Centro: CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal)
Modalidade: Profissional
Vagas: 9

O Mestrado Profisisonal em Design surge como um avanço na área do Design no Rio Grande do Norte, que teve o curso de graduação criado em 2008 pela UFRN. Trata-se, portanto, de curso pioneiro no Estado, além de ser o primeiro na área de concentração Ergodesign. Os pós-graduados em Design pela UFRN podem ser aproveitados em indústrias, gráficas, agências de publicidade, fábricas de softwares, órgãos governamentais, instituições de ensino, entre outras. O quadro de professores será composto por docentes de diversos cursos da UFRN, como Comunicação Social, Arquitetura, Design, Engenharia, entre outros, além de professores colaboradores de outras instituições federais de ensino superior. Serão contempladas as seguintes linhas de pesquisa: 1) Ergonomia de Produto e Ambiente Construído; 2) Interação Humano-Computador, Usabilidade e Ergonomia Informacional. O Curso de Mestrado contará com o Laboratório de Experimentação em Usabilidade (LEXUS/UFRN), Laboratório de Computação Gráfica e oficinas para projeto de produtos. Fora isso, destaca-se também a parceria com o Laboratório de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces em Sistemas Humano-Tecnologia, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC/RIO) e com o Laboratório de Usabilidade do Instituto Nokia de Tecnologia.

Linhas Pesquisa :

ERGONOMIA DE PRODUTO E AMBIENTE CONSTRUÍDO

ERGODESIGN- Contempla estudos e aplica conceitos do ergodesign de produtos, sistemas, processos e ambientes de modo a facilitar o uso, aumentar a eficiência, eficácia, satisfação, bem-estar e segurança dos usuários/operadores/consumidores durante a realização de tarefas específicas, em contextos específicos. Para tanto, a atividade de design ergonômico, emprega métodos e técnicas para o projeto centrado no usuário, ao considerar seus objetivos, necessidades, aspectos físicos, cognitivos e sociais, bem como demais especificidades desde as fases iniciais de projeto.
 
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR E ERGONOMIA INFORMACIONAL
ERGODESIGN- Estuda o diálogo do ser humano com computadores e outros dispositivos eletrônicos, tais como telefone celular, PDAs, GPS, caixas eletrônicos, display, painéis de controle, quiosques de informação, periféricos e dispositivos de entrada e saída em geral bem como a interação com mensagens informacionais disponibilizadas em outros suportes. Contempla a atividade de ergodesign de interfaces, arquitetura da informação, estratégias de navegação e técnicas de projeto e avaliação com vistas ao aumento da satisfação dos usuários e à redução de sobrecarga cognitiva, número de erros e tempo de realização da tarefa e o ao aumento da satisfação dos usuários durante a interação.