrado - PPGE/UFRN) .

Integrantes: Maria Helena Braga e Vaz da Costa - Coordenadora.

A Cena Luso-Afro-Brasileira

Coordenador: ALEX BEIGUI DE PAIVA CAVALCANTE
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

Devido aos esparsos trabalhos acerca das matrizes estéticas e culturais que envolvem a produção, influência e interferências das formas de criação teatral entre os países de língua portuguesa, através, sobretudo, de um estudo comparado que possibilite o diálogo, bem como o mapeamento crítico-analítico de um conjunto significativo de grupos e de manifestações artísticas nos diferentes países (continentes) ligados pela língua e, parte significativa desses territórios, pela cultura, tornou-se cada vez mais difícil a identificação de elos e correntes de força que ligam o teatro contemporâneo às formas cênicas dentro de uma ampla e comparada perspectiva histórica. A influência das matrizes de língua francesa, inglesa e alemã se sobrepôs seja por meio de uma influência inegável da crítica teatral brasileira, preocupada principalmente em equacionar a distância entre referente e tradição, seja por meio ainda de uma visão colonialista de absorção de modelos exógenos, cuja dissensão aponta para o recente e inevitável enfrentamento das questões de etnia, culturalidade e hibridização ou descentramento dos núcleos de discussão e debates acerca da produção cênico-dramatúrgicas entre os povos ibero-afro-brasileiros ? incluindo o Timor Leste enquanto, talvez, maior dissidente do circuito de observação e, conseqüente, análise ?, seja por falta de hábito em lidar com a recente utopia libertária pó-colonialista conquistada. A pesquisa contribuirá para o fortalecimento da área de Artes Cênicas, acentuando o vínculo entre produções artísticas realizadas em países de língua portuguesa, ressaltando a importância de um estudo comparado entre diferentes culturas com enfoques semelhantes, contribuindo assim para uma atualização histórico-crítica dos recursos cênicos e das linguagens apropriadas em jogo.

A dança em trilhas potiguares: emergências investigativas

Coordenador: TEODORA DE ARAUJO ALVES
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

No Rio Grande do Norte há diversas manifestações de dança que contribuem para os processos e configurações do cenário artístico-cultural local. São expressões que se organizam dentro de contextos históricos, sociais e filosóficos e que dão guarida a muitos saberes-fazeres próprios das diversidades e das identidades dos sujeitos que dançam. Nesse sentido, como início de uma pesquisa mais aprofundada sobre o patrimônio artístico-cultural do RN, a presente investigação terá como recorte o inventário da dança no Rio Grande do Norte a partir de sua inserção no Programa institucional Trilhas Potiguares, perspectivando evidenciar, por meio da observação participante, análise documental e registro áudio-visual, elementos técnicos e estéticos que convergem e divergem na diversidade histórica, social e filosófica de cada contexto. O Programa foi criado, na UFRN, em 1996 e desde então vem desenvolvendo ações em vários municípios do Rio Grande do Norte, numa efetiva parceria entre universidade e realidade social.

ALMODOVAR E KAHLO: ESTÉTICAS CONSTITUINTES PARA PROCESSOS CRIATIVOS

Coordenador: NARA GRACA SALLES
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

O projeto de pesquisa e altamente integrado e prevê várias ações de extensão visando desenvolver uma pesquisa multi-linguagem em arte contemporânea, investigando e realizando uma análise pictórica das obras de Frida Kahlo e o estudo estético poético das obras de Pedro Almodóvar, objetivando a construção de uma estética constituinte para processos criativos na criação cênica, fundamentada na teoria de Antonin Artaud (1997), nas teorias do teatro pós-dramático de Lehmann (2007) na noção de Processos Colaborativos e Viewpoints desenvolvidos por Anne Bogart; enfocando um trabalho de montagem cênica e desvendando os processos criativos colaborativos neste contexto, mesclando artes visuais, música, teatro e dança; tendo como objetivo final uma encenação que será apresentada ao público e um livro/DVD sobre os processos criativos que será publicado no intuito de contribuição para os estudos de arte contemporânea no âmbito dos processos criativos colaborativos.

Design Sustentável via Materiais Naturais

Coordenador: Cristiano Alves da Silva
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

Esta pesquisa procura analisar e compreender o papel do designer no planejamento da utilização de materiais de baixo impacto ambiental, provenientes de fontes renováveis, na cadeia de desenvolvimento de produtos sustentáveis. Esse processo conhecido como Design Sustentável ou Ecodesign, sugere a inclusão da variável ambiental na gestão de projetos, em prol da possível sustentabilidade do sistema produtivo. Tal metodologia projetual de design é largamente utilizada por diversos centros acadêmicos de design como Delft (Holanda), Politécnico de Milão (Itália) e DMI - Design Management Institute (MIT - USA). Dessa maneira, esse trabalho pretende iniciar o processo de sensibilização e aprendizagem de alunos, professores e funcionários do departamento para a temática Sustentável, principalmente aos alunos, pois sendo estes futuros profissionais das áreas projetuais, os mesmos poderão aprender e tornarem-se Ecodesigners. Neste contexto, o uso de materiais naturais tem apresentado diversas vantagens para o design de produtos com baixo impacto ambiental. Assim, este trabalho busca uma abordagem integrada para a introdução de conceitos sustentáveis via abordagem da gestão do design sustentável, baseada nos materiais naturais e na sensibilização social por meio destes.

ESTUDO DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E SATISFAÇÃO NA INTERAÇÃO COM ELEMENTOS DE INTERF

Coordenador: JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Período: 2001 a 2031
Financiador: Edital PROPESQ No. 05/2011_Distribuição de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) nas modalidades PROPESQ e REUNI
Descrição:

A pesquisa tem por objetivo avaliar os diversos elementos de interface disponíveis para a interação entre o homem e o computador na utilização da Web e sugerir recomendações de uso no processo de design de interfaces. Para tanto, torna-se necessário, além da análise dos elementos de interface e dispositivos, analisar também os contextos de uso e as características dos usuários. O projeto constitui-se em um desdobramento de pesquisas já realizadas pelo professor, que inclusive, deram origem ao livro “Avaliação e Projeto no Design de Interfaces”, publicado em 2010 e editado pela 2ab (editora especializada em design).

Evolucionismo: contribuição e investigação da mente/corpo que dança

Coordenador: MARCOS BRAGATO
Período: 2001 a 2031
Financiador: Edital PROPESQ No. 05/2011_Distribuição de Bolsas de Iniciação Científica (IC) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IT) nas modalidades PROPESQ e REUNI
Descrição:

A matéria – uma parte significativa dela - de que é feita a mente/corpo que se organiza como dança e performa está assentada, especialmente, em mecanismos psicológicos universais das emoções e sentimentos e nos processos por ela gerados. Nesta perspectiva – leia-se darwinista – as emoções são programas super-ordenados que coordenam muitos outros, ou seja, como soluções de problemas adaptativos de mecanismos de orquestração, nos quais a cognição atua conjuntamente. Por meio dessa ótica evolucionista, este projeto intenta promover um outro contexto reflexivo aos sistemas de sinalizações das emoções e sentimentos na mente/corpo que performa/que dança; sobre corpos de criadores intérpretes de diferentes locais e regiões do país a presença de traços que os caracterizam: entre os sinalizadores que são universais e os que podem pertencer a uma dada singularidade na organização como dança.

História da Arte do Rio Grande do Norte: construção da memória artística potigua

Coordenador: VICENTE VITORIANO MARQUES CARVALHO
Período: 2001 a 0000
Financiador: PROPESQ
Descrição:

Estudo de bibliografia e fontes documentais sobre história da arte do Rio Grande do Norte.

Imagens situadas

Coordenador: LAURITA RICARDO DE SALLES
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

A pesquisa pretende tratar teórica e praticamente do conceito de imagem em geral em suas relações com a imagem de síntese de origem numérica em particular e com as condicionantes da imagem final vista pelo olho humano através da atualização da imagem digital via interface de saída, momento em que a imagem simulada realiza-se enquanto fato sinestésico e é vista por um olhar sujeito à lógica da percepção.

 

O corpo como produto no projeto de interfaces humano-máquina

Coordenador: OLAVO FONTES MAGALHAES BESSA
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

Trata-se de uma pesquisa prático-reflexiva, através do design de uma interface humano-máquina, que discute o corpo humano como produto de projetos industriais. Para observar como a relação sujeito-projeto se manifesta numa visão particularizada da produção industrial, focada nas consequências método projetivo para o usuário, será desenvolvida uma abordagem transdiciplinar envolvendo arte, filosofia da tecnologia, sociologia, teoria das mídias (Flusser, 2007; Foucault, 1999, Sterlac org. Domingues, 1997, Santaella org. Domingues, 1997). Nessa pesquisa, a meditação é referência a uma estratégia metafórica pela consciência do corpo em sua existência tecnologicamente midiatizada. Assim, procedimentos de meditação servirão de princípios para realização de um projeto experimental em interface humano-máquina, que aplicará também conhecimentos técnicos em eletrônica e informática na tradução de parâmetros funcionais de um interator humano (tais como: frequência respiratória, frequência cardíaca e temperatura corporal) em sinais sensíveis variados (imagens, sons, vibrações táteis). Espera-se que possa emergir, por vias metafóricas através desse projeto experimental, uma visão complexa acerca da relação sujeito-projeto.

 

PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA CONTEMPORÂNEA: interações entre a dança e as artes

Coordenador: LARISSA KELLY DE OLIVEIRA MARQUES
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

A pesquisa está focada na investigação de um processo de criação em dança contemporânea que parte do diálogo entre a dança e a apreciação de obras situadas no campo das artes visuais do artista potiguar Dorian Gray. Esse processo será desenvolvido na Gaya dança contemporânea, projeto de extensão do Departamento de Artes da UFRN. Entendemos que instituir esse diálogo pode favorecer um olhar mais atento para um mundo de imagens e suas possibilidades de transmutar-se em uma dança geradora também de imagens nos corpos em movimento. Favorece ainda a apropriação crítica da arte e a identificação e valorização das produções artísticas. O estudo objetiva refletir acerca de possíveis interações entre a dança e as artes visuais como universo temático de um processo de criação em dança, bem como investigar modos de apreciar e contextualizar obras de arte como meio de fornecer indicativos para o fazer coreográfico em dança contemporânea. Será desenvolvido a partir da proposta triangular de Barbosa (2010) articulando o fazer, o apreciar e o compreender arte. A observação e interpretação de obras representativas de Dorian Gray e a sua contextualização subsidiarão o processo de criação a ser construído.

TEATRO E ESPIRITUALIDADE

Coordenador: ROBSON CARLOS HADERCHPEK
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

O Projeto de Pesquisa “Teatro e Espiritualidade” buscará investigar a relação ler entre os princípios ritualísticos presentes na cena teatral e as conexões “supraconscientes” inerentes a este processo. Para tanto serão realizados experimentos práticos ligados à preparação corporal do ator e seus processos de “transiluminação”. A pesquisa será desenvolvida no âmbito acadêmico, mas buscará estabelecer pontes com o meio, na medida em que os produtos artísticos advindos deste processo serão levados à público. Neste sentido, as ações do Projeto estarão associadas à prática artística desenvolvida pelo “Arkhétypos” Grupo de Teatro da UFRN e às pesquisas de Iniciação Científica: “O Corpo Poético” e “O Corpo Quântico”. O Projeto buscará estabelecer relações entre os fenômenos teatrais e os fenômenos quânticos, estabelecendo paralelos entre a arte e a física quântica. Em vista disso, será utilizada uma metodologia quântica, pautada na experiência, nos insights e no estudo dos fenômenos. O delineamento metodológico será composto ainda por uma rigorosa pesquisa bibliográfica sobre o tema e por uma constante prática-laboratorial. Estima-se que as ações do citado projeto possam contribuir para uma re-conexão do teatro com o seu sentido mais primitivo, a celebração e o encontro com o espectador. A partir dos princípios ritualísticos e de uma conexão com a “espiritualidade” pretende-se desencadear reflexões, criações cênicas e atividades acadêmicas referentes à área de Teatro.

 

UTOPIA INTERROMPIDA: Ivan Serpa e o Centro de Pesquisa de Arte

Coordenador: Luiza Maria Nóbrega
Período: 2001 a 2031
Financiador: EditalPIBIC_PIBIC_AF_PIBIT_2012-2013
Descrição:

"UTOPIA INTERROMPIDA: Ivan Serpa e o Centro de Pesquisa de Arte" é o título da primeira parte de um projeto mais amplo, intitulado "A Musa Esquiva: Formas Rebeldes na Contracorrente da Arte Contemporânea". Nesta primeira parte, pretendo continuar e concluir uma investigação já iniciada, cujo objetivo principal é o de registrar a importante experiência de formação de artistas, pelo artista e mestre Ivan Serpa, no Centro de Pesquisa de Arte, de Ipanema, preenchendo-se assim uma lacuna da História da Arte no Brasil. O contexto em que se integra a referida experiência (da qual fui participante) é o da Arte brasileira nos anos 70, favorecido inicialmente pelo influxo do chamado “milagre brasileiro”, e vincado a seguir pelas transformações sócio-políticas que se consumaram ao longo da década de 80. A pesquisa se propõe investigar as coordenadas, tanto históricas quanto estéticas, daquela experiência.