Centro: CCHLA - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal)
Modalidade: Bacharelado
Vagas: 10

 

O PPGArC - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas representa uma conquista impotante rumo à ampliação e ao conseqüente desenvolvimento das atividades de pesquisas. A criação do Programa marca um passo decisivo e indispensável rumo à conquista da inserção, afirmação e projeção da àrea de Artes Cênicas no âmbito local, regional e nacional. Ele surge no mesmo ano de implantação do Curso de licenciatura em Teatro, após trinta anos de criação do antigo curso de Educação Artística no Departamento de Artes da UFRN. Desde então, a área vem acumulando significativa demanda entre alunos e profissionais em busca da consolidação de suas respectivas formações. O perfil e qualificação do Corpo Docente do Programa demonstra o caráter amplo e interdisciplinar confirmados em suas duas Linhas de pesquisa, a saber: Pedagogias da Cena: Corpo e Processos de Criação e Linguagens da Cena: memória, Cultura e Gênero. A Criação do PPGArC surge como forma de intensificar o campo investigativo e as alternativas possíveis de criação, reflexão, produção e recepção de processos artísticos em seus respectivos contextos social, político, estético, educacional e cultural. O Programa visa ampliar o horizonte teórico, prático e metodológico das atividades dos profissionais da área, a fim de aperfeiçoar a formação do artista, do pesquisador e do educador, procurando integrar, sempre que possível à experiência artística a reflexão teórico-crítica acerca do fazer cênico em seu permanente diálogo com outras linguagens. É nosso objetivo oportunizar ao pesquisador da área de artes e, especificamente das artes cênicas, aprofundar-se nas Linhas de Pesquisa do Programa, contribuindo dessa forma para um melhor balizamento das questões que norteiam suas sínteses, saberes, impasses, dinâmicas e meios de apreensão.

Das Linhas de Pesquisa

Linha I - Pedagogias da Cena: Corpo e Proceso de Criação

Estudos sobre os processos que envolvem a construção do fazer cênico enquanto forma de reflexão dos sujeitos e agentes frente à criação cênica contemporânea; diálogos sobre o corpo e seus meios de produção.

Linha II - Linguagens da Cena: Memória, Cultura e Gênero

Estudos a respeito das origens, construções e possibilidades dramatúrgicas da cena, enquanto espaço interdisciplinar de discussão e de reflexão dos entrecruzamentos que envolvem processos práticos e cabordagens teóricas nas atividades de fronteira.